segunda-feira, junho 29, 2009

O PAÍS DO "AUTEDÓRE"


Portugal é certamente dos países da Europa onde mais se gasta em campanhas eleitorais , e não me estou a referir a gasto "per-capita", refiro-me mesmo a GASTO em geral.

Um país pequeno (POBRE) que se atravessa em poucas horas e com MUITAS AUTOESTRADAS , é fácil um candidato fazer de manhã uma "arruada" - como agora se chama em politiquês - ou um beijo de buço a peixeiras na lota de Olhão, e dar um jantar em smoking à noite, no Palácio da Bolsa do Porto ... mas isto não chega, politico que se preze, de candidato a Presidente da Junta a candidato a Presidente da República deve ter a sua cara espalhada por aí, numa fotografia garrafal , possivelmente reminiscências daqueles cartazes do Cinema Condes, Tivoli, Eden ou S.Jorge , cartazes a fazerem deles verdadeiros Clark Gables ... ou Brad Pits para sermos mais actuais.

Isso hoje é possível com dinheiro e com a tecnologia de impressão disponível, bem como as técnicas de afixação desses cartazes , os "outdoors" , por isso não há rotunda, curva , local de passagem, ou saída de hipermercado que não sejamos obrigados a visualizá-los !

Ganha a informação ao cidadão ? Ganha o conteúdo das mensagens ? Ganha a verdade ?

NÃO !

Todos , ou quase, sem excepção apresentam campanhas OCAS , FABRICADAS , IRREAIS !

A nível local , para já , os actuais eleitos em exercício, abusam dos meios e dos dinheiros das autarquias para "apresentar obra" (escondendo o prometido e não cumprido) , outros apresentam-se a custas próprias, para apresentar o seu rosto, um slogam parido de longa discussão e reunião , mas não mais do que isso, um slogan!

Dizia um conhecido publicista ; "vende-se " da mesma forma a imagem de um politico ou um sabonete, tudo depende do dinheiro envolvido. Mas
, a questão é :

- É por isto que vamos ter duas eleições em separado e num espaço de 15 DIAS ???


- Esperemos que pelo menos os candidatos locais respondam a esta questão pela positiva e justifiquem esta decisão, que dêem "o litro" e que informem em vez de confundir, ou sequer inventar !

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Segundo o Correio da Manhã os gastos são :

116 MILHÕES PARA 3 ACTOS ELEITORAIS

Os três actos eleitorais de 2009, europeias, legislativas e autárquicas, vão custar 116,5 milhões de euros ao erário público, sendo a grande parte deste dinheiro destinado às subvenções às campanhas eleitorais, 74,1 milhões de euros. Deste montante, 60 milhões são dirigidos para as eleições autárquicas. Este é o resultado de um estudo realizado por Manuel Meirinho, docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Além do apoio às campanhas eleitorais, os cofres do Estado vão ainda custear 16,2 milhões de euros para a organização do acto eleitoral e mais 9,2 milhões para os tempos de antena dos candidatos às eleições.

Estes valores resultam da alteração à lei do financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, que foi aprovada em 2003. Antes da entrada em vigor da nova lei, a subvenção para as legislativas era um valor equivalente a 2500 salários mínimos, neste momento a subvenção para as legislativas equivale a 20 000 salários mínimos nacionais.

No que diz respeito às europeias, os apoios públicos são no valor de 10 000 salários mínimos. Nas autárquicas a subvenção é o valor equivalente a 150% do limite de despesas admitidas para o município, sendo 75% deste valor dividido consoante o resultado eleitoral.



4 comentários:

Anónimo disse...

Isto é tudo um grande negócio para as empresas de publicidade, algumas criadas para este fim por militantes dos partidos.
Há aqui também lavagem de dinheiro e algum mais a correr por baixo da toalha da mesa, evidentemente.
Dizem eles para se justificarem que sempre são mais uns postos de trabalho criados.
Anjinhos e Inocentes e com boas intenções, coitados, não sabem o que fazem!

Anónimo disse...

Eu voto no candidato parecido com o OBAMA

Anónimo disse...

Eu voto Obama do Seixal para que ele mate as moscas e tire a m---a que anda pela CMSeixal...

Anónimo disse...

“Couves não tenho , mas há coentros e salsa, o ano não foi bom para as uvas, mas as romãs têm saído bem.

Os nabos estão a despontar e as folhas já alimentaram algumas sopas. Os alhos espero que no Natal tenham bico de pardal e as azeitonas estão quase no ponto, de resto o alecrim aromatiza alguns assados e o louro uns bacalhaus.

E nada disto é irónico ou ofensivo , são produtos da horta , sem corantes nem conservantes .

Um hábito que não é mau desenvolver, pelo menos dá-nos humildade perante o que não dominamos.”

....e lembro também de uma das explicações dadas para a vitoriosa campana daquele politico italiano, qualquer coisa como-...metade dos italianos são como ele, e a outra metade aspira a ser como ele!

Concorde ou não, se é uma ou se são duas eleições, contra os factos não há argumentos, ou batalharmos contra os factos pouco ou nada adianta, quando eles são irreversíveis.

Se o ano não foi bom para as uvas, pelo menos quanto ás romãs ...e quanto a estas, ou seja quanto ás candidaturas ao poder local, se é disto que se trata, importa saber se os novos candidatos( e isto porque houve uma mudança efectiva com algumas renovações nos elencos partidários locais), ao invés de se apresentarem como novas caras portadoras de novas soluções, são meras substituções já reabsorvidas pelos aparelhos esgotados.

É que se em politica o que parece é ....se formalmente a imagem e a mensagem produzida é a de se terem-se esgotado como novas soluções, ou se são como os que dizem ter renovado, aspirando meramente a ser como eles!

Como é? vamos continuar a lamentar o aumento da abstenção, por hipótese sintoma das campanhas esvazidas de conteúdo, para ver os novos arautos da mudança certinhos em receitas de que já sabemos o prognóstico.
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Desde quando é que se alterou a má imagem dos politicos na sociedade actual- de que são mais uns para o poleiro- para que os politicos não resistam á sua linda e retocada fotogenia, mais marketing que ao invés de nos dizer que querem SERVIR, reforçam a mensagem... de mais um que SE QUER SERVIR!

Ou teremos por certo...que as campanhas vão continuar a exprimir a premiscuidade com as clientelas, onde qualquer compromisso com a cidadania compromete a manutenção dos pequenos interesses do sistema?

Que tudo isto fosse irónico e/ou ofensivo, não fossem produtos da horta , com corantes e conservantes....gaita!!!!
...nem uma nova solucãozita?
....Nem uma nova mensagenzita?
Nem um centimozito para uma mini-campanha para contra a abstenção????

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