terça-feira, junho 02, 2009

"UM NOVO CICLO PARA O PODER LOCAL" (1)


O título deste post é o título de um artigo publicado este Domingo, no DN ,pelo professor Fonseca Ferreita, presidente da CCDR-LVT , a entidade que "tutela" o ordenamento territorial na região de Lisboa e Vale do Tejo ... já lá vão alguns anos...

Acontece que nos últimos anos, pelo desrespeito visível pelo ordenamento do território por parte das autarquias dessta região, não sentimos aí, o crivo final da CCDR-LVT até, porque continua a assinar de cruz , alterações grosseiras aos PDM's ou Planos de Pormemor , mesmo os mais absurdos que acabaram por cingrar graças à assinatura de Fonseca Ferreira.


Só que o Senhor Director Fonseca Ferreira parece ter subitamente tido um rebate de consciência , por meio do referido artigo onde parece corroborar o que há muito aqui alertamos, para o atingir, há muito , do Príncípio de Peter por parte da grande maioria dos nossos autarcas. E passo a citar Fonseca Ferreira:

«Trinta e cinco anos após o 25 de Abril, o poder local democrático encontra-se numa encruzilhada. Após décadas de um contributo decisivo para a infra-estruturação e o equipamento do território, as autarquias e os autarcas parecem ter-se esgotado e "viciado" na obra fisica, demonstrando dificuldade em enfrentar as novas exigências do País : o ciclo da inovação, da competividade e dos apoios sociais. (...)

É certo que foram cometidos excessos durante este processo de aprendizagem democrática e de gestão, disso é exemplo o mimetismo que leva à duplicação de equipamentos e ao desperdício de recursos. Mas não se errou e desperdiçou mais nas autarquias do que na administração centrsl.


O Exagero de equipamentos está, por outro lado, ligado á divisão administrativa do País, demasiado fragmentada, a exigir uma profunda reforma, e à instituição das reformas politico administrativas, com papel fundamental na racionalização dos investimentos.

O novo ciclo do poder local requer outra visão do ordenamento do território, focada no médio e no longo prazo, o reforço da dimensão intermunicipal e novas prioridades : a educação, o apoio à envolvente das actividades económicas e empresariais, a inovação e tecnologia, a qualificação e eficiência e os apoios sociais.


São estes os pilares da sociedade do conhecimento globalizada que já não se coompadece com velhas tradições, por mais importantes que elas tenham sido na construção do nosso Portugal democrático » (continua)

5 comentários:

Anónimo disse...

De cruz e tapando os olhos com a outra mão.

VOTA BLOCO DE ESQUERDA disse...

Estes politicos não têm emenda. FF está a pôr-se a jeito para se candidatar à Câmara de Palmela e aparecer agora como o autarca da nova geração em quem confiar. E o passivo ambiental deste Direector PS ?

Anónimo disse...

http://inovacaoeinclusao.blogspot.com/2009/06/quem-tem-telhados-verdes-poupa-na.html

Anónimo disse...

Se há entidades administrativas que, no actual quadro legal, possuem a competência de COORDENAÇÃO dos instrumentos de planeamento urbanístico são as CCDR 's ) , mas a CCDR do senhorProfessor parece que não coordena absolutamente NADA ! É por isso que o PS o premeia para se candidatar a Palmela? Ou é mais um para queimar na fogueira CDU ?

Anónimo disse...

Não haverá aí por Palmela uns terrenos RAN ou REN para serem urbanizados com interesse pessoal?
Morno, Quente ou Frio?