terça-feira, maio 03, 2005

CAMPOS DO MONTIJO INVADIDOS PELO BETÃO


Montijo e a Ponte Vasco da Gama - "campo de papoilas" e cogumelos de betão

A onda avassaladora do betão avança sobre os campos do Montijo e Alcochete. A ponte Vasco da Gama e a acessibilidade que trouxe a Lisboa não serviu para requalificar o casco antigo quer de Alcochete quer do Montijo, serviu sim para repetir os mesmos erros que na década de setenta foram cometidos em Almada.

E como esses erros passadas três décadas não pararam ainda, não é de esperar melhor futuro para estes concelhos da "nova ponte". É obvio que as supostas àreas de contenção e protecção onde diziam, ter acautelado o ambiente, bem como a salvaguarda da especulação imobiliàrea parecem não ter chegado a atingir esses mesmos fins , pois multiplicam-se as urbanizações no meio do que foram searas, montados e hortas, essas urbanizações parecem cidades fantasmas durante o dia, sem comércio tradicional, só com um ou outro café sem gosto ou aconchego...sem gente!

São tristes dormitórios no meio do nada tendo como unico fim alimentar o negocio imobiliàrio... e o "Forum Montijo", mas apesar de dele distarem a distância de um olhar, só lá podem chegar de automovel, não há vias pedonais nem ciclovias isto numa nova cidade construida de raiz e num sitio absolutamente plano no "campo" que se pretende vender mas indissociàvel do outro elemento da familia do suburbio, o omnipresente automovel. Posted by Hello

3 comentários:

Anónimo disse...

É escusado, eles não aprendem mesmo.Excelente Blog. Parabéns

Anónimo disse...

E o Freeport em Alcochete?

Anónimo disse...

Vamos pelo mesmo caminho.passo a passo ate ao abismo; Parabens pelo BLOGUE