quarta-feira, janeiro 19, 2011

PARA MEMÓRIA FUTURA DE UM PASSADO PRESENTE 3


E já que estamos a falar da Flôr da Mata , que tal relembrarmos mais uma promessa não cumprida da actual vereação CDU,não há três anos como indica o cartaz, mas há quatro e onde se prometia a construção de algumas dezenas de fogos a serem ali construídos... só que na realidade :

- NADA DE "SOCIAL" ALI FOI CONSTRUÍDO! Apesar de escandalosamente terem sido construídos vários prédios naquele local e de alguns estarem há anos por vender e terminar...

Mas há uma história para contar :




É essencial que se conheça o longo percurso e os muitos interesses que desaguaram no actual Plano de Pormenor de Vale de Chícharos , nesse sentido estamos a fazer verdadeiro serviço público , fazendo um historial de todo o processo e de alguns dos interesses envolvidos , relembrando que o tema tem vindo aqui a ser tratado ao longo dos anos, como fica demonstrado .


a-sul 15 de Maio de 2008

« Penso que já deu para perceber que a habitação dita "social" , pelo menos no Seixal, não é um acto de puro Samaritanismo, mas antes um grande negócio, que rende muito dinheiro e não será por acaso que são neles utilizadas sociedades off-shore , neste caso a URBANGOL LIMITED , no caso da alteração de uso do solo e construção na Flôr da Mata , a MEDANAN LIMITED !

O que também não deixa de ser curioso são as figuras que representam essas empresas, e no caso de Vale de Chícharos é mesmo muito curioso, na medida em que quem assina o protocolo com a Câmara do Seixal é o cidadão Carlos Ramildes !

E quem é o cidadão Carlos Ramildes ? Bom , Carlos Ramildes foi um ilustre membro da Comissão Politica e do Comité Central do Partido Comunista Português e deputado pelo mesmo partido.

O cidadão Carlos Ramildes assumiu-se como crítico do Partido em Julho de 2002 , tendo assinado um abaixo assinado com 44 nomes , onde constavam também os de Alfredo Monteiro (pres. da CM.Seixal) , Carlos Sousa (Ex. pres. CM Setúbal) e Eufrázio Filipe (Pres . Costa Azul).

Não é curioso que seja o cidadão Carlos Ramildes a dar a cara pela URBANGOL (?) , hoje uma empresa na lista dos maiores devedores ao Fisco (clique, ver pag 24 ,linha 12) , a assinar um chorudo Jackpot com uma autarquia PCP liderada por um seu camarada de reformador "infortrúnio" (?) »

a-sul 14 de Maio de 2008

« As Torres de Vale de Chicharos junto à urbanização denominada Quinta da Mata (não confundir com Flôr da Mata) no Fogueteiro é, nas palavras da autarquia "uma chaga social" , nas palavras da polícia "um bairro problemático " e nas palavras da opinião pública, o "JAMAICA" !

Este bairro será tudo isto, mas não só , é também a ponta do iceberg de um mega negócio imobiliário.

Além disso é local de exploração de imigrantes ilegais e/ou de poucas posses ou recém chegados e em fase de instalação em Portugal, esta exploração é feita por outros imigrantes já instalados que transformaram um apartamento em vários cubiculos que sub-alugam .


É também local referenciado de refúgio de boa parte da criminalidade do concelho do Seixal , tráfico de droga, receptação de produtos roubados e como não podia deixar de ser , car-jacking .


Quanto à ponta do iceberg, a história já aqui foi contada , pode ver na íntegra aqui (clique) , aqui (clique) , também aqui (clique) , e aqui (clique) , numa definição dada pelo DN em artigo de Cristina Vargas, este é um...:


"Problema que remonta aos anos 70 - A Jamaica, designação pela qual é conhecida a zona de Vale de Chixaros, situa-se a poucos metros da EN 10.Apenas uma fileira de edificios oculta este bairro degradado, onde não existem esgotos , a àgua e a luz eléctricas são «puxadas» ilegalmente da rede e os moradores são por vezes protagonistas de noticias relacionadas com detenções ou tráfico de droga. É a situação mais complicada do concelho do seixal, que remonta aos anos 70, deriva do embargo à construção, falência do promotor e luta complicada nos tribunais"

Nesse artigo, já com alguns anos, a Câmara do Seixal anunciava numa das suas caracteristicas encenações , que "Bairro Jamaica começa a ser demolido esta semana" ... pois terão demolido alguma coisa, mas não o Bairro que lá continua , apesar da situação legal e de propriedade ter evoluído desde então e em 2001 publicava o semanário Tal & Qual
de 22/06/01 que a construção do PER da Flôr da Mata (zona protegida de floresta ) é :

«uma mega operação de realojamento e engenharia financeira" com vista a resolver "o problema conhecido como a Quinta do Mocho da Margem Sul"(...) no coração do Fogueteiro e recentemente vendida pela Caixa Geral de Depósitos aos construtores A.Silva & Silva e Teodoro Gomes Alho, segundo informação recolhida pelo T&Q junto de fonte autárquica»



Ora apesar da alegada propriedade do Grupo A.Silva & Silva , é a Urbangol (uma empresa off shore ) ; segundo o Boletim Municipal , "constituída por várias empresas do distrito de Setúbal" e Teodoro Gomes Alho que assinam com a Câmara um protocolo que básicamente permitia tirar dali os ocupantes ilegais, realojá-los , permitindo a contrução naquele local de uma urbanização de luxo , nas palavras do Boletim Municipal e seu promotor , através de :

Carlos Ramildes, da Urbangol, afirma que, se pudesse, as obras de construção de 170 fogos, mais de 300 locais de estacionamento e espaços verdes arrancariam já. «Vamos trocar uma zona que é uma chaga social por uma de excelência de habitação», referiu. » (23/8/2009)

27 comentários:

Anónimo disse...

Câmara do Seixal está à deriva. Sem dinheiro e sem organização é o caos total. Desde o presidente aos vereadores da cdu a incompetência é total. Todos metidos dentro dum edifício ridiculo de tão grande que mais parece uma gare aeronáutica estão todos desnorteados por não conseguirem dar arrumação à casa que eles próprios criaram e que eles proprios destribuiram os tachos por gente do mais incompetente que havia. E andavam todos contentinhos enquanto não perceberam que o caos se estava a instalar. Já se esperava que o caos se instalasse na camara com tantos incompetentes e mediocres. A seguir só falta a população nas próximas eleições tirá-los de lá que já chega.

Anónimo disse...

Esta manifestação vai ser um verdadeiro cartão amarelo à prepotência, ao compadruio, à inompetência.

É preciso dizer BASTA e que este modelo de urbanismo em massa . Não foi isto o que os cidadãos escolheram quando votaram na CDU.

Nada disto estava no programa da CDU que sempre prometeu conservar e defender o ambiente e o património do Seixal.

Anónimo disse...

Vai ser uma big manif, a população está toda revoltada com o que fizeram ao pinhal . Não há direito.

Anónimo disse...

Os Kamaradas andam tão caladinhos. Estão todos na campanha do Kamarada Lopes ?

Anónimo disse...

ó amigo então eles agora só podem comentar de casa, não vá a judiciária fazer uma visita aos computadores de certos "comentadores" ali para o lado do Elefante Branco.
É por isso que uma certa passaroca até já retirou o registo da hora dos "Comentadores" não fosse dar muito nas vistas que agora só faz serão ehehehehe...

Anónimo disse...

LLLLOOOOLLLLL

ELEFANTE BRANCO !!!

LLLLLOOOOOLLLL

Fernando Teixeira disse...

Os cidadãos de Pinhal dos Frades viram o corte dos pinheiros do IC 32 e ficaram apreensivos, mas tratava-se de uma obra pública, com estudo de impacto ambiental e supervisão da câmara , mas revoltou-se quando há casos de grande injustiça como o da familia Silva e outras. Até o lar de idosos é prejudicado com a nova autoestrada a passar junto ao muro.

Depois viram andarem a pôr marcos em todo o pinhal, a marcar pinheiros e a cortá-los.

