segunda-feira, janeiro 10, 2005

Portugal Mergulado em Centros Comerciais

Portugal is one of the poorest countryes of the EC but they have the largest number of Commercial Mall's. And there are much more in project.

O Forum Almada
ganhou um prémio internacional que distingue projectos do género internacionalmente. O cidadão desinformado poderá rejubilar e pensar que afinal isso de estarmos na cauda da Europa não é bem assim, só que essa suposta distinção mais não é que mais um atestado de terceiro mundismo pois o que é facto é que na Europa dita de referência não existem os projectos irreais tipo Forum Almada, Forum Montijo ,Freeeport de Alcochete e outros que tais...muito menos separados pela distância que separam estes exemplos, nem surgem como cogumelos como em Portugal.

Nos Estados Unidos esta ânsia de grandes locais de consumo também não existe.Nova Iorque tem tantos habitantes como Portugal e só um Centro Comercial com as caracteristicas dos aqui mencioinados mas com muito menor àrea em Pavonia Newport (Newark), depois há pequenos shopings como em Queens ou Brooklin de uma dimensão minima face aos exemplos dados para a Margem Sul, e em Manhatan há um unico "grande" Shoping em Journal Square cuja dimensão é comparável a um dos torreões que formam os extremos do Forum Almada...coitados dos Nova Iorquinos...)

Não é de estranhar que a SONAE um dos promotores deste tipo de comércio só consiga exportar o conceito para o "muito desenvolvido Brasil"... de facto a Europa é muito atrazada ao não ter aderido a esta descoberta nacional do maior shoping da Europa que é sempre o titulo que a mais recente construção encerra. Espertos somos nós que mandamos às ortigas o pequeno comércio (que só emprega um milhão de familias portuguesas e assim envolve só 3 milhões de cidadãos) que na Europa é altamente incentivado em oposição aos grandes grupos economicos e assim ao contrário de nós iluminados têm centros de cidades vivos e habitados ao contrario da desertica Lisboa cujo cento morre às sete da tarde, isso sim uma prova de vitalidade, pois tudo se refugia até à meia noite nos Foruns das periferias tornadas também e exclusivamente dormitorios e locais de consumo restrito.

Somos muito mais evoluidos, bicicletas como em Amsterdão, Bruxelas, Paris ou Berlim? que disparate! Queremos é carros novos e mais caros que no resto da Europa, pois somos mais ricos, ciclovias também e logo são perfeitamente evitáveis.Logo , os centros comerciais como o Continente Seixal (Agora a evoluir para mais um Forum mas sem projecto tornado publico) não precisam de vias de acesso para bicicletas ou mesmo para peões, o povo está motorizado e vai mas é de carro...se quizer ir a pé , é porque é radical , então há que saltar rails e desafiar os carros que passam velozes no reduto de 50cm entre as protecções metálicas e o risco que limita a via...

Mas no Natal, bom no Natal é politicamente correcto as Câmaras do Seixal e Almada virem publicitar nos seus boletins de propaganda "Faça compras no Comércio tradicional" enquanto aprova novas superficies comerciais ou permite o aumento das existentes . Estamos atentos ao que aí vem para o Seixal com o aumento fantasma do Centro Comercial Continente e às alarmantes movimentações de terras junto ao Forum Almada, no que todos pensavam ir ser o corredor verde de ligação com o "Parque da Paz" cada vez mais minimalista.Mais uma vez a politica do facto consumado e a "subserviência aos grandes grupos economicos" slogan que o PCP tanto gosta de utilizar, pois caso não saibam o tipo de emprego neste tipo de establecimentos é muito mais precário, desumano e mal pago que no comércio tradicional (veja-se as recentes acções na Alemanha contra a cadeia LIDL) com caracteristicas mais familiares e nacionais.

Mas a verdade é que a negociação com os magnatas da distribuição rende para as Câmaras , autarcas e partidos ... muito mais que o merceeiro ou a papelaria da esquina, as contrapartidas são imensas, e mais um viaduto ou rotunda na maioria das vezes completamente desnecessários são em época de campanha eleitoral sempre bem vindos, tal como o dinheiro que tudo paga e muito ajuda a apagar...

2 comentários:

Anónimo disse...

Somos tão ricos não somos?

Anónimo disse...

É tudo uma grande verdade....
Reclamamos,reclamamos,reclamamos...Mas ao fim de semana lá gostamos de bater perninha num qualquer shopping da zona...
E quantos mais forem,mais sola de sapato gastaremos!
Continente Seixal....Obra Fantasma ou não,ele lá vai crescendo...
E na verdade só não tem acesso ao que está a ser feito quem não quer!