quinta-feira, abril 15, 2010

TURISMO ? LOL ( 4 )



Embora incompleto, embora atrasado , o programa POLIS na Costa de Caparica , foi o projecto de caracteristicas turisticas e reconversão urbana dos mais importantes , senão a mais importante, das últimas décadas na margem-sul.


Este projecto contrasta com as politicas urbanas da Câmara de Almada no mesmo período de tempo em que se optou pela suburbanização, pelo fechar os olhos à construção clandestina e ao crescimento de bairros de lata , o que não admirará de uma CDU que fechou os olhos, e até fomentou , o crescimento de verdadeiras povoações terrceiro mundistas como são os casos do Bairro do Campo da Bola ou a Fonte da Telha.


Não esquecer que estas localizações são localizações privilegiadas do ponto de vista turistico e que poderiam, se geridas de outra forma, ser uma fonte importante de criação de riqueza para o concelho de Almada e para o país.

A forma caricata e perfeitamente atabalhoada como a câmara de Almada gere esta pérola turistica pode ser representada por uma das mais recentes intervenções urbanas, como a imagem demonstra trata-se na plantação em plena via de circulaçãoviária... de árvores...

Pois é, nós por cá , só fazemos M________ !

13 comentários:

Álvaro Morgado disse...

Essa crítica à plantação de árvores na estrada já a vi também na SIC, no programa Nós por Cá. Mas, antes de criticar será melhor averiguar o porquê dessa situação. É que terá que haver uma razão, não acha? Não é por acaso este procedimento. Também não me parece a melhor maneira de agir mas, como não conheço as razões não falo. Vou-lhe dar uma pista que pode justificar essa colocação. Na Suiça, numa povoação perto de Baden onde vive um filho meu, a zona onde ele mora é de o máximo de 30 km hora. Para impedir que alguns automobilistas mais atrevidos não cumpram com essa velocidade colocam na via uns vasos quadrados em pedra e com vegetação. É um pouco melhor que esta de Almada porque o vaso tem sinalização visível para o condutor. Mas depois de ter visto essa crítica do programa nós por cá e de conhecer uma situação idêntica e julgo que pelos mesmos motivos na Suiça já acho que não está tão errado assim. Indague as razões dessa colocação e depois critique se mesmo assim não achar bem.

Anónimo disse...

Isto é uma forma da câmara não asssumir as suas responsabilidades totais , pois o que deveria fazer era puxar a linha do passeio pela face exterior dos canteiros, como não estão para aí virados , fazem estas borradas.

Anónimo disse...

DE há uns tempos a esta parte passámos a ser governados só por inteligentes e até temos a sorte de todos os que têm sido eleitos, portanto os que se propêm nos cadernos eleitorais e até são sempre eleitos, serem os mais inteligentes da generalidade dos portugueses. Tão inteligentes, como espertos e safados que até nos apelidam de estúpidos, desinformados e derrotitas e pelo meio os democratas inteligente e espertalhões eleitos vão-se governando à grande e à francesa, isto é vão transferindo os recursos económicos dos contribuintes para o seu bolso e fazem as negociatas que lhes dão o pé de meio para a velhice e para o conforto da família.

O cidadão nunca compreende o alcance das medidas dos inteligentes porque não é inteligente e táo safadinho ou aldrabão quanto eles.

Viva esta democracia portuguesa.

TUGA disse...

Kerem ver k há uma lógica naquela cena . Somos burros ó k ? LOOOOOL

mig disse...

Hoje, uma excepção à regra, o PontoVerde esteve mal no exemplo dado.

As árvores são colocadas de propósito como forma de diminuir a velocidade dos automoveis naquela zona residencial. Isso é uma prática feita em vários países Europeus e que qualquer pessoa que tenha estudado urbanismo sabe.

Sendo este um fórum também com forte componente ambiental, certamente concordam que é preferivel ambientalmente e estéticamente pôr um obstáculo arvore do que pôr obstáculo lomba.

Volto a frisar que isso é uma rua de bairro residencial, logo os cidadãos que dizem que iam tendo um acidente nessa rua, é bom que aprendam a conduzir com velocidade adequada ao local onde se encontram.

Anónimo disse...

Contráriamente ao sugerido por mig e por Alvaro Morgado, esta "solução" é uma idiotice que não se generaliza no mundo civilizado. Há outras formas de reduzir a sinistralidade automóvel e a velocidade , que não passa por esta estupidez.

mig disse...

O facto é que existe esta opção em alguns bairros na europa.

Alguem consegue por razões válidas porque é que isto é uma estupidez?

o objectivo é evitar a passagem de tráfego sem ser moradores e reduzir a velocidade automóvel. Os objectivos são cumpridos com eficácia.

oze disse...

Eu gostava que "mig" e "Alvaro morgado" fundamentassem o que dizem com exemplos concretos. Dizer que "eum estuda urbanismo" sabe que isto é muito nromal, ou que num sitio ao pé de Baden há disto (qual sítio? Münzlishausen, Ennetbaden, Wettigen?...), é o mesmo que dizer que o amigo da prima do cunhado do vizinho disse que era assim, e por isso é verdade. Pela mesma ordem de ideias, eu já vi muita estrada, em muitos sítios, e nunca ví nem árvores (com os seus buracos de plantação) nem vasos no meio da estrada. Ah, e os meus conhecidos que estudaram arquitectura e urbanismo também estranharam bastante a ideia (ULHT, lic em Urbanismo e Ord do território, mest,. urbanismo, PhD Urban Planning). Já agora, convido a ver o site do instituto da mobilidade www.institutodemobilidade.org e a publicação "Guia da Acessibilidade e Mobilidade para Todos".
Por onde quer se pegue, isto foi claramente o resultado do trabalho de um empreiteiro conformado a seguir as indicações de um mentecapto qualquer da Câmara, e agora, feita a idiotice, pretendem revesti-la de grande embrulho intelectual. Haja juízo.

Anónimo disse...

A mesma Câmara Original de Almada também pospegou uns vasos de dimensões consideráveis na antiga rotunda do Central , a câmara nunca explicou por quê, nem para quê (não era mais fácil pôr uma sinalização) com limite de velocidade e orientação do trânsito ?

Anónimo disse...

Quando um carro partir a suspensão ou rebentar um pneu naqueles canteiros quem é que vai pagar ? Ao menos ponham uma grelha como na zona pedonal de Almada. Ah! e vistam um daqueles coletes às árvores.

Anónimo disse...

Vão até ao estacionamento da Avenida Afonso Costa penso que freguesia da Amora no Seixal, após a ponte e vejam lá o estado das árvores plantadas há já bastantes anos no estacionamento... observem o tronco a nivel do parachoques...

Árvores em estacionamento, devido ao encostar constante dos carros a estacionar, desenvolvem tumores desde muito jovens... que se elas sobrevivere durante anos, será a zona onde com ventanias e chuvadas fortes, elas irão quebrar...


Arvores em estacionamento são um erro se não tiverem devidamente protegidas com protecções metálicas...

Anónimo disse...

Aqui estão dois bons negócios. Um para as empresas que repõem árvores eoutra para os mecânicos e bate chapas.

Álvaro Morgado disse...

Ao "senhor" oze disse...:
Eu não disse que me dissefram, que foi a primaetc., etc.. Se estou a citar este exemplo é porque é do meu conhecimento. Isto passa-se em Fislisbasch, próximo de Baden, onde vou 2 a 3 vezes por ano porque reside lá um filho meu. E não me disseram. Fui eu que vi. Não vale a pena ofender por esta solução estar em prática noutros países mais evoluidos. Não sei se está bem ou mal. Apenas quis referir que não é uma novidade, embora, como disse lá está muito mais visível porque os vasos têm sinalização e estão instalados numa zona 30, que é o mesmo que dizer que não se pode circular a mais de 30 km horários. Como lá também haverá quem não cumpra a solução encontrada foi esta. Se não concordam vão dizer isso aos suiços e chamem-lhes nomes mas a mim não que não nada com isso, não sou a favor nem contra. Apenas citei que isto não era uma originalidade nossa. Ponto final.