quinta-feira, outubro 22, 2009

ELES SABEM , QUE NÓS SABEMOS, QUE ELES SABEM !


... No entanto, nada fazem , aliás, o que constróem é uma Kafkiana pescadinha de rabo-na-boca em que o problema, passa engenhosamente e convenientemente, a ser parte da solução .

Esclareço :


- No Seixal, os principais depredadores da paisagem para além dos construtores , os areeiros , constituem com a autarquia a única associação ambientalista reconhecida (link) oficialmente, aliás, é uma associação medalhad
a pela autarquia pelos seus distintos serviços.

Mas a questão não se fica só pela destruição da paisagem , passa também pela utilização ilícita das crateras abandonadas para nelas serem despejados os mais variados e incontrolados resíduoss quimicos e industriais, todos eles potencialmente perigosos.


Não, não estou aqui a afirmar que são os senhores "areeiros ambientalistas" (link) os responsáveis daqueles despejos , o que estou a afirmar é que há uma gestão (protecção) do espaço que é da sua inteira responsabilidade , em intima e publicitada relação com a autarquia !

Pelo que é, mais uma vez patética a posição oficial da autarquia transcrita na intervenção do técnico camarário indigitado em Vereador do Ambiente da Câmara do Seixal que perante a noticia do Correio da Manhã que abaixo se transcreve , prestou as declarações sebastiânicas, que o mesmo jornal publicou esta semana .
Passo a citar:

«A associação ambientalista Quercus afirma que em Vale Milhaços, Seixal, há uma lagoa com "milhares de toneladas de resíduos perigosos, em terreno arenoso", próximo de habitações e que estará a contaminar as águas subterrâneas da zona. De acordo com Rui Berkemeier, especialista em resíduos, "trata-se de uma situação de descarga de resíduos de óleos industriais ao longo de muitos anos e que nunca foram removidos. São contaminantes cancerígenos, altamente tóxicos".

O vereador do Ambiente da Câmara do Seixal, Carlos Mateus, confirmou conhecer o problema, mas que a autarquia "sozinha não o consegue resolver". "José Sócrates, quando ainda era ministro do Ambiente, esteve no local e comprometeu-se a mandar limpar e descontaminar", afirmou. O Ministério do Ambiente rejeitou a existência de quaisquer "indícios de contaminação dos lençóis freáticos na região potencialmente afectada".»


A prática ambientalista no terreno por parte da referida Associação e a actuação ,em parceria , da autarquia têm tanto de verdadeiro como os cartazes da referida Associação com «15 anos de Mérito Público» . É que as imagens dos cartazes que pretendem retratar o Seixal , são afinal uma fotografia das salinas de Alcochete-Samouco ...


23 comentários:

Anónimo disse...

Ainda acreditam no Pai Natal ? Ainda acreditam que sacos azuis , só em Felgueiras ?

Anónimo disse...

No município de Almada Vêem-se autdors com a Felgueiras de Almada.
Da parecença do rosto não se livra.

Anónimo disse...

A Felgueiras de Almada tem photoshop que nunca mais acaba.

Anónimo disse...

Basta uma visitinha ao blog RUMO A BOM(MAU)BORDO e constatamos como são unidos e democratas estes XUXIALISTAS.
Entre acusações mútuas, o candidato do PS por Fernão Ferro, ou seus apoiantes, queixam-se da falta de democraticidade no diálogo, do abandono a que foram vetados e das traições que Samuel e seus acólitos cometeram.
Do lado do Samuel dizem que aqueles mandaram encomendar a propaganda eleitoral e parece que agora não a querem pagar.
Este PS é de facto, como já aqui alguém o disse,uma animação.
Até dizem que este PS no Seixal está muito diferente com uma grande consciência no seu colectivo.
E que consciência!...
Pelo que vimos na praça pública já não há dúvidas da grande lição de unidade e democracia que esta gente nos dá.
Felizmente, estes grandes "democratas" vão continuara a andar por aí enquanto a CDU trabalha em prol do concelho e da sua população para conduzir este ao progresso.

Anónimo disse...

Lá vêm eles:
Primeiro queixam-se de que este blogue não fala de ambiente, mas quando fala e mostra a verdade, voltam-se com conversas da treta sobre os socialistas de Fernão Ferro...
Realmente, que ricos comudistas nos sairam!!!!

Daniel Geraldes disse...

Caro A-Sul como sei que tem um enorme gosto por estas coisas, deixo-lhe dois blogs que tenho a certeza que vai gostar de conhecer (se já não conhece).

http://aindahapastores.blogspot.com

http://pareescuteolhedoc.blogspot.com/

Rui Cabral disse...

... mas entretanto,

"Por seu turno, o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR) afirmou, em resposta à Lusa, estar «ciente da situação de deposição ilegal de resíduos», mas «não existem» quaisquer «indícios de contaminação dos lençóis freáticos na região potencialmente afectada».

«De acordo com dados do Instituto Regulador de Águas e Resíduos, a água consumida na região não apresenta qualquer alteração dos parâmetros eventualmente afectados pela referida situação», sustentou.

O MAOTDR afirmou ainda que «têm vindo a ser tomadas medidas concretas tendentes à descontaminação de passivos históricos no país», dando como «exemplos emblemáticos» a Quimiparque (Barreiro) e a antiga Siderurgia(Seixal).

«Para fazer face a problemas como o da lagoa de Vale de Milhaços, o Governo criou o Fundo de Intervenção Ambiental (FIA), recentemente regulamentado, e que será o instrumento público por excelência para a prevenção e reparação dos danos resultantes de actividades lesivas para o ambiente, nomeadamente nos casos em que os responsáveis não os possam ressarcir em tempo útil», explicou a mesma fonte.

«O FIA, cuja gestão será assegurada pela Secretaria-Geral do MAOTDR, ocupar-se-á primordialmente de danos ambientais que exijam uma intervenção rápida ou para cuja prevenção ou reparação não se encontrem vocacionados outros instrumentos públicos, reforçando com meios de financiamento próprios a actuação de diversas entidades organicamente integradas no MAOTDR, que ao FIA poderão agora recorrer nestes casos», refere ainda a tutela."

noticia Lusa / SOL

... o seu a seu dono!

Anónimo disse...

O fiscal dos areeiros está mais preocupado em ajudar o assessor do vereador do betão a fazer a sua casa de férias. Qual areeiros qual ambiente.

Anónimo disse...

Ainda há socialistas no concelho do Seixal?
Esta espécie está em vias de extensão neste concelho.
Quem sabe se não é por causa da contaminação que alastra pelos solos deste concelho que por ironia do destino, pertence às cidades saudáveis?
Saudáveis? Será do Guaraná ou do novo acordo ortográfico luso-brasileiro?

Rui Cabral disse...

Mas, Rui Berkemeyer, também já tinha dito:

"Quercus contra lei ‘morta’
Aplaude Seixal na descontaminação dos solos"

“O responsável da associação ambientalista Quercus pela área dos resíduos industriais, Rui Berkemeyer, dá as boas vindas à decisão da autarquia seixalense de assinar um protocolo com a Universidade Nova de Lisboa para a identificação do grau de contaminação dos solos e a busca de soluções para este problema ambiental. Contudo alerta para a necessidade de uma conjugação de esforços entre a Câmara e a administração central, sob pena de virem a ser gorados os resultados dos esforços municipais.“
“Rui Berkemeyer afirma-se convicto da urgência de um plano de descontaminação dos solos naquele concelho e refere alguns dos casos apontados pela autarquia como dos mais perigosos, como a deposição clandestina de hidrocarbonetos em Vale de Milhaços e em Santa Marta de Corroios. Em relação a esta situação que considera "extraordinariamente grave", o ambientalista confessa não compreender a falta de actuação da administração central.
Mas embora acredite que a autarquia "tem muito a dizer" nesta matéria, uma vez que "conhece profundamente os problemas do concelho", avisa que um plano deste tipo "tem mesmo de ser levado avante com a parceria do Governo e dos industriais", sob pena de "não resultar como se pretende".
Entretanto, o "Setúbal na Rede" apurou que da parte do Ministério parece haver alguma abertura a este projecto da autarquia, "desde que não choque" com as medidas que o Governo tem vindo a tomar, adiantou fonte ligada ao gabinete de José Sócrates. É que, de acordo com a mesma fonte, "está já em curso um estudo aturado sobre o nível de contaminação dos solos" em diversos pontos do país, entre os quais se conta o concelho de Seixal que ao longo dos anos tem sido vitimado pela poluição dos complexos industriais.
Uma situação que o dirigente dos ambientalistas atribui à "falta de fiscalização e de actuação governamental" nesta matéria. É que, segundo avança Rui Berkemeyer, se a fiscalização pouco actua, "muito menos tem funcionado o princípio do poluidor pagador". O que resulta "numa atitude impune por parte de muitas das indústrias poluentes da região".”

Rui Cabral disse...

E a Câmara Municipal do Seixal, a propósito, por sua iniciativa e de acordo com o protocolado com a Universidade Nova de Lisboa, fez trabalho apresentando o:

“Plano Estratégico de Avaliação da Contaminação e Reabilitação dos Solos

A inexistência de uma adequada gestão de ambiente no sector industrial ao longo das últimas décadas tem levado à deposição indiscriminada de diversos tipos de resíduos industriais, com a consequente contaminação dos solos. No concelho do Seixal, este problema é agravado pela proximidade à capital, que favorece a criação de fluxos clandestinos de resíduos industriais perigosos e banais, que têm como destino areeiros abandonados e outros terrenos degradados.

Com o intuito de procurar soluções para as situações problemáticas de deposição e abandono de resíduos industriais perigosos, têm sido realizados esforços junto das entidades competentes, particularmente do Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente e do Ministério da Economia.
No entanto, a ausência de uma estratégia nacional que aborde a problemática dos solos contaminados em Portugal é uma das lacunas da actual política de ambiente, dificultando a actuação das entidades competentes na matéria e a implementação de soluções no terreno.

Em 2000, com vista a caracterizar a situação do município, estabeleceu-se um protocolo com o Centro de Investigação em Geociências Aplicadas (CIGA), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), no âmbito do qual foi elaborado o Plano Estratégico de Avaliação da Contaminação e Reabilitação dos Solos do Concelho do Seixal (PEACRSCS).

Este plano tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação e hierarquização dos locais que apresentassem maior risco de contaminação dos solos, numa fase preliminar de diagnóstico do estado do ambiente. Deste trabalho resultou um mapa de diagnóstico do estado dos solos do concelho que constitui uma base de decisão para futuros trabalhos de investigação e remediação.

Com a elaboração do PEACRSCS pretende-se divulgar os resultados e conteúdos do mesmo a todas as entidades intervenientes, responsáveis e co-responsáveis pelos problemas e casos inventariados, nomeadamente, entidades governamentais, industriais e proprietários de terrenos, e ainda sensibilizar as entidades para um problema existente, contribuindo com um instrumento que poderá servir de base e apoio para estabelecimento de uma estratégia de intervenção na área da contaminação dos solos ao nível nacional, regional e local.”

Como é por demais evidente, e como se vê, o sr Ponto Verde, não diz tudo sobre o assunto porque na sua demanda, apenas lhe interessa denegrir a CDU ou ocultar a verdade da “história”.

Mas hoje existe o “fenómeno” internet para consulta. Basta querer e a verdade vem ao de cima como o azeite na água.

Ponto Verde disse...

Caro Rui Cabral , agradeço os esclarecimentos que ao contrário do que pretende , não questionam nenhum dos pontos abordados no post.

Rui Cabral disse...

Caro Ponto Verde, são efectivamente esclarecimentos que lhe competiam a si, menos tendencioso, desenvolver no corpo da "notícia".

Não visam efectivamente questionar.

A "lagoa" dos residuos existe de facto e deve ser removida e recuperada por quem de direito. Certo?

M. disse...

Caro Rui Cabral,

A propósito do “Plano Estratégico de Avaliação da Contaminação e Reabilitação dos Solos que fala, esse incluia também a Lagoa da Palmeira, em Paio Pires.

Ainda na década de noventa, a cãmara apresentou o projecto de recuperação desse espaço, quase como sendo um projecto unicamente seu, a ser feito num curto espaço de tempo, dentro do razoável.

Estamos em 2009...

Rui Cabral disse...

Meu caro M., desculpe que lhe diga mas o sr. está a chover no molhado.

Falamos de competências, certo?

E sobre estas, Rui Berkemeyer, também é claro. São competências do governos do País, sem qualquer dúvida e não são de agora.São de sempre.

Ou está a pensar que as Câmaras têm condições para resolver um problema desta envergadura?

Naturalmente as Câmaras participam e envolvem-se, mas os meios e as responsabilidades estão definidas, e o governo assume-as. Pena é que, para quando. Esta é que é a questão central.

Responsabilizar as Câmaras Municipais nesta questão é "assobiar para o lado" e não resolver coisa nenhuma. Apenas serve como arma de arremesso, como se pode concluír no propósito do post aqui colocado.

M. disse...

Caro Leal Neto,
Não me compreendeu. Não coloco em causa as competências das cãmaras neste tipo de assuntos.

Não somos prepotentes a esse ponto. O que refiro é o facto de a cãmara ter apresentado esse trabalho como seu. Se realmente a limpeza da lagoa da Palmeira era competencia da cãmara como, repito, assim foi apresentado na altura, porque não foi feita?

Se era da competencia do governo, porque é que a cãmara a apresentou como seu projecto?

É este o meu ponto de vista.

Rui Cabral disse...

Caro M., não sei quem é o Leal Neto. O meu nome é Rui Cabral e o meu caro está a dirigir-se a mim.

Quanto à questão que coloca, tenho dúvidas quanto ao que parece afirmar.

Os terrenos em questão, suponho que são públicos e sobre a contaminação sempre ouvi a Câmara Municipal a exigir da tutela a descontaminação, que é bem diferente da denúncia do problema, quantificação e extensão do mesmo, para os quais como é óbvio, são necessários levantamentos e estudos adequados.

Creio que esse foi o papel da Câmara. O resto, como sabe, é efectivamente competência dos Governos ou de entidades por si criadas para o efeito, como parece ser agora o caso.

E aqui, vamos ver como termina o processo.

PS: Já agora e a propósito o que pretende dizer com "Não somos prepotentes a esse ponto."?

Rui Cabral disse...

e já agora também, meu caro M., não confunda projectos com execuções.

A Câmara até pode executar projectos relacionados de acordo com os conhecimentos que possui sobre o problema. Pode apresentar sugestões e propostas.

A execução prática em termos de resolução pode e deve estar atribuida a outra entidade que detenha as competências para o efeito.

Como é o caso.

M. disse...

Caro Rui Cabral

As minhas desculpas na confusão do seu nome.

O que afirmo, e não será dificil, creio eu, confirmar até em números antigos do Boletim Municipal, foi que a cãmara afirmou publicamente no final da década de noventa que iria proceder á limpeza e descontaminação da lagoa da Palmeira, em colaboração na altura com a SN.

Poderá até ter a ver com a falta de andamento do projecto por parte de outros parceiros. Mas o que é um facto é que aquilo que foi apresentado como um projecto da cãmara e com execução desta nunca aconteceu. E nunca vieram a público explicar sobre esse atraso.

Sobre o seu ps, o termo prepotentes significa que não podemos exigir das cãmaras tudo aquilo que os governos não realizam, mesmo quando elegemos os que vão dirigir os destinos concelhios.

Rui Cabral disse...

Caro M.

Desculpas aceites.

Entretanto e sobre a questão que vimos a abordar, poderíamos “academicamente”, continuar a escrever pontos de vista. Porém, e nesse caso creio que estará de acordo comigo, pouco ou nada mais adiantaríamos sobre o assunto.

O que sei - e isso está escrito - é que a responsabilidade da descontaminação dos espaços citados bem como de outros que por aí existem um tanto por todo o lado é efectivamente dos governos do País.

