quarta-feira, novembro 09, 2011

MARGEM SUL QUE POLITICA URBANA ?



A politica urbana da Câmara do Seixal, foi desde sempre conducente à massificação urbana e à destruição do coberto natural e da paisagem.


Quando o território ainda não era apetecível para os então poucos patos bravos existentes (estávamos no tempo do J.Pimenta na margem norte) no Seixal e concelhos limítrofes fechava-se os olhos à construção clandestina. Claro que ao mesmo tempo que se fechavam os olhos, o património de alguns funcionários pé-rapados da autarquia , aumentava considerávelmente, mas uma coisa nada deve ter a ver com a outra "certamente" ...


E assim  com a escola da margem norte, nasciam também  patos bravos da Margem Sul , e o maior de todos eles , António Xavier de Lima , com as  ligação privilegiadas  dentro da autarquia, conseguiram que terrenos rurais de terceiros de pouca valia patrimonial  , se tivessem, depois de divididos am avos,  tornado   na  galinha dos ovos de ouro e verdadeiras cidades  em àrea ,  cidades essas criadas  no que antes foram pinhais e terrenos rústicos , numa espiral que começou no fim da ditadura ( com a expropriação de Salazar a favor de alguns "ocupas" em Fernão Ferro) e explodiu  depois com o PREC...na aplicação directa e canhestra  da velha  cartilha da "luta de classes" .


Como foi possível que se tivesse construído como se construíu, à vista de todos, mas sem que os fiscais do urbanismo das câmara de Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro... vissem ?


Hoje , é claro, quem o fez  está de mão atadas e manietado pelas mesmas autarquias que agora... anos volvidos os chama de clandestinos, pois que muitas das vezes se tornam (agora) incómodos , pois são entrave a outros projectos mais rentáveis para outros cofres.


O último destes processos e da falta de condições em que as pessoas vivem vem-nos de Pinhal da Palmeira no Seixal e pode ser lido na notícia acima.

7 comentários:

Anónimo disse...

Pouca vergonha, e dizem-se estes parasitas comunistas

soliveira disse...

Dizem-se comunistas e muito bem.
Ora veja:
Recebem dinheiro da comunidade.
Aproveitam-se da comunidade.
Modelam a comunidade a seu jeito.
Servem-se das comunidades para se promoverem.
Mantêm comunidades inteiras dependentes do favor e do compadrio.
Fecham os olhos à comunidade quando lhes convém.
Castigam a comunidade com insalubridade.
Detestam as comunidades independentes.
Adoram as comunidades que se manifestam na defesa dos privilégios.
Se fosse possível enviar esta comunidade para a Coreia do Norte, aí sim, já não eram comunas e para o provar até eram capazes de mostrar que a sua amizade ao capitalismo é tão grande que são os maiores aforradores e os melhores clientes bancários da sua região pertencendo assim, à comunidade dos capitalistas.
Como se vê, comunista é um individuo amigo da comunidade.

Anónimo disse...

Comunista é um ser repelente a evitar a todo o custo.

Anónimo disse...

Câmara do Seixal a exemplo de Barcelos vai também pagar os subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores. Alfredo Monteiro eleito pelo PCP vai aproveitar a oportunidade para mostrar como a Câmara CDU defende os seus trabalhadores.

Anónimo disse...

Os clandestinos no concelho do Seixal têm sido um negócio avultado para os cofres da Câmara em taxas de urbanismo que aqueles moradores têm sido obrigados a pagar embora muitos deles nem ruas alcatroadas têm. Tem sido um negócio chorudo para alguns elementos das comissões de moradores que são ao mesmo tempo loteadores construtores e vendedores de terrenos clandestinos e ao mesmo tempo vivem de braço dado com a Câmara do Seixal não para defenderem os seus associados mas para defenderem os seus negócios. São elementos de comissões com ligações familiares a funcionários que também fazem negócios imobiliários, elementos esses da comissão que também já têm os filhos todos a trabalhar na Câmara do Seixal. É a maior promiscuidade entre as comissões os negócios ilegais e a Câmara do Seixal. Em troca dos favores que a Câmara faz a estes senhores emprego para os filhos autorização para construir sem licença, porque se não houvesse autorização a fiscalização procederia a processo de multa. Em troca as comissões quando a Câmara tem precisado de dimnheiro está disponível para extorquir mais dinheiro dos moradores de Fernão Ferro para pagar taxas à Câmara nem que seja à força.

Anónimo disse...

ò comentador das 11/09/2011 08:48:00 PM, claro que o Alfredo Monteiro pode pagar isso e até muito mais.

Não paga é depois aos fornecedores e aos prestadores de serviços!!!!

Mas claro que com o dinheiro dos outros...

Anónimo disse...

Os comunas não têm nada a ver com isto, a culpa é dos espanhóis. Por acaso até há um com culpas no cartório lá para os lados de Fernão ferro.