segunda-feira, maio 09, 2005

FOGO EM PINHAL DOS FRADES

Mais um incêndio de Grandes proporções atingiu a Flor da Mata/Pinhal dos Frades.
Aquela é de facto uma floresta martir, assim existam interesses poderosos e bem colocados para retirar aos Seixaleiros o patrimonio natural herdado das anteriores gerações.

O Povo já não se deixa é levar ou intimidar com estas manobras e fez sentir isso mesmo na reunião convocada esta noite pelos autarcas, cuja agenda era afinal, de pré campanha eleitoral. Esquecem-se que ali reside gente de trabalho e que pensa pela sua cabeça e não de privilégios concedidos pelo municipio ou pelo partido... e a carneirada a que estão habituados a "pastar" e controlar, e as coisas correram-lhes mal...

O que é pena é a perda de mais uns hectares de mato, pinhal e sobreiros (protegidos) vamos a ver, se a autarquia faz finalmente cumprir a (sua) lei, que manda reflorestar, que manda manter, e que manda limpar (incluindo as dezenas de hectares que pertencem à autarquia). Os amigos off-shore certamente que com o que têm ganho com a fuga aos impostos e com os ganhos (primeiro quando a Câmara os favorece alterando o uso do solo de zona verde para terreno de construçao) e depois pelos "direitos" que assim passam a "adquiridos" para transformar uma área de protecção ambiental em mais um repositorio de mamarrachos e marginalidade ...certamente que chega para manter o pinhal e dar uma mãozinha ...e até se criavam postos de trabalho...

Os parabéns aos bombeiros que acorreram de forma exemplar e a todos os que sem medo disseram verdades, isto é cidadania e intervenção social, é preciso quem dê a cara fora do controle do PCP (e dos orgãos por si controlados - Comissões de Moradores, J.Freguesia...Câmara...Ass. Municipal...) e mostre a esta gente que chega do seu despotismo e hipocrisia.

Pelos factos , começou cedo este ano a "época de fogo posto" , vamos no inicio de Maio e é a terceira vez que os bombeiros têm de intervir.Este é claro,o caso mais grave , agora, até que o terreno regenere (se o deixarem) levará de novo uma meia duzia de anos. tempo aquele em que a floresta nao renovará o ar que tão mau é já no Seixal, é que cada àrvore que se abate é menos um sumidouro de carbono que se extingue, um ser vital que deixa de fazer fotossíntese e a troca de oxigénio pelo dioxido de carbono absorvido é tão só, função vital à vida do Homem!!!

Depois de há vários meses andarem a arrazar com o pinhal com maquinaria pesada, deixando só as àrvores do perimetro e junto à estrada para disfarçar...tem agora a zona junto a àrea habitada este destino (providencial para os desejos dos autarcas e grande capital da construção). O Fogo posto é a forma mais covarde que os interesses instalados têm de destruir aquela zona verde protegida no PDM e urbanizar em massa!

2 comentários:

Anónimo disse...

Vergonha deste país e desta gente que tao mal o governa e tao bem se governa a si mesma

Anónimo disse...

O que fazia uma viatura da Câmara Municipal no pinhal pouco antes do incêndio?

Como acorreram máquinas da Câmara junto aos prédios (para os defenderem)tão rápidamente? Será que estavam a postos para ... se alguem pegasse fogo ao pinhal?

Como aparecem tão rapidamente e vindos do nada ,não residindo ali, "populares" ligados à autarquia a acusarem aqueles que defendem o pinhal de serem eles a atear o fogo, para consumo das televisões presentes (e que estas cortaram)?

Como é que uma fogueira controlada pelos bombeiros à hora de almoço num sítio, resulta em vários focos de incêndio separados centenas de metros horas depois?

Porque arderam pinheiros com décadas e dezenas de sobreiros e os autarcas só falam em mato ardido?

Que interesses se escondem atrás de tudo isto?