terça-feira, junho 15, 2010

MODELO CUCENA DE REALOJAMENTO LEVA PORTUGAL A TRIBUNAL


Muitos foram os alertas da população sobre os modelos de construção para realojamento que a Câmara do Seixal pretendia levar a cabo em 1999 na Cucena , um terreno Industrial, e na Flor da Mata um terreno de Mata e Maciço Arbóreo protegido ambientalmente no PDM.

O Bairro da Cucena , um gueto isolado , vedado , longe de tudo e de todos , acabou por ser construído e tornou-se em menos de dez anos num dos bairros mais problemáticos da Margem Sul.

Os cidadãos contestatários destes modelos , e destes realojamentos , esgrimindo argumentos que mais do que do senso comum , demonstravam aos autarcas o erro que estavam a cometer, eram apelidados pela maioria Comunista da CMS , de racistas , de xenófobos, de querer defender os seus interesses patrimoniais ... como se mesmo "só" isso não fosse legítimo.

Este fim de semana no Expresso, dá-se conta que um modelo de realojamento semelhante posto em prática pela anterior vereação Comunista de Beja , é criticado pela Convenção para a Protecção das Minorias Nacionais do Conselho da Europa e pela European Roma Rights Centre, que apresentaram queixa contra Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. Considerando que com este "modelo Cucena" , Portugal transgrediu o European Social Charter de que é signatário.


O exemplo de Beja é paradigmático de um modelo errado :

" as famílias foram reaslojadas na periferia, receberam casas inadequadas para a dimensão dos agregados e sem infraestruturas de apoio " a desculpa do anterior presidente CDU da autarquia , Francisco Cuz dos Santos justifica-se " ... este tipo de realojamento é feito contra a vontade da maioria da população, que "não entende que se dá casas a ciganos" , defendendo que o facto de terem sido todos realojados no mesmo local, não se tratou de criar um gueto , mas de "manter relações de vizinhança" ...

15 comentários:

Anónimo disse...

Esta fotografia tem a cara do Alfredo e do Jorge Silva. Pena é que estas casas no condomínio do lixo não seja o sítio para eles morarem.

ex-bloquista disse...

Curiosa a desculpa do ex-presidente de camara de Beja.
Acho que o filho dele (o Vereador Joaquim Santos do nosso Seixal) já deve estar a absorver estes conhecimentos / desculpas para quando for elevado ao trono da autarquia local, falta só ano e meio.

Ex-militante disse...

Os camaradas estrebuxaram foi com o esquema denunciado pela população de alteração de uso do solo,de industrial para habitação na Cucena e de Protecção ambiental para habitação no Pinhal dos Frades, este com off-shores à mistura.

Anónimo disse...

A vergonha desta gestão kumudista.
deram as casas aos que tinham barracas na Boa Hora, deixaram que eles as vendessem e construissem novas barracas na quinta do Cabral, até lá lhes puseram caixas de correio e depois mandaram-nos para a Cucena. Mas só a alguns, porque sei de pessoas idosas que foram pedir casas, mas para esses não houve (se calhar, sorte a deles).
Já agora, e o espaço que foi dado á associaçao das mulheres ciganas, inaugurado com grande pompa e circunstancia? estará a ser utilizdo como era suposto? ou será como o outro barracão do Bairro da Jamaica, em que foi preciso os moradores ameaçarem a cãmara para lá irem demolir aquilo?
Assim se vê a força do PC....

Anónimo disse...

O Bairro da Jamaica caro anónimo ? Isso é outra história e outro esquema montado pela URBANGOL , outra off-shore de Gibraltar , tal como a MEDANAN da Flor-da-Mata . Então quem está à frente do negócio da Jamaica não é um ex Comité Central, grande «renovador» amigo do Alfredo ?

Anónimo disse...

Nem mais, amigo, nem mais. Por isso, apesar das constantes campanhas de propaganda destes kumudistas de limpeza e realojamento das pessoas que ali estão (que me lembre, pelo menos desde 1997), é o que se vê.

Anónimo disse...

Ecrã gigante mais uma iniciativa de propaganda da camara do seixal. O ecrã teve o acompanhamento da SIC todo o dia com entrevista à doutora advogada que recebeu indevidamente 400 mil euros em horas extraordinárias. Mas como sempre além de algumas pessoas do seixal poucas porque o seixal é pequeno e tem poucos moradores e alguns não alinham em carneiradas da camara tiveram como de costume os figurantes que chegaram ao seixal de automóvel estacionaram encheram tudo de carros juntaram-se junto ao ecrã e quando acabou deram em debandada, é a bolsa de figurantes do PCP a funcionar . É assim que a camara do Seixal/PCP costuma fazer, depois diz que houve muita aderência à iniciativa. Entretanto as poucas pessoas do seixal que se juntaram para ver o mundial no ecrã da camara faltaram noutros locais que os residentes e restauração tinha preparado com televisores na esplanada onde não foi ninguem. É assim que a Câmara se substitue às iniciativas locais.

Anónimo disse...

Oh estúpido...aderência têm os pneus!

Anónimo disse...

Os pneus têm aderência a cabeça de alguns tem merd... dentro.

Só Riso disse...

Tiro o chapéu para o blog A-Sul.

É o exemplo, mais-que-perfeito, da Aliança Canalha dos comentadores que prestam serviço, quase como, religiosamente como quem vai à missa de Domingo.

É blog de "respeito", sim senhor.

Desde "anónimos" a ex-qualquer coisa - eles são bloquistas, militantes - há de tudo um pouco. Até um "Verdades" com letras debruadas a azul bebé que "agora apareceu" foi já admitido na sucia Aliança Canalha.

Pudera, a Canalha sempre "se entende", quando o propósito se inscreve no mesmo frenesim.

Valha-vos o Diabo, que como vós, há muito que deixou de ser honesto e de ter princípios.

É a Aliança Canalha no seu melhor... até ver!

Anónimo disse...

Eu diria que a canalha da CDU está desesperada e isso é notório no comentário do Só Riso. Seria muito fácil para a força dominante CDU que não houvesse a possilidade de ninguem mais se expressar. A única voz que se ouvia era a deles. Infelizmente para a CDU retrogada fascista as novas tecnologias fizeram o milagre de permitir a liberdade de expressão livre dos controleiros do PCP. Tal como a camara CDU vai fechar os trabalhadores encarcerados no novo edifício entre cancelas e torniquetes se pudesse também punha uma fechadura na internet. Aos Só Risos da margem sul que se cuidem que o mundo está mesmo a mudar e o vosso tempo está a esgotar-se.

Anónimo disse...

É, não é, Risadinhas?
Pois, são tantos quantos os anónimos que os teus patrões vão mandando comentar aqui e noutros blogues mantidos pela vossa canalha. Eles são os flamingos, os afonsos, os viul, os mugabes, e claro, os risadinhas. Mas o que vos desmascara é a estupides de tentar desviar as atenções daquilo que salta aos olhos de todos.
é por isso que só sabem fazer política através da calunia em blogues e da propaganda em pasquins

Só Riso disse...

Usando eu agora da palavra,

Meus caros "anónimos"?? das 12:24:00 AM e 10:12:00 AM, usando uma expressão bem celebre de um Homem Grande da história recente do nosso País, direi:

"olhe que não, olhe que não"

Valha-vos o Diabo, porque Deus, meus queridos, há muito que deixou de "apostar" em vós!

A palavra é vossa, pois o A-Sul bem precisa de animação. O homem deve estar negro e inchado de tanto suster a respiração. Cuidado vejam lá se quando rebentar não está ninguém por perto. Seria uma tristeza ver alguém "inocente" ser atingido pela merdice de que é, claramente, feito.

Anónimo disse...

Olhe que não Sr. Doutor olhe que não. Um homem grande da história? Qual história? só se for a do Só Riso. Que se saiba Alvaro Cunhal só se foi grande em tamanho se é que era grande. E era também um grande amante dos bons banhos medicinais que havia na URSS enquanto o povo vivia lá na miséria ele era recebido com todas as mordomias em troca de espalhar o comunismo entre nós. Mas não conseguiu grande coisa Portugal tem uns magros 6% de votantes em comunistas e tem tendência para descer. Só Riso quem vai rebentar e não demora muito é o seu amigo Alfredo quando o dinheiro já não lhe chegar para pagar a renda do edifício novo da Câmara. Ainda vai despejado. E agora pode até espernear à vontade que não vai ter mais resposta. A voz do dono não merece resposta.

Todos os anónimos e mais uns quantos disse...

Ai este risadinhas, que já foi leal neto, que já foi joão afonso, que já foi tanta coisa, mas não deixa de ser o mesmo lambe-botas a tentar defender os patrões e o tacho.
POis risadinhas, não és tu outro senão um dos assessores, coordenadores, ou directores de que esta cãmara é pródiga. Vai falando. kiducho, vai falando, que um dia ainda acreditas naquilo que dizes.
E não te esqueças, manda lá beijinhos ao teu patrão, mas não te esqueças de não pisar o tapete do Cargaleiro quando mudares para o novo edificio que todos os papalvos do concelho vão pagar.