quarta-feira, maio 04, 2005

COSTA DE CAPARICA Paisagem de miséria no paraíso


A Costa de Caparica de Pedro Rolo Duarte; DNA 15 Abril

"Gosto muito de praia, mas não consigo ser "freguês" da Costa da Caparica.Todos os anos cedo à tentação da curta distância e acabo por ir, nem que seja uma vez, um dia, a uma das muitas praias da zona.Arrependo-me sempre.

Hora e meia dentro do carro até chegar à ponte.E uma paisagem miserável: a estrada que liga o Centro da Costa aos areais é uma sucessão alucinane de atentados ao bom gosto ,à saúde, à qualidade de vida. O Parque de Campismo, visto de fora, parece um campo de refugiados de uma qualquer guerra.

A mistura de prédios "plantados" sem qualquer lógica ao lado de casas quase barracas e de restos de antigas vivendas dá-nos um retrato suburbano feio, porco e mau. As crianças brincam no meio da terra ao lado do esterco dos cães. Há lixo espalhado pelas bordas da estrada, e saltam camionetas de sitios improváveis.É um quadro de miséria que, pelos vistos nunca interessou à autarquia local modificar.

O que se tem feito na zona da Comporta, o que se tem feito na linha de Cascais, o que se conseguiu fazer nalgumas zonas do Algarve, não diz nada a quem teoricamente "ordena" aquela zona.

O que podia constituir um dos cartões de visita da Grande Lisboa virada para o mar é, afinal, um exemplo da inércia e da negligência nacionais.É como digo: todos os anos, uma vez, cedo à tentação de aterrar na Costa da Caparica. Arrependo-me sempre. Este ano já está.Para o ano talvez tente de novo." Posted by Hello

3 comentários:

Anónimo disse...

Que beleza geográfica mostra esta imagem, e saber que fica junto à Capital de um país, que rico esse país por ter uma tal beleza ao lado e tão pobres de espirito aqueles que a não aproveitam e a têm destruido.

Ponto Verde disse...

No DNA de hoje, direito de resposta há outra versão...aqui no pontoverde subscrevemos a do PRD

Anónimo disse...

A miseria serve-se fria para ganhar mais votos; Que cinismo esta CDU