sexta-feira, abril 30, 2010

EÓLICO OFF-SHORE


Em pleno mar do Norte , 450 quilómetros da costa, a Alemanha acaba de inaugurar o seu primeiro parque eólico off-shore.

Portugal, um dos líderes mundiais nesta tecnologia de produção renovável de energia , e com a maior plataforma marítima da UE , parece não estar orientada nesta direcção.

Claro que há diferenças entre as plataformas do mar do Norte e do Altântico , e que é mais fácil o eólico no cume das nossas serras do que aquele assente em bases submarinas de trinta metros de profundidade , mas é óbvio que tal como o território é limitado, também os locais de localização dessas estruturas o são , e como estamos a ver presentemente em Sortelha (link) , levantam-se já questões em termos ambientais e de impacto paisagistico nos investimentos nesta energia renovável.


Continuo a defender a criação de parque eólicos off-shore em Portugal , até porque nem todos requererão a transposição das dificuldades do exemplo alemão .

O Estuário do Tejo é também ele um lugar onde poderia ser instalado um parque eólico, mas parece que nem governo, nem autarquias na Margem Sul estejam para aí viradas , isto enquanto cresce a olhos vistos o parque eólico dos municípios na Margem Norte.

1 comentário:

Anónimo disse...

no estuario não é uma boa ideia por causa das aves