sexta-feira, junho 04, 2010

JORGE ALMEIDA LIMA - PHOTOGRAPHO AMADOR SEIXAL



A não perder durante este mês , a exposição sobre Jorge Almeida Lima na Biblioteca do Seixal que permite uma rara representação do Seixal pré-Industrial e com raizes profundas assentes na terra e nas gentes locais.

Jorge Almeida Lima foi um dos pioneiros da fotografia em Portugal e um homem com uma visão alargada para além do circulo aristocrata a que por berço pertencia.

Ou será esta exposição a prova de que no mundo agricola de então , as classes sociais que nos ensinaram a ver tão distantes , estavam afinal entrosadas num jogo de interdependências e laços quase que de sangue ?

É que Jorge Almeida Lima provinha de uma família a quem pertecia a quase totalidade das propriedades agrícolas e pinhais do Seixal . Teria sido essa proximidade entre senhores e trabalhadores , tão bem retratada por Jorge Almeida Lima que, tanto incomodou Salazar e que duas gerações mais tarde, fazendo a vontade a António Champallimaud , expropriou a propriedade central da família, a Quinta da Palmeira , para nela instalar a Siderurgia Nacional ?

É este jogo de "representações" proposto pela comissária da exposição e pelos textos e material de apoio disponível que tomando este fotógrafo como linha condutora , orienta o visitante para uma introdução à imagem fotográfica, tão rara e mágica na altura e agora tão generalizada e banalizada.
__________________________________________

Até final de Junho na Biblioteca Municipal do Seixal

8 comentários:

NP disse...

Esta exposição é de facto muito recomendável, vale a pena passar por lá e ver com atenção o que nos é proposto, visto que nos dá uma visão muito curiosa do espaço em que hoje vivemos.

À atenção dos autores deste blog:
Vale a pena darem atenção a esta crónica que retrata bem o que é o "desenvolvimento" da freguesia do Sr.Pereira, a linda Fernão ferro.
Modelo de desenvolvimento do PCP e do Partido Ecologista Os Verdes.
Creio que dava um bom post a simples re-publicação disto:

http://aeiou.expresso.pt/um-portugal-feito-de-plastico=f586339

Anónimo disse...

LINDO!!!! e porque é que nao contou isso á mais tempo?
mas se cruzar-se com esse ferreirinha de novo,
enfie-lhe uma garrafa pelo dito acima, porque é algo que ele anda a precisar á muito tempo!

Anónimo disse...

Turisticamente falando...

Anónimo disse...

Mas olhe, Maria do Carmo, que existem outras teorias.

Dizem que a ave vem das bandas de Fernão Ferro, e que mascara de vermelho um coração que já foi rosa, bem rosadinho. Mas se o foi, um ódio visceral a quem agora manda no “seu” partido, levou-o a disparatar e eis que dispara a torto e a direito, mascarando o fel que sente com “verdades”. Os seus ódios são muitos, e prefere a segurança de um nome inventado. Ou vários nomes, em vários blogues, mas todos contra os que de “amigos do peito” passaram a “inimigos a abater”.

J.S. Teixeira disse...

Vejam lá se se decidem quanto à minha identidade se faz favor.

João Afonso disse...

Tan-tan-tan
Quem será o flamingo?
Será vermelho?
Será rosa?
Quem é não sei, masque ele incomoda, lá isso incomoda!!!
Foi ele voltar, depois de ums merecidas férias, e ver logo o pontinho e os amiguinhos de cabeça perdida...

Anónimo disse...

olha outro palhaço que voltou!!! Então afonsinho, que tens feito? Hibernaste no Inverno engordado mais um pouco á conta dos estupidos? e como vamos de eleições? pois é, não se pode ganhar sempre, nao é??

Anónimo disse...

de cabeça perdida andam estes kumudistas que já não sabem mais o que fazer para atacar quem lhes faz frente.
Só é pena que o texto sobre o Teixeira prometa mas não diga mesmo quem ele é, podia ser que levasse umas valentes lambadas no focinho de quem ele tem andado a difamar impunemtente, especialmente ali para as bandas de Fernão Ferro.
Mas isto é o kumudismo do Seixal...