quarta-feira, janeiro 12, 2005

Niveis de ozono ultrapassam o limite em 300 horas em 2004

Portugal with heavy environmental problems with troposferic ozone, limits have be largely depassed.
.

O Instituto do ambiente divulgou no passado dia 5 de Janeiro que em 2005 os niveis admissiveis foram ultrapassados em 303 horas, menos 72 horas que em 2003 mas um valor superior em 30 vezes a 2002. O valor considerado limite são os 180 micro-gramas por metro cúbico de ar, ultrapassado este valor, a divulgação pública é obrigatoria para precaver situações de saúde aos cidadãos mais vulneráveis, a partir dos 240 microgramas/m3 as autoridades de saúde recomendam que os grupos mais sensiveis reduzam a exposição e a actividade fisica.

A exposição ao ozono troposférico afecta a mucosa dos olhos e vias respiratórias, podendo causar dores de cabeça, tosse, falta de ar e irritações oculares.

Os valores extremos de poluição em ozono têm sistemáticamente sido ultrapassados na Margem Sul durante o Verão.Está também provado cientificamente que há uma relação proporcional directa entre o aumento do ozono numa determinada região com o aumento da àrea urbanizada. Daqui se conclui que com o aumento da àrea urbana e consequente diminuição de zonas florestais será de prever um aumento alarmante de problemas de saúde relacionados com a existência deste poluente no ambiente. No Seixal nos ultimos anos (desde que há leitura e a obrigatoriedade da divulgação quando atingidos os limites estabelecidos) têm sido sistemáticamente ultrapassados os valores de referência sem que a autarquia tenha invertido a sua politica de destruição de solos e de aumento da àrea urbanizada comprometendo também neste capitulo e de forma consciente o futuro das proximas gerações.

Sem comentários: