sexta-feira, janeiro 07, 2005

A Visão de Betão da Margem Sul foi hoje revelada no DN pela Dona Maria Emilia, presidente da Câmara Municipal de Almada. Num artigo de Cristiana Vargas publicado no Diàrio de Noticias, a senhora revelava o seu enfado pela ascensão da Costa de Caparica a cidade, defendendo que "A Cidade-Concelho de Almada não devia estar desfragmentada em várias cidades, mas sim constituir um continuo urbano de 70 quilometros quadrados" .

Ou é esta a filosofia Estalinista de territorio da CDU para a Margem Sul, ou a senhora não sabe o que diz, ou o que diz é de tal forma grave que parece ter de uma vez por todas verificado o "principio de Peter" em relação ao cargo que ocupa, qualquer uma destas hipoteses é de tal forma grave, que convinha ao Partido os Verdes enquanto Partido coligação com o PCP , como CDU ... apresentar uma tomada de posição sobre esta afirmação antinatura, anti-ecologica da Senhora Presidente de Câmara CDU de Almada.

Desde 1975 com o Poder Local Democratico e com a ditadura Comunista da Margem Sul que a filosofia tem sido, anular toda a historia agricola do territorio, ocupar e tomar tudo o que fosse propriedade representativa do passado por si encarado como feudal, dar ênfase histórico enquanto territorio e ocupação humana do espaço unicamente ao ultimo século, com a ocupação industrial (Siderurgia,CUF,LISNAVE,SETENAVE,MUNDET) admitindo como pitoresco historico tanto no Seixal como Almada, a vertente piscatoria, o sector da moagem e actividades ligadas ao mar como a seca do bacalhau, ou recuando na história unicamente para dar ênfase na importância para a empresa das descobertas nos seculos XV e XVII. Tudo o resto , nomeadamente antes de 1910, tem curiosamente na Margem Sul um verdadeiro buraco historico...

Por causa desse complexo Monarquico,aristocrático ou feudal (A realeza desde sempre escolheu a Margem Sul como zona de veraneio, ócio e fuga das epidemias que ciclicamente invadiam Lisboa) o Poder Local Democratico (leia-se PCP) sempre quiz anular a vertente de potencial turistico do concelho, e o que é facto, é que apesar das condições impares e qualidades geograficas e climaticas, este Poder Local mais não tem feito que é estragar tudo, do Mar da Palha ao Oceano Atlântico. Expoente máximo é ver ao que chegou a enjeitada Costa de Caparica (o castigo de nunca ter sido CDU), e o que seria essa linha de Costa junto a qualquer outra capital Europeia...

Até agora pensava-se que era só falta de visão ou ignorância, o não dar o valor às qualidades impares de uma zona priviligiada...no entanto as coisas foram tão más nou ultimos anos que se fala também e sobretudo de corrupção e de priviligiar uns poucos entre eles o Partido (O PCP é um dos orgulhosos latifundiàrios do presente com a Quinta da Atalaia) . Mas agora com esta declaração vê-se que há algo mais que isso, há uma politica instituida de betonizaçã alargada da Margem Sul pelos vistos e pelo menos até se atigirem pelo lado de Almada os "70 quilometros quadrados de continuo urbano" . Este erro urbano e humano não tem paralelo no país e só poucas zonas do mundo perfeitamente referenciadas negativamente (Cidade do Mexico,São Paulo,Nova Deli, Caracas entre outras ) se podem comparar a este designio que é para o PCP dispôr de uma vasta zona de influência face à capital como base de sustentação possivel à sua sobrevivência como força politica.

A hist´ria dá-nos no presente os nomes dos culpados deste tremendo erro e crime ambiental, mas o que se poderá remediar face aos novos erros prometidos em Planos de Pormenor ou na revisão dos PDM's será muito pouco (mai erros no horizonte é o que há em projecto) se não for desde já invertida esta politica suicida. Aqui (e enquanto membro da CDU se é que essa coligação não é uma mera fantochada eleitoral) o partido os Verder tem uma palavra a dizer se não se quizer sentar também no banco dos reus como "ecologistas" militantes do betão como os seus parceiros já revelaram ser.

A Margem sul e o País mereciam melhor!



Sem comentários: