sexta-feira, setembro 02, 2011

CRIME DIGO EU ! (5)



Sobre os posts desta semana e as várias vertentes da situação aqui trazida, não deixa de ser evitente que se trata de uma posição de "Mando, Quero e Posso" por  parte de um grande capitalista e proprietário florestal com pretensões imobiliárias, impedidas ao longo dos anos pelos residentes locais que se têm  escudado...  na LEI!


Uma lei que diz que a zona é protegida desde 1993 , que é non-edificandit , não se pode construír portanto  , e que os proprietários estão obrigados à manutenção da floresta e à sua reflorestação até mesmo em caso de incêndio .


A autarquia, conhecedora de todos estes pontos, até porque é quem fez a lei (Plano Director Municipal) vá-se lá a saber com que finalidade ... tem dado encobrimento a todas estas situações, incluindo os últimos desenvolvimentos, ou seja uma desmatação feita a coberto ... primeiro do "Corte de madeira queimada e depois "Controlo do nemátodo do Pinheiro"... sempre justificada pela autarquia ao seu mais alto nível.


O que se assiste agora  é à tomada de uma posição de força por parte da empresa ANITEX  perante as acções de cidadania que decorrem desde a constituição de um Grupo de Residentes em defesa da floresta em 1999.


Há aqui inúmeras situações a serem respondidas pela autarquia do Seixal, tal como há motivos de sobra para um trabalho jornalístico de fundo, mas a cereja no topo do bolo num trabalho sobre este tema e que daria uma bela notícia de primeira página , é que um dos residentes que se encontra impedido de aceder ao Centro de Saúde de Pinhal de Frades ... é nem mais nem menos que o Ex. Bastonário da Ordem dos Médicos , o Seixaleiro Professor Carlos Ribeiro ! ... já imaginaram o título de primeira página que isto dava para a rentrée  ?

Sem comentários: