quarta-feira, maio 11, 2005

FOGO EM PINHAL DOS FRADES / FLOR DA MATA e 1000 sobreiros abatidos na Qta. da Princesa


Sobreiros ardem em Pinhal dos Frades / Flor da Mata

Começamos por recuperar participações dos nossos leitores. Já hoje e a propósito do incêndio alguém punha as seguintes questões:

"O Que fazia uma viatura da Câmara Municipal no pinhal pouco antes do incêndio?

Como ocorreram máquinas da Câmara junto aos prédios (para os defenderem) tão rápidamente? Será que estavam a postos para...se alguém pegasse fogo ao pinhal?

Como aparecem tão rapidamente e vindos do nada, não residindo ali, "populares" ligados à autarquia a acusarem aqueles que defendem o pinhal de serem estes e atear o fogo, para consumo das televisões presentes (e que estas cortaram)?

Como é que uma "fogueira" apagada pelos bombeiros à hora de almoço num sitio, resulta em vários focos de incêndio separados centenas de metros horas depois?

Porque arderam pinheiros com décadas e dezenas de sobreiros (alguns muito jovens - ver foto) e os autarcas só falam em mato ardido???

Acrescentamos agora nós:

- Porque ardeu exatamente a àrea onde está prevista a implantação do Bairro projectado pela autarquia há quatro anos?

- As máquinas da Câmara realmente ajudaram a confinar o incêndio a esse espaço...foi fogo? Ou uma providencial "queimada"?

E Também uma questão de um morador na reunião com a autarquia :

- Para onde foi o resto da floresta arrazada na outra parte do Pinhal? O que é feito dessas centenas de pinheiros e sobreiros dos quais só resta uma linha junto à estrada de Sesimbra?


Noutra zona do Concelho surge a noticia já alertada por outro leitor, de um corte indiscriminado de mil sobreiros na Quinta da Princesa , segundo o PUBLICO (7 Mai 2005) " o abate ocorreu numa àrea de quatro hectares, onde está prevista a construção de um hipermercado... O vereador do Urbanismo da autarquia, Jorge Silva, explicou, por seu lado, que o municipio aprovou, em Dezembro passado, um pedido de loteamento destinado à construção de cerca de 400 fogos e um hipermercado na zona..."

Perguntamos nós , como é que a autarquia diz não ter responsabilidade no abate dos sobreiros se aprova (e claro negoceia contrapartidas...) para onde existiam os 1000 sobreiros a construção de 400 fogos e um hipermercado???

Vamos ver se aqui não estamos perante mais um caso de "Tráfico de influências"... É que Benavente já foi epicentro de muitos terramotos...


Posted by Hello

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem visto este texto e as dúvidas que leventa.

Já agora, na ponta extrema do Rio Judeu são deitados afluentes vindos da ETAR de Fernão Ferro... estes serão tratados ? É que normalmente a cor da água e o cheio que por vezes se faz sentir não deixam acreditar que o sejam.

Ponto Verde disse...

Rio Judeu e ETAR F.Ferro, a etar até funciona, mas depois a juzante são despejados os esgotos sem tratamento de P.Frades que vêm do tanque ihm-off...ver posts de 19/Out 2004, 1 Abril 2005 e 7 Abril 2005...voltar-se-à ao assunto...Obrigado.

Anónimo disse...

Porque é que no Seixal se avança sempre com a politica do facto consumado? Corta-se e arraza-se antes de haver autorização superior, estudo de impacto ambiental, consulta à população ou qualquer outra autorização...acham que depois "nada feito" acabaram a razão dos protestos, isto se houver informação que despolete protestos. Isto é Democracia? Isto é Estado de Direito?

Anónimo disse...

Não podemos é de ficar braços cruzados e nao passar de umas frases escritas em blogs. È isso que eles querem, agora a que ir para patamares mais elevados.

Anónimo disse...

a organização da população é a solução para a resolução destes problemas. ainda por cima quando estao a porta eleições.......

Anónimo disse...

Caem Ministros mas não autarcas, porque será, os que tropeçam vão para o Brasil é claro.