domingo, maio 22, 2005

SPORT LISBOA E BENFICA NO SEIXAL ou SPORT SEIXAL E BENFICA?


Centro de Estágio do Benfica no Seixal , a pior localização possivel!

Porquê hoje este post, bom para não aproveitar a onda caso o Benfica seja hoje ou não o Campeão, não é isso que aqui está hoje em causa, no futuro talvez, porque muitos profissionais de saúde ao mais alto nível consideram a zona escolhida por Vale e Azevedo e a Euroárea e viabilizada pela Câmara do Seixal por ser, tão só, a mais insalúbre do concelho, e isso talvez afectará o futuro desempenho daquela equipa.

A escolha daquele local não teve estudos de impacto ambiental, muito menos de impacto ao nivel do rendimento fisico , desportivo e de saúde dos atletas, foi tão só mais uma negociata , da qual já todos ouvimos falar e sobre a qual o tribunal já se pronunciou sobre algumas das suas vertentes.

O que conta, para o Benfica, é que parece estar a construir as fundações do seu futuro num sitio de caracteristicas húmidas e pantanosas, que recebe a norte -esqª na imagem- (de onde vêm os ventos predominantes) a poluição do Barreiro, a Este - em cima na imagem- o ambiente pantanoso do Rio Coina onde é despejado ( sem tratamento pois não há ETAR) o grosso do esgoto do Concelho do Seixal, tem depois a Sudeste - dtª na imagem- a Siderurgia Nacional e dos terrenos mais contaminados do País.

Depois, vai ter a Sul - parte inferior da imagem, não visivel na totalidade- o mobil daquela infraestrutura e que é uma urbanização com cerca de 24 hectares, uma nova cidade que vai nascer à sombra de uma estrutura desportiva que ainda compreenderiamos a implantação se se mantivessem os sobreiros e outro arvoredo que ali existia (em terrenos de REN - Reserva Ecologica Nacional) mas que foi arrazado para construir os campos de treino e a mega-urbanização.

Do ponto de vista natural o Seixal perdeu já uma fatia de terrenos de reserva ,e umas dezenas largas de sobreiros e oliveiras," ganhou" mais uma mega urbanização, com todos os problemas inerentes a um empreendimento desse tipo numa zona já densamente habitada e não menos grave, históricamente vê adulterada a Quinta da Trindade perfeitamente descaracterizada no novo cenário urbano-desportivo.

O Benfica ganhará um Centro de Estágio , por melhor que seja, numa péssima zona, o que não é caso unico de uma instalação desportiva no Seixal, o Campo de Atletismo Carla Sacramento no Muxito ,dista em linha recta sómente algumas centenas de metros do Aterro Sanitário sendo afectado pelos cheiros nauseabundos tão caracteristicos daquela instalação.

No Seixal já sabemos pois o que a "casa gasta", é pena que uma instituição como o Benfica se tenha deixado envolver neste enredo que estará certamente na calha para ser inaugurado em vésperas das próximas eleições, o timing ideal para Alfredo Monteiro se pôr em bicos dos pés para aparecer na fotografia com os idolos do futebol.

Já o Boletim Municipal (pago pelos contribuintes a peso de ouro) se parece cada vez mais com o suplemento do Jornal do Benfica.Quem ganha com esta colagem? O Benfica não é de certeza...

A melhor das sortes para o Benfica! Com amigos destes bem precisa! Posted by Hello

6 comentários:

Anónimo disse...

O Benfica é grande demais para levar a reboque estes pequenos ditadores como noutros tempos.Realmente a imagem dá-nos uma localização impropria para um Centro de Estágio, oxalá não fique tudo doente.

Anónimo disse...

Artigo muito bem fundamentado, em relação às caracteristicas de um local, onde não deve ser construido um Centro de Treino. Infelizmente vamos ter formação de jogadores e treino de profissionais, que deverão desde logo, começar com trabalho de prevenção e de tratamento do reumático.

Anónimo disse...

Como sportinguista fico satisfeita pelo facto da Academia de Alcochete ter um envolvimento campestre, com muitos sobreiros e situada num local saudável. Bem integrada paisagisticamente, isolada da confusão, sem agressões poluentes e construida com um único objectivo: servir o Sporting e o futebol.

Pelo artigo que acabo de ler, parece-me que outros interesses se sobrepuseram ao Benfica e ao Futebol.

Anónimo disse...

Diz o seu post que o presidente de Camra se vai começar a por em bicos de pés... pois já começou, veja-se o último Boletim Municipal.

Titulo: Ponte liga Seixal ao Barreiro

Quando ?
Quem paga ?
Quem fez o estudo ?

lê-se o artigo e não há datas.Foi assinado um documento para estudo do assunto, mas o titulo fala em ponte que vai haver....... enfim... vamos lá ver se de se porem tanto em bicos de pé não ficam com bicos de papagaio.

Anónimo disse...

Moro perto da nova contruçao do benfica, e nunca me cheirou a azedo.. E nao é por ser socio do FCP que o digo, tem que se defender a zona.
Quem escreveu essa "especulaçao" so argumentou para um lado, é que existe um campo bem perto das novas instalaçoes do benfica, pertencente ao Seixal Futebol Clube, e nunca ninguem se queixou de cheiros e de poluiçao! E esse campo está pertissimo do terminal dos barcos! Nao basta falar, ou melhor escrever por escrever, tem que se viver perto para se saber, e uma coisa vos digo, que esta zona é bem calma, sem cheiros e zero de poluiçao! Eu vivo na zona, nao tenho reumatico, nao sofro de qualquer tipo de doença!

Ponto Verde disse...

Não é a zedo que cheira... é a M____ o cxomentárista anterior lá terá as suas razões, se calhar até vai a banhos à praia-dos-tesos, Ponta dos Corvos, ou frente à Câmara, pesca à beira Tejo e acha normais os lagos de naftas da siderurgia, ou o Rio Coina ser o despejo dos esgotos do Concelho, não tratados!!! Até talvez ache que o Seixal é bem urbanizado e que há qualidade de vida , e até continuar a votar na CDU, pois está no seu direito, fique atento que vêm aí mais revelações sobre esta zona e sobre o Centro de Estágio... parciais claro, na perspectiva de quem está do "lado certo"! Ainda bem que não tem reumático!!!