terça-feira, novembro 01, 2011

FIM DO NUCLEAR NO CORAÇÃO DA EUROPA


A Bélgica vai sair do nuclear a partir de 2015, através do encerramento gradual dos seus sete reactores, decidiram ontem os negociadores que trabalham para a formação de um novo Governo na Bélgica. A data precisa ainda não foi definida.
Depois de dois dias intensos de negociações, os negociadores – coordenados pelo futuro primeiro-ministro Elio Di Rupo – confirmaram o princípio de encerramento progressivo dos sete reactores belgas, previsto numa lei de 2003. O tema do nuclear foi relançado no país depois do acidente na central de Fukushima, no Japão, a 11 de Março.

“Chegámos a acordo sobre a lei de 2003”, disse à agência AFP Frédéric Cauderlier, porta-voz do Movimento Reformador (liberal). “Mas é preciso que o país adopte um plano de abastecimento estratégico”, acrescentou.

Assim, o novo Governo vai elaborar no prazo de seis meses a contar da sua entrada em funções um plano que permita substituir as centrais nucleares por novas fontes de energia. Só então será definida a data do encerramento dos primeiros reactores. Tudo dependerá das alternativas ao nuclear.

Em 2003, sob o impulso dos partidos ecologistas então no Governo, o Parlamento belga decidiu-se pela extinção progressiva, entre 2015 e 2025, dos sete reactores belgas, distribuídos pelos sítios de Tihange (no Sul) e Doel (no Norte), quando atingirem os 40 anos de funcionamento.

No entanto, em 2009, o Governo de Herman Van Rompuy decidiu prolongar por dez anos a vida útil dos três reactores mais antigos, previstos encerrar já em 2015.

Em Abril de 2010, a questão do nuclear belga sofreria outra mudança, desta vez com a queda do Governo e a crise política que impediram o Parlamento de aprovar aquele acordo.

A crise de Fukushima levou vários países a repensar a sua aposta na energia nuclear. Só em Maio, dois países anunciaram a sua "desistência". A Alemanha decidiu abandonar esta fonte de energia a partir de 2022 e o Governo federal suíço decidiu desmantelar, até 2034, as suas cinco centrais nucleares. (PUBLICO)

Sem comentários: