terça-feira, agosto 16, 2011

"ELEFANTE BRANCO"



Do Blogue Rumo a Bombordo um oportuno texto do Vereador Samuel Cruz a merecer uma resposta URGENTE!


O ou um Elefante Branco é, em Português de Portugal, uma expressão idiomática, que designa algo dispendioso e de pouco valor, da qual o possuidor dificilmente se livrará tendo de arcar com um custo de manutenção desproporcional face à utilidade da coisa. 
Em política designa-se por Elefante Branco uma obra pública sem utilidade ou de pouca utilidade face ao seu custo de construção e, em especial, de manutenção.

O termo tem, historicamente, a sua origem nos elefantes albinos mantidos pelos monarcas do sudoeste asiático que os consideravam sagrados e contém em si uma subtil, ou nem tanto, ironia ligada a um estabelecimento comercial, situado na Rua Lisboeta com o nome dum deputado regenerador eleito pelo círculo de Mogadouro e acérrimo defensor do mapa cor-de-rosa.

Vem isto a propósito do novo, caro e pouco utilizado edifício da Câmara Municipal do Seixal que reúne justamente todas as características para ser considerado o Elefante Branco de Alfredo Monteiro. Na realidade o novo edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal tem um custo de manutenção desproporcional à sua utilidade, senão atente-se em apenas dois curtos mas ilustrativos exemplos:

- A renda é na ordem dos trezentos mil Euros/mês – pagando, apenas o parque de estacionamento (construído nas traseiras do edifício e sem acesso directo ao mesmo para os utentes) cinquenta mil Euros mensais de renda.

- Já no que toca à adequação do edifício às reais necessidades da autarquia atente-se neste número, segundo o relatório do mês de Maio elaborado pela Divisão de Administração Geral do município a taxa de ocupação de salas foi de 17,50% (dezassete e meio por cento)!

Face ao exposto é bem caso para dizer, Sr. Presidente mais valia que tivesse gasto o dinheiro em…

Enfim, em algo mais útil à população que paga impostos neste concelho.

9 comentários:

Anónimo disse...

Se calhar este post até podia fazer sentido se não tivesse na origem um eleito do PS. Afinal, elefantes brancos o PS é lider nesta matéria, seis anos de governo e deixaram Portugal na miséria. seis anos de governaçao socialista e deixaram os portugueses bem mais pobres, desde cortes nos salários, nos abonos e prestações sociais, ás dificuldades no acesso á saúde, educação e justiça, passando pela enorme recessão e divida publica astronómica até ao aumento drástico dos impostos directos e indirectos. Os portugueses pagam cada vez mais estado, para ter cada vez menos estado. Isto tudo reflecte uma governação desastrosa a que PSD dá continuidade com os recentes cortes no subsidio de natal e aumentos de gas natural e electricidade. Estes governantes são os verdadeiros elefantes brancos.

José Geraldes disse...

Sócrates, perdoa-lhes que eles não sabem o que dizem.
Para além disso, este anónimo tem parcialmente razão: não é se calhar, é que este comentário está mesmo encalhado como um espinho na garganta dos desgovernantes e mandantes comunistas da CMS.
E já agora quando é que o Alfredo Monteiro começa a respeitar o Estatuto de Oposição.

Maria do Carmo disse...

Caro A-Sul,
Permita-me que aproveite o seu blogue para deixar um alerta a todos os que, infelizmente, tenham de aceder aos serviços do Hospital Garcia de Orta.
A empresa multimunicipal ECALMA tem ordens para rebocar TODOS os carros que se encontrem estacionados fora do parque de estacionamento do Hospital, que todos sabemos, não tem capacidade para albergar as centenas de pessoas que ali vão diariamente.
Hoje fui, tal como dezenas de pessoas, vítima desta nova norma de uma empresa pertencente à Câmara Municipal de Almada.
Mais uma forma de apanhar dinheiro ao "povo", enquanto, infelizmente, os moradores do Seixal não vêm construído o Hospital que precisam e merecem.
http://janaoseinao.blogspot.com/2011/08/ecalma-e-fartar-vilanagem.html

Anónimo disse...

Exmo Sr. José Geraldes, certamente o Sr. Socrates irá me perdoar, mas todos aqueles milhares de portugueses que ficaram no desemprego, viram a sua vida desqualificar-se, perder a sua casa, ficar sem abonos, pagar mais impostos, ter dificuldade em colocar os seus filhos no ensino, não ter acesso á saúde nem á justiça, viver em condições de miséria e recorrer ao banco alimentar, esses não irão de certeza perdoar ao sr. Socrates. E é verdade, como anonimo se calhar não tenho parcialmente razão, ate devo ter toda a razão, mas não pela actuação da CMS nem dos seus mandantes comunistas, afinal não foram os comunistas que levaram portugal á falência, mas sim os Socialistas, sabe, aquele partido dito de esquerda, mas disso apenas tem a aspiração. Vejo que o senhor deve ser um dos boys do PS e que agora com a mudança de governo foi certeamente "destituido". E já agora, o PS no governo alguma vez respeito a Oposição ou os Portugueses, afinal contra factos.....

Anónimo disse...

Não, mas foram os comunistas que levaram o Seixal á falencia.
Os mandantes de 36 anos que nem de uma baia espetacular souberam tirar proveito, foram precisos 36 para agora inaugurarem um miseravel cais para barcos.
Foram os mandates comunistas que estão a hipotecar o futuro do concelho com dois prédios que não servem a ninguem senão a eles próprios e aos construtores que teem apoiado estes anos todos.
E quando toda a gente no Seixal abrir os olhos a quem é que vão pedir perdão?

Anónimo disse...

Os comunistas levaram o Seixal á falência, certamente não, se fosse verdade os jornais e noticiarios teriam eles também alegramente dado essa noticia. Mas, se falarmos de Autarquias do distrito de setubal, posso dizer que 16 anos de PS em Setúbal arruinaram sim a Câmara que ainda hoje paga dividas do sr mata caceres. 8 anos de PS em Sesimbra arruinaram a Câmara que viu a sua divida triplicar chegando aos 25 milhoes de Euros, O sr Penim fez um belo trabalho de destruição onde o seu assessor ganhava mais de 5.000€ mensais. No Barreiro os socialistas também meteram a mão, mas felizmente só duraram um mandato antes de afundarem a Câmara em dividas astronómicas. ISto sim são exemplos de gestão danosa, tal como fizeram no Governo da República. Mas eu sei porque os sr.s persistem em dizer mal dos comunistas. Porque são os comunistas que expõem as fraudes, as corrupções, os tachos e os compadrios. Despeço-me desta forma desejando uma forma seria de fazer politica, sem ataques mesquinhos e de nivel verdadeiramente baixo. esperando por parte do PS Uma forma de fazer politica construtiva. Bem haja

Anónimo disse...

Muito bem dito.
Mas sabe porque é que em Almada, no Seixal, em Palmela, e, na Moita os gastos astronomicos e as dividas ainda não foram desmascaradas?
Pense lá bem...

Anónimo disse...

Vêem para aqui defender os corruptos!!! esquerda, direita, centro, é tudo a mesma bosta, querem é afiambrar para si e para a sua prol. Este País já não tem solução, principalmente quando é governado por um governo que só 10 % da população elegeu...

José Geraldes disse...

Eu, de facto, não gosto mesmo de anónimos, pois, no caso em apreço o anonimato não permite revelar nem o sujeito nem a estupidez. Oh seu idiota, boy é a sua tia. E já agora, esqueceu-se de acrescentar ao rol das desgraças socráticas, a gripe das aves e a doença dos piriquitos que lhe atingiu a mioleira. Dê a cara seu trambolho!