Continuaram mesmo assim a considerar a câmara como pessoa de bem e queixaram-se. A cãmara em vez de mandar um fiscal, alguém da sua suposta agência de ambiente a AEERPAS, nada fez. Pior, desculpou quem andava a fazer os cortes dizendo a todos tratar-se de corte de madeira queimada.

A câmara mentiu oficialmente aos cidadãos e ao vereador Paulo Cunha que remeteu um pedido de esclarecimento. Desconhece-se o andamento das queixas enviadas à Brigada do ambiente da GNR logo no princípio de Dezembro.

A CÂMARA MENTE , E UMA CÂMARA QUE MENTE E NÃO ESTÁ DO LADO DOS CIODADÃOS HONESTOS , TRABALHADORES E QUE PAGAM IMPOSTOS, É UMA CÂMARA QUE ESTÁ COMPROMETIDA COM OUTROS INTERESSES E COM OUTROS INTERESSADOS.

É UMA VERGONHA VER O PCP DO LADO DO GRANDE CAPITAL E TOMAR POSIÇÕES RACISTAS E XENÓFOBAS PARA ALIMENTAR UM NEGÓCIO ENTRE OFF-SHORES E QUE MEXE COM A VIDA DE MUITAS PESSOAS.

OS REALOJADOS NÃO MERECEM QUE OS PONHAM NUM GUETO LONGE DE TUDO, A POPULAÇÃO DE PINHAL DOS FRADES NÃO MERECE QUE PONHAM A SUA REVOLTA E PROBLEMAS SOCIAIS QUE A URBANGOL ASSUMIU MAS AGORA DESCARTA , PARA CIMA DA SUA VIDA DE TRABALHO E DAS POUPANÇAS E SACRIFICIOS DE UMA VIDA

POR ISSO VOU À MANIFESTAÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO.

Fernando Teixeira disse...

Os cidadãos de Pinhal dos Frades viram o corte dos pinheiros do IC 32 e ficaram apreensivos, mas tratava-se de uma obra pública, com estudo de impacto ambiental e supervisão da câmara , mas revoltou-se quando há casos de grande injustiça como o da familia Silva e outras. Até o lar de idosos é prejudicado com a nova autoestrada a passar junto ao muro.

Depois viram andarem a pôr marcos em todo o pinhal, a marcar pinheiros e a cortá-los.

Continuaram mesmo assim a considerar a câmara como pessoa de bem e queixaram-se. A cãmara em vez de mandar um fiscal, alguém da sua suposta agência de ambiente a AEERPAS, o vereador do ambiente, ou o vice presidente que andou a apregoar o IC32 e escondeu muita coida, por exemplo que iria ser uma via com portagem , e que não ía passar unde era suposto, nada fez. Pior, desculpou quem andava a fazer os cortes dizendo a todos tratar-se de corte de madeira queimada.

A câmara mentiu oficialmente aos cidadãos e ao vereador Paulo Cunha que remeteu um pedido de esclarecimento. Desconhece-se o andamento das queixas enviadas à Brigada do ambiente da GNR logo no princípio de Dezembro.

A CÂMARA MENTE , E UMA CÂMARA QUE MENTE E NÃO ESTÁ DO LADO DOS CIODADÃOS HONESTOS , TRABALHADORES E QUE PAGAM IMPOSTOS, É UMA CÂMARA QUE ESTÁ COMPROMETIDA COM OUTROS INTERESSES E COM OUTROS INTERESSADOS.

É UMA VERGONHA VER O PCP DO LADO DO GRANDE CAPITAL E TOMAR POSIÇÕES RACISTAS E XENÓFOBAS PARA ALIMENTAR UM NEGÓCIO ENTRE OFF-SHORES E QUE MEXE COM A VIDA DE MUITAS PESSOAS.

OS REALOJADOS NÃO MERECEM QUE OS PONHAM NUM GUETO LONGE DE TUDO, A POPULAÇÃO DE PINHAL DOS FRADES NÃO MERECE QUE PONHAM A SUA REVOLTA E PROBLEMAS SOCIAIS QUE A URBANGOL ASSUMIU MAS AGORA DESCARTA , PARA CIMA DA SUA VIDA DE TRABALHO E DAS POUPANÇAS E SACRIFICIOS DE UMA VIDA

POR ISSO VOU À MANIFESTAÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO.

Anónimo disse...

Tomo a liberdade de fazer um paste sobre as afirmações do vereador Paulo Edson Cunha, no seu blog.-A Revolta das Laranjas:

"A minha opinião sobre o Blogue A-Sul?

Já a dei vezes sem conta, mas tenho todo o gosto em repeti-la:

Tirando alguns excessos que obviamente não acompanho e, até condeno, quer dos posts, quer sobretudo dos comentadores, da linguagem destes, muitas vezes desadequada, o Blogue em si ("A-Sul") e o trabalho do "Ponto Verde" são um inestimável contributo cívico de que o concelho do Seixal muito tem beneficiado.

As sociedades não devem ser acríticas sob pena de estagnarem, por isso as criticas aos últimos executivos, justas ou injustas (e muitas justas, do meu ponto de vistas) deverão ser encaradas pelos seus responsáveis como um desafio para melhorar ou desmentir essas mesmas criticas.

Eu, enquanto autarca, enquanto cidadão, ou político, tenho sido vítima de muitas dessas opiniões desfavoráveis, algumas a roçar o insulto, incluindo no "A-Sul" e, nessas alturas, tento sempre aprender e melhorar com o que leio. E não me queixo..."

Anónimo disse...

Como é que a câmara perante uma queixa , em vez de verificar, desculpa o prevaricador ?
Será que está conivente com a desmatação?
É como sermos assaltados e quando formos fazer uma queixa , a policia começar a justificar o ladrão e, em vez de actuar, começar a dizer, veja lá, se calhar não era bem ladrão, mas alguém que se enganou e entrou na casa errada, ou então entrou ne sua casa , mas não era por mal.
Isto é uma corja.

Anónimo disse...

De certeza que no dia da manifestacão já vão andar por lá alguns caceteiros para depois fazerem o relatório aos donos.

Anónimo disse...

Comentador das 12.30, domingo vamos ver se o povo se identifica mais com "os excessos" do "fascista" a-sul ou com os politicos que os "representam".

O a-sul denunciou quase no imediato o que se estava a passar com a desmatação, mas, enquanto os politicos trocavam missivas e tentavam verificar o que se verificava em cinco minutos de caminho desde o Elefante Branco ... um trabalhador de Leste e um Brasileiro, munidos de moto-serra , acabaram com os pinheiros.

Curiosa esta discussão sobre o a-sul, quando o que está em causa é se há ou não corrupção na câmara do Seixal e se as denúncias do a-sul têm ou não fundamento.

Gostaria de informar o Dr.Paulo Edson que o que o que tenho lido no a-sul fica muito aquém das conversas de café onde a opinião que o povo tem dos politico está , justa , ou não , muito por baixo e, a culpa não é do a-sul.

Andam a querer encanar a perna à rã, é o que é.

Anónimo disse...

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME, AUDITORIA À CÂMARA DO SEIXAL JÁ!

Anónimo disse...

Peraí!!!!

"O cidadão Carlos Ramildes assumiu-se como crítico do Partido em Julho de 2002 , tendo assinado um abaixo assinado com 44 nomes , onde constavam também os de Alfredo Monteiro (pres. da CM.Seixal) , Carlos Sousa (Ex. pres. CM Setúbal) e Eufrázio Filipe (Pres . Costa Azul).

Então os camaradas que agora tanto defendem o PC (excepto o outro que foi corrido) já se levantaram em crítica???

LLLOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLL
Lindo!!!!

Anónimo disse...

Outros que vão estar presentes na manifestação a favor do ambiente são os tais eleitos pelo Partido Ecologista Os Verdes, ai vão vão!!

LLLOOOOOOOLLLLL

Carla disse...

