domingo, junho 28, 2009

MAIS DUAS... (2)


E como foi ontem comunicado pelo altíssimo Sr.Presidente da República, a pedido de vários partidos, lá foi decidido que as próximas eleições, para a AR e Autárquicas acontecerão em Setembro e Outubro, com quinze dias de diferença.

Como referi ontem, discordo , como muitos cidadãos contribuintes, do gasto desnecessário que tal (estratégia partidária ) implica uma vez que duvido das virtudes e do conteúdo da discussão despoletada entre 28 de Setembro e 11 de Outubro a nível autárquico .

É verdade que tal dependerá da qualidade dos senhores candidatos e dos seus "conteúdos" como agora se diz, mas como até aqui o nível é o do slogan, de parte a parte (este é um mal geral) , o debate está inquinado e os quinze dias de diferença só servirão para uma perda inútil de meios, de tempo e de dinheiro.

Portugal é hoje o País do Outdoor, esses cartazes gigantescos , com suporte próprio que estão por todo o lado, entaipando paisagem e património construído , no entanto, para além dos "slogans" (fabricados cientifícamente por empresas de marketing politico) e do fácies do respectivo protagonista (fabricado cientificamente e em photoshop por especialistas de imagem), nada mais encontramos.

É por isto que querem eleições em separado ?

- Como dizem as gerações mais novas , que vão votar (ou não...) agora pela primeira vez " NÃO TÊM NOÇÃO"

10 comentários:

Paulo Edson Cunha disse...

Caro A-Sul:

como sabe, concordo generalísticamente com o post, mas, como imagina, generalizar pode ser injusto para algumas pessoas ou partidos.

o PSD Seixal tem, ao longo destes últimos anos apresentado um conjunto de propostas concretas, denunciadas nos locais próprios, projectos e visão de como governaria.

Não tem, por não lhe deixarem, acesso a muitos instrumentos de governação, que eventualmente mudariam a sua forma de ver as coisas, mas a forma como este executivo desbarata anualmente quase 100 milhões de euros, sem uma grande obra de referência, sem as prometidas ciclovias, sem espaços públicos de lazer, sem vias estruturantes ao nível da mobilidade, sem qualquer tipo de preocupação ambiental, sem resolver o problema dos esgotos, sem a limpeza efectiva em muitos locais, sem o problema da Baía do Seixal resolvido, antes, apenas adiado, sem qualquer tipo de visão estratégica no que ao turismo diz respeito, sem preocupações sociais, chumbando todas as propostas que apresentámos nesta área (como noutras), sem preocupações ao nível da atracção dos empresários com uma taxa de derrama elevada, quando poderia fazer o que outros municípios da AML estão a fazer, atraindo os nossos empresários, sem uma política de concertação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, sendo mesmo o único concelho da margem sul da AML a não ter aderido ás medidas apresentadas, sem querer resolver problemas como o de Vale de Chicharos, sem uma visão inovadora moderna e atractiva de concepção urbanística (limitando-se a construir ou autorizar construção massissa), enfim, ficaria aqui uma manhã inteira a indicar o que nos demarca desta actual gestão, ou seja, sem tudo isto enunciado, como gere este executivo uma das Câmaras Municipais do país que mais dinheiro recebe por vias das receitas ordinárias vindas directamente do Orçamento Estado?

Devo dizer, que para todas estas questões o PSD Seixal apresentou propostas concretas na Assembleia Municipal ou noutros fóruns, tendo esssas propostas sido sempre chumabadas pela maioria CDU.

Basta verem o arquivo do Blogue "Revolta das Laranjas", onde constam em centenas de posts as nossas posições (incluindo moções e requerimentos) sobre estas matérias.

Um bem-haja pelo seu trabalho, de constante denúncia (embora não concorde com todas, obviamente), que permite alertar a população (e às vezes o próprio executivo e a oposição) para muitas situações.

Aliás, é esse trabalho, essa legitimidade e a reconhecida grande audiência deste blogue, que justifica esta minha intervênção.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Olha, Olha já cá faltava estes!!!!

Então???

Concordas???

Diz isso aos teus companheiros de Partido.

Olha a Manuela Ferreira Leite quando esteve no Governo vendeu tudo o que o País tinha pra vender, nem as poucas reservas de ouro esaparam.

Aumentou o defice uma coisa parva!

Ainda hoje andamos a pagar a má gestão dos crânios do teu partido.

Deves sofrer de amnésia que não te lembras. Ou não te dá geito lembrar!

Ponto Verde disse...

Caro Dr.Paulo Edson.

Agradeço o comentário e a sinceridade. O quero eu dizer com este post e com o de amanhã, é que as actuais teorias de marketing politico estão ultrapassadas.

Aplicá-las localmente, de mesma forma como para as Europeias ou Legislativas só vai permitir que as coisas continuem como até aqui.

Há que desconstruír a mentira CDU, aproveitar os outdoors para INFORMAR o que a CDU não fez e prometeu ou o que pretende fazer ,no local A ou B, mas mostrando a letra do PDM para o sítio A ou B e alternativas , inclusivamente mantendo!!!

É isto que a população quer, e também saber e o que eram as coisas antes de virem para o Seixal, a maioriaa das pessoas não tem ligação com o Seixal, por isso há que lhes dar o que a CDU quer apagar, a história e a memória das pessoas e dos locais que agora também são seus desde que para cá vieram viver.

Há tanta forma DIFERENTE de fazer as coisas e tantos meios novos que como sabemos já resultaram que penso ser por aí que temos de ír, nem é preciso ír muito além, relembro que o anterior candidato PSD se limitou a cumprir calendário e que o do PS nas últimas eleições , logo que pôde deu um tiro no pé com um projecto "único" para a Ponta dos Corvos.

Há que mudar, ou estou completamente certo que nas próximas eleições as coisas e os candidatos serão outros e o cenário completamente diferente e apresentados de forma completamente diferente...

É minha convicção que estas serão as últimas eleições "clássicas" e por isso históricas. Daqui a 4 anos, nada será como dantes. Garanto-o!

Anónimo disse...

MFLeite foi a maior vendedeira de Portugal quando esteve no governo.
Que quer agora ? continuar a fechar-fazer negócios?

Se é isso tem aliados naturais.

1º PCP/CDU
2º PS
3º BE
4º CDS/PP

Viva aglobalização.

Quanto menos Estado, melhor Estado, maior engorda dos privados e melhora do capitalismo, salvador de um pequeno mundo e fomentador da fome no Mundo.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Ponto Verde,

agradeço a sua resposta.

Como habitualmente, não vou alimentar diálogo, no entanto, penso que é justo referir que o lançamento da minha candidatura, foi tudo menos convencional. Foi arriscada, ousada, de tal forma que poderia ter-me custado alguma credibilidade (graças a Deus não aconteceu, ainda que a CDU tudo tenha feito para passar essa ideia).

Estou certo que a campanha será igualmente ousada. Veja-se por exemplo a nossa participação nas festas do Seixal: diferente de tudo o que foi feito até agora. E posso dizer-lhe que a população aderiu muito bem.

Deixo-lhe apenas um ponto para reflexão: entre apresentar as equipas, a nossa política, denunciar a inoperância da CMS ou apresentar propostas, temos que fazer uma opção, mas os meios são limitados: Não temos as centenas de outdoors que a CDU dispõe, directa ou indirectamente. E, como sabe, num outdoor, as frases têm de ser curtas, para serem lidas em segundos, enquanto que a lista de "falhas" da gestão CDU é enorme. Haveria outdoors que chegassem?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Realizar estas eleições em simultâneo era o único meio de garantir uma participação aceitável numas eleições autárquicas de modo a evitar a habitual abstenção, que acaba por concentrar os votos em maiorias com representatividade mais questionável.

É realmente um atestado de ignorância passado e autenticado com a chancela de Belém que, sendo conhecida a dificuldade relacional com os Partidos, parece ter achado ser este o momento certo para, "finalmente" apontar o martelo mais para o lado da ferradura...

Foi muito desajeitado, o PR, desta vez, ao colaborar na operação de "deslocalização" do "Centro", do Rato para a Lapa e atabalhoou o processo de livre escolha dos representantes dos cidadãos.

Aquele que deveria ser o ano da discussão da preparação de grandes mudanças vai continuar a ser o ano do alarido.

O PR parece ter aproveitado o alarido partidário causado pelo dossier Benfica/Moniz/PT para resolver o conflito causado pelo reajuste de forças no Conselho de Estado ( decerto ouvido na questão eleitoral, na reunião em que tomaram posse os novos Conselheiros e cuja ordem de trabalhos não foi divulgada, sendo apenas difundida a questão do envolvimento militar do País no Afeganistão ) enquanto o Bloco Central, fazia a sua parte, cozinhando um "empate técnico" com a nomeação relâmpago do novo Provedor de Justiça.

Para quem anda tão preocupado com a "governabilidade" não seria de esperar uma coisa destas!

Quando chega o Verão, antes de ir a banhos para Boliqueime, tem sempre necessidade de marcar a agenda nacional mas desta vez, talvez por achar distante o momento da sua própria eleição, veio ajudar a criar mais alarido.

Como decorrerá uma campanha autárquica que se inicia na noite em que se conhece uma nova composição parlamentar e se prolonga por um fim-de-semana colado a um 5 de Outubro( com direito a nova intervenção presidencial, claro está...)?

Perdeu-se uma oportunidade única de evitar contorcionismos políticos pois assim os partidos têm toda a folga para, afastando-se das suas (poucas) marcas identitárias, mostrarem uma face diferente em cada Concelho.

Isto impede uma diferenciação dos projectos partidários assumida globalmente para o todo nacional e torna as "ideologias partidárias" tão "elásticas" que não promove a necessidade de constituição de alianças claras entre os diferentes Partidos quando há que chegar a consensos.

Perde-se Transparência mas ganha-se Alarido, que é o que interessa aos Partidos.

Alarido por tudo e Alarido por nada, mas Alarido sempre para camuflar as cedências de cada um.

Para nós, gentes da MargemSul, só nos resta uma solução: começar a constituir listas independentes para levar a voz de muitos que a não têm às diversas Assembleias e para que, daqui a 4 anos, apresentem já trabalho válido para sustentar candidaturas credíveis aos Executivos Municipais.

Há tempo. A Vontade é muita e o Verão ainda agora começou...

Daniel Geraldes disse...

Caro A-sul,

com toda a consideração que lhe tenho, acho que fez um post ingenuo/boa fé.
Então os partidos não vivem de eleições?

Ponto Verde disse...

Ao Daniel :) smile !

Ao Paulo Edson , como disse no post :

« É verdade que tal dependerá da qualidade dos senhores candidatos e dos seus "conteúdos" como agora se diz, mas como até aqui o nível é o do slogan, de parte a parte (este é um mal geral) , o debate está inquinado e os quinze dias de diferença só servirão para uma perda inútil de meios, de tempo e de dinheiro.»

Por si e por todos nós , sobretudo pelos nossos filhos , desejo-lhe a si a a todas as forças democréticas deste concelho , a melhor das sortes e toda a energia para levarem a cabo a necessária mudança.

A realidade deste diálogo entre um cidadão anónimo (literalmente) e um candidato, aqui entabulado, só é possível porque há de facto uma mudança, uma outra forma de estar na vida e na politica e isso é de sublinhar e enaltecer.

Obrigado.

Nota - O post não se destina a avaliar o que foi feito no Seixal, mas em toda a margem sul, ontem estive nos concelhos do Seixal, Almada e Setubal. Em todos eles se instalavam outdoors em curvas e rotundas , outros havia já com cartazes coladoe, e em todos eles uma cara e um slogan , boas cores, boa impressão, mas não basta !

E os politicos não podem ficar reféns dos "fazedores de outdoors" , até porque a maioria, em termos comunicacionais são um desastre!

Maria Dias disse...

Tem toda a razão Dr. Paulo Cunha, eu sei perfeitamente que o PSD fez, faz e vai continuar a fazer de tudo para bem da população do Concelho, apresentado propostas, moções, e melhor que propostas e moções é estar lá com a população quando ela precisa. Mas como é normal, o actual Executivo não deixa porque é apologista do deixa andar.
É muito triste ver um executivo ano após ano sem nada fazer, nem mesmo aquilo que promete.
E pior que não fazer nada é gastar 100 milhões de Euros por ano sabe lá Deus no quê.
O Marketing político deste Executivo ou lá o que lhe queiram chamar, é passar quatro anos sentado numa boa cadeira mas, a meia dúzia de meses das eleições, toca a trabalhar.
Agora, para qualquer lado que se olhe é uma obra aqui, outra ali, devo acrescentar que desnecessárias porque não passam do retocar da maquilhagem
Apenas servem para enganar os tolos ou aqueles que não vêem ou pior que não querem ver.
Concordam com este tipo de Marketing Político?
Acham normal?
Pois eu acho que este Marketing político é bem pior do que os cartazes ou Outdoors.

Anónimo disse...

É verdade o que diz, caro Ponto Verde.
Basta ver o que vai acontecendo na blogosfera, em especial ultimamente.
Mas o mais interessante ainda, para quem anda atento a estas coisas, é o facto da falta de imaginaçao da CDU até na utilização deste meio.
Senão veja-se os dois blogues conhecidos da CDU - Aldeia de Paio Pires e Seixal Sim, que se limitam a repetir o mesmo tema, no mesmo dia.
Será que vão dizer que é para reforçar a ideia que querem passar?
Se o primeiro, por vezes, mais não era que puro vómito, do segundo liam-se, com maior ou menor interesse, as opiniões de um deputado municipal devidamente identificado.
Agora unem-se.
Fica a dúvida de quem fica a ganhar e quem fica a perder.