A propósito, e mesmo relacionado com a “Lagoa da Palmeira” por si referida, é que, já em 2003, estando o Partido Socialista na oposição na Assembleia da República, num requerimento dirigido à tutela era requerido o seguinte:

(…)

“5. Lagoa da Palmeira, local onde se verificou, durante vários anos, a deposição de hidrocarbonetos e resíduos de alcatrão provenientes da Siderurgia Nacional numa área de 2 500 m2.

(…)

Face ao exposto, e dado que a protecção do ambiente constitui um imperativo constitucional, vêem os Deputados signatários, do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, através de Vossa Excelência e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, requerer ao Senhor Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, as seguintes informações:

1. Em relação aos locais potencialmente contaminados acima referidos, o que é que o Governo está a diligenciar no sentido de minorar os efeitos da contaminação?

2. Quais as medidas para o tratamento de resíduos industriais perigosos face ao abandono do processo de co-incineração anunciado pelo Governo?

3. Quais as formas de controlo e tratamento previstas para os RIP’s referidos neste requerimento, mais concretamente aos locais inseridos no distrito de Setúbal?

4. Finalmente, solicito informação relativamente ao declarado pelo Ministério da Saúde, para saber, designadamente, se as empresas que estão a espalhar clandestinamente os seus resíduos industriais perigosos no solo se situam, ou não, no distrito de Setúbal.

Assembleia da República, 5 de Março de 2003

Os Deputados do Partido Socialista,”

Ou seja, o PSD nada resolveu sobre este e outros problemas do género, e o PS que lhe sucedeu em 2005, continuou, até ao presente a nada fazer.

Pelo que, caro M., podemos concluir, dizendo: mais palavras para quê?

Está tudo dito!

M. disse...

Caro Rui Cabral,
neste caso, concordo consigo, os sucessivos governos pouco ou nada têm feito em prol do ambiente.

E assim, neste caso, como dizem os americanos: I rest my case.

Ponto Verde disse...

Voltaremos ao tema do post durante a semana, mas, sobre a Lagoa da Siderurgia (Lagoa da Palmeira era outra coisa! ) sabendo do cocktail tóxico que ali existia, porque permitiu e permite ainda a Câmara do Seixal, o cultivo nas suas margens com hortas irrigadas com aqueles produtos altamente tóxicos e cancerígenos ?

Ou pelo menos não tem cartazes a informar da sua perigosidade ?

Porque construíu a Câmara, em terreno Industrial pertencente ao A.Silva & Silva um bairro social a escassas centenas de metros daquele reservatório tóxico e onde as crianças desse bairro vão brincar ?

Leal Neto disse...

Ó ponto verde, vou ler-te o "pensamento" e de seguida escrever no que é que a tua "mente", tem em mente e está a pensar:

O "pontinho verde", está a "pensar" que os maquiavélicos da Câmara Municipal do Seixal, estão a contribuir para que, quem comer as hortículas e "outros frutos" que se cultivam junto da lagoa da Palmeira, vá desta p'ra melhor, facto que é claramente evidente, pela ausência de cartazes a proibir o cultivo e a comezaina dos ditos cujos;

O "pontinho verde", também está a pensar que a Câmara Municipal do Seixal, "arrecadou por baixo da mesa" uns milhões no negócio com o bairro social contruído nos terrenos do A. Silva e Silva, e que ao mesmo tempo "livra-se dos "pobrezitos" ciganos e afins, porque estes, sem saberem, estando expostos às "radiações" que emanam da lagoa, vão morrer;

O "pontinho verde", também pensa que é muiiiiiito inteligente, e que excepto ele, mais ninguém vê o que ele está a ver;

O "pontinho verde", também acha que, politicas à parte de tentar "amandar abaixo" a CMS e o PCP, do que gosta mais é de "pensar" que é um individuo respeitado a quem a plebe deve vassalagem pela "protecção ambiental" que proporciona;

Mas, o "pontinho verde", tem um senão que guarda num cantinho da sua cabecinha, fechado a sete chaves. É que por mais que grite e afirme o contrário, no fundo, é um cobarde fascista mentiroso a quem só os "iletrados panascas" do clube a que pertence, suportam.

E esta?