Os senhores da Jamaica a quem a câmara quer dar casa nova com o dinheiro dos nossos impostos numa zona protegida têm TV cabo como se vê nas imagens, não pagam electricidade nem água, nem contribuições.
Mas quem é esta gente que se julga com mais direitos que todos nós ? E que exige que nós continuemos a pagar, a pagar, a pagar para eles ?
A vida há dez anos quando isto começou, não era a mesma de agora.Não havia tatas casas construídas sem gente a morar , porque não põem essa gente que precisa de casa bem integradas em casas que já estão construídas ?

Anónimo disse...

A Carla tem razão,há dez anos também não foram ao bolso dos funcionários publicos, professores, etc, como agora.
Há dez anos não andávamos a falar da dívida , das taxad de juro , dos mercados como agora se fala todos os dias.
Se não há dinheiro para pagar os nossos salários ,e para aliviar os nossos impostos, também não há para negócios imobiliários e para dar casa nova a estrear a quem vive numa economia e numa sociedade paralela , muitas vezes até da criminalidade.
Isto é uma afronta a quem leva uma vida honesta e cumpridora da lei.
É por isto que vou lá estar a protestar no domingo.

Anónimo disse...

Ó Carla, não vá nas aparências. O Objectivo não é dar casa, sew fosse não faltam casas por esse concelho ou não falta terreno naquele local para instalar as pessoas no local onde moram e onde tê acesso a escolas, comércio, serviços etc...

O Objectivo é dar dinheiro a ganhar à offshore que tém o terreno da Flor da Mata e à construtora que tem direitos de preferência.

O Objectivo é desocupar Vale de Chícharos para lá fazer uma urbanização de luxo.

Claro que é a Carla e quem paga impostos que alimenta tudo isto.

Anónimo disse...

Estes politicos emproadinhos e muito bem educados não vão a lado nenhum, é por isto que gramamos com trinta e tal anos de PCP. Se não fosse o a-sul por vezes partir a loiça toda, não sei como seria, até parecia que vivemos num paraíso terrestre.
Os do PS nem piam.

Renato disse...

Caro ponto verde , leio o seu blogue desde Luanda, aqui um prédio desses como mostra nas imagena é um condominio de luxo, na baixa de Luanda há ainda muitos prédios assim . É cultural . Se foi uma empresa de capitais angolanos que comprou sabem do que falo e sabem o risco que corriam ao comprar aqueles edifícios habitados e como estavam.

Anónimo disse...

No final desta lenga lenga uma vez mais poderemos ver tudo o que aqui se afirma neste blogue é mentira e se da outra vez enganou muitos desta engana menos, chegará a altura em que falará sozinho.

Anónimo disse...

Há altos apartamentos nessas torres, essa é que é a verdade.

Anónimo disse...

Este tema vem confirmar muitas coisas. Com coragem para combater os kumudistas no terreno há apenas o vereador Paulo Edson porque os xuxinhas fazem muito barulho mas depois estão sempre do lado dos kumudistas. Foi a vergonha no plano de pormenor da siderurgia, na restruturaçao da camara e na flor da mata.
O Bloco de Esquerda então é a maior vergonha porque o vereador e os deputados municipais estão sempre do lado dos kumudistas
Ao a-sul o meu muito obrigado porque embora anonimamente e la saberá porquê (axo k trabalha na camara como o Alfredinho disse) pelo trabalho de cidadania reconhecido por todos.

Anónimo disse...

Há um vereador do BE no Seixal ? Esta pergunta não é ironia, é mesmo a sério .Se há mesmo algum vereador do BE no Seixal , ou dos Verdes, gostava de ser informada . Obrigado.

Paula Sousa disse...

Meus amigos não devem confundir as coisas. Estamos todos do mesmo lado. Os que fazem os requerimentos contra a Câmara e os que denunciam no terreno. E só há um a fazer requerimentos no local certo e só há um a denunciar no local certo.
Do outro lado estão os outros. os comudistas, os kumudistas os mascarados de verdes de esquerdistas e de socialistas.

Anónimo disse...

É muito engraçado ver a contra-informação a funcionar. Está nos manuais.

Anónimo disse...

Uma contra informação que agora nem assina (ahahahahahahah), ou não lhe tivessem tirado o tapete debaixo dos pés publicamente (mas so publicamente, se é que me faço entender).