sexta-feira, janeiro 21, 2011

PARA MEMÓRIA FUTURA DE UM PASSADO PRESENTE 5


Post publicado originalmente em Agosto de 2008

Sobre o meganegócio de Vale de Chícharos vs Flôr da Mata, aqui trazido a lume ontem , muito se tem falado até chegarmos , em Agosto de 2008 , à consulta pública . E muitos foram os alegados interesses que foram desfilando ao longo dos anos, uma longa novela aqui também analisada no a-sul , vejamos por exemplo :
________________________________________________

a-sul ; 6 de Outubro 2005 -

« (...)
O Vereador Ricardo Ribeiro incluia este negócio num pacote mais vasto que incluiria "segundo se dizia à altura" o negócio do PER da Flor da Mata e da Cucena, relembra-se que todos estes negócios tinham alegadamente ligações ao Grupo A Silva e Silva ( o proprietário das instalações dos "serviços operacionais", agora senhorio da CMS) , o Bairro da Cucena foi construido entretanto em terrenos industriais (isolados , de onde resultou mais um gueto) também do grupo A.Silva & Silva, e por uma empresa do Grupo A.Silva e Silva.este terreno é vizinho do Mestre Maco Seixal (participado A.Silva e Silva) e antiga ASSICOMATE (grupo A.Silva e Silva). (...) e já agora acrescento, que o Grupo A.Silva & Silva é o construtor, proprietário e senhorio dos novos Paços do Concellho do Seixal , que a autarquia arrendará daqui para o futuro...e que os nossos filhos e netos irão pagar...

(...) " Por sua vez a
construção do PER na Flor da Mata em àrea protegida, permitida por meio de um subtil "Plano de Pormenor" e alteração de uso do solo,desocuparia os prédios de Vale de Chicharos , como referia o Tal & Qual de 22/06/01: «"uma mega operação de realojamento e engenharia financeira" com vista a resolver "o problema conhecido como a Quinta do Mocho da Margem Sul"(...) no coração do Fogueteiro e recentemente vendida pela Caixa Geral de Depósitos aos construtores A.Silva & Silva e Teodoro Gomes Alho, segundo informação recolhida pelo T&Q junto de fonte autárquica» (...) "
__________________________________________________

a-sul ; 3 Maio 2007

Citando o Coreio da Manhã : (...)
TORRES ALBERGAM 150 FAMÍLIAS

« Os primeiros a chegar foram um grupo de são-tomenses. Em 1983 encontraram um local para morar, na Quinta dos Chicharros, Fogueteiro, no concelho do Seixal. Várias torres, todas com mais de cinco andares, foram deixadas a meio pelos construtores civis e estavam prontas a ser ocupadas, sem ser necessário pagar de renda. Havia só um problema: os prédios tinham apenas pilares e placa. Mas isso não afastou os novos moradores. Com o passar dos anos, amigos e compatriotas assentaram tijolos, levantaram paredes e foram criando um ambiente mais familiar para os filhos. (...) »

A noticia é do Correio da Manhã e é um retrato da génese da violência urbana no concelho do Seixal que deixou ontem à noite, um rasto de destruição em estabelecimentos comerciais e equipamentos urbanos como sejam as paragens de autocarro, mais não digo, para evitar os habituais epitetos de "racismo" e "xenofobia" quando o que queremos sublinhar nestes caso são as politicas de urbanismo, de construção de bairros de realojamento e a cultura de laxismo e de sub-desenvolvimento numa autarquia que promove acções de degradação urbana geradora de um mau estar urbano como é o caso dos grafitti .

Passo a citar:
«
Os moradores da Av. 1.º de Maio, no Fogueteiro, Seixal, viveram ontem uma madrugada de sobressalto. Um grupo de cerca de trinta jovens, residentes na freguesia da Arrentela, destruiu à pedrada as montras de vários estabelecimentos comerciais daquela artéria, minutos depois de ter abandonado à pressa o bairro do Jamaica, situado nas imediações do local dos distúrbios. »
________________________________________

a-sul 15 de Maio de 2008 (...)

« A proposta dos compradores em acordo com a Câmara do Seixal é retirar aquelas pessoas para outro local numa fórmula de realojamento - à custa do erário publico - libertando aquele terreno central , em malha urbana valorizada , para construção - privada - de luxo .

"Contrapartida" dada à autarquia para realojar... 500 mil euros... isto para construírem 170 fogos de luxo ... ou seja se dividir os € 500.000 por os 170 fogos de luxo, significa que a URBANGOL/Gomes Alho teria só que encarecer os seus apartamentos em 3352 EUROS (imagine o negócio..) para além disso a vizinha Urbanizaç
ão da Mata (que há anos está por vender) viria finalmente retorno do seu investimento....


Isto para além de que, quem vai construir o tal bairro de realojamento (até podem ser os mesmos) , não o faz em terreno urbano de grande valor, como é a localização da JAMAICA onde querem fazer um condomínio de luxo, mas sim, ou em "terreno Industrial" como a Cucena ou "agrícola e florestal", como a Flor da Mata.

Bastam os "acertos" para construir.... que com o devido passe de mágica da câmara ... um terreno "sem valor" passa a urbano encaixando logo ali, o valor investido ... e muito mais... uma vez que garantidamente os apartamentos construídos sob estes protocolos , são asseguradamente
e salvaguardadamente ...comprados pela autarquia ! »
___________________________________________________

ISTO ENQUANTO QUE É A NÓS , A QUEM NINGUÉM DÁ CASA, OU PAGA A ÀGUA OU A LUZ COMO NA JAMAICA! QUE VÃO AO BOLSO PARA PAGAR ISTO TUDO, MAIS AS ESTRADAS AOS EMPREITEIROS DO COSTUME
SOMOS NÓS TAMBÉM QUE PERDEMOS A FLORESTA , E A QUALIDADE DE VIDA QUE ESCOLHEMOS.

É POR ISTO QUE :

DOMINGO

CARAVANA DE PROTESTO , BUZINÃO CONTRA A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA EM PINHAL DOS FRADES , CONTRA O NOVO TRAÇADO DO IC32 E DESFLORESTAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO BAIRRO NO PINHAL!

ENTREGA DE CÓPIA DO PEDIDO DE REABERTURA DE PROCESSO DIRIGIDO À PROVEDORIA DE JUSTIÇA, AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO SEIXAL.

PROXIMO DOMINGO 23 DE JANEIRO 16H , CENTRO SOLIDARIEDADE PINHAL DE FRADES




16 comentários:

Anónimo disse...

A Polícia Judiciária realizou buscas nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, disse fonte da Câmara Municipal.

Fonte da autarquia afirmou que "a PJ deslocou-se aos SMAS de Almada na passada quinta-feira, dia 13, com um mandato legal".

A mesma fonte camarária adiantou apenas que "foi dada toda a colaboração possível à polícia por parte dos serviços", escusando-se a prestar mais esclarecimentos.

A notícia das buscas foi publicada na última edição do "Observatório Autárquico", de 19 de Janeiro, redigido e distribuído pela Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada.

Contactada pela Lusa, fonte da PJ disse que não comentava o assunto.

Anónimo disse...

A população do Pinhal e da Flôr da Mata, das Laranjeiras vai toda em peso a esse buzinão para de uma vez por todas a câmara desistir de vez com a urbanização de uma floresta protegida no próprio Plano Director do Seixal.
Os cidadãos têm razão e já a demonstraram.

REVOLTADO disse...

«Os primeiros a chegar foram um grupo de são-tomenses. Em 1983 encontraram um local para morar, na Quinta dos Chicharros, Fogueteiro, no concelho do Seixal. Várias torres, todas com mais de cinco andares, foram deixadas a meio pelos construtores civis e estavam prontas a ser ocupadas, sem ser necessário pagar de renda. Havia só um problema: os prédios tinham apenas pilares e placa. Mas isso não afastou os novos moradores. Com o passar dos anos, amigos e compatriotas assentaram tijolos, levantaram paredes »

DURANTE TODO ESTE TEMPO ONDE ANDAVAM OS FISCAIS DA CÂMARA ?

A SEREM SUBORNADOS PARA JUSTIFICAR O ESTILO DE VIDA E O PATRIMÓNIO BEM ACIMA DOS SEUS SALÁRIOS E EXTORQUIR QUEM PODIAM PELO SEU PEQUENO-GRANDE PODER?

E OS CHEFES ? E OS VEREADORES ? OU TUDO ISTO NÃO ACONTECEU POR ACASO MAS NUMA ESTRATÉGIA A LONGO PRAZO PARA SACAR AQUELES PRÉDIOS À CAIXA?

Joaquina disse...

anónimo das 1/21/2011 10:12:00 AM
É melhor falares só por ti, há muitas pessoas que moram no mesmo sitio que e não estão revoltados com o que eles dizem que vai ser construído coisa que é mentira (é melhor informares te sobre isso). E aqui vai um esclarecimento para toda a gente, caso não saibam já existe há muitos anos um bairro social em Pinhal de Frades, onde moram entre outros elementos de forças policiais. É melhor não cuspirem para o ar porque pode vos cair em cima, pois algum dia vocês podem precisar de ir para lá morar, visto que estamos a ser governados por incompetentes que só querem é roubar o pais. Caso não saibam as rendas dos bairros sociais foram aumentadas por decreto governamental chegando a passar dos 300€, isso não pago eu pela minha vivenda.

Anónimo disse...

O bairro da Cooperativa das forças policiais...

sim , por mim conheço!

Uma cooperativa com fins sociais...

sim conheço!
Bjs

Anónimo disse...

O processo camarário da Câmara Municipal do Seixal 2/M/00 -Plano de Pormenor da Flor da Mata...

Conheço!

O Pano de Execução do projecto, constante de fls. 198 a 250 do (acho que 4º Volume) do Processo...

Conheço!

Documento registado sob o nº131040, com data de 20.01.2005...

Conheço!

Quando quizeres, e publicamente te apresentarei os docs.
...mas basta dirigires-te à CMS, Div Urbanismo...pedes o processo...e bingo!

Lá estará....

Bjs

flôr da mata disse...

Anda muita azia no ar, a malta anda desconectrada porque os caceteioros e controleiros já estavam destacados para as mesas de votos parea não deixarem o camarada Lopes em pior posição da que já está.

É vê-los a esbracejar lá no edifício do Elefante Branco . Os Kompensdans esgotaram nas farmácias das redondezas.

Porquê ? Porque a população do Pinhal e da Flôr da Mata, das Laranjeiras e arredores , vai toda em peso a esse buzinão para de uma vez por todas a câmara desistir de vez com a urbanização de uma floresta protegida no próprio Plano Director do Seixal.
Os cidadãos têm razão e já a demonstraram.

cidadao disse...

Ó Joaquim, caso não saiba o dinheiro para o Bairro que querem fazer no pinhal é também pago por esse dinheiro que diz que roubam dos nossos salários.

Caso não saiba os nosos concidadão policias e familias são gente que muito estimamos em todo o país , que contribuem para a nossa democracia e segurança.

O Bairro que querem fazer no pinhal é para gente que nada contribui para a sociedade, que ocupou ilegalmente o que não lhe pertence, que nada paga à sociedade por isso e que é uma fonte de insegurença e criminalidade.

Caso o Joaquim não saiba a câmara já prometeu construir prédios in-loco, já prometeu fazer na Cucena, há anos que comprou para o efeito um terreno na Quinta do Cabral. Porque não o fez?

Ó Joaquim, não se preocupe, já que acredite que o Lopes vai ganhar e que não há gente revoltada em Pinhal dos Frades, descanse e não dê crédito a esta gente.

Mas claro, não é isto o que você pensa e sabe.

O que nós também sabemos está lo blogue www.pinhalfrades.blogspot.com

Anónimo disse...

TEMOS RAZÃO ! TEMOS A LEI DO NOSSO LADO. COM RAZÃO E COM A LEI, BASTA UM, OU NO SEIXAL NÃO É ASSIM?

Anónimo disse...

No Seixal desrespeita-se a lei, vejam o caso da criança que caíu num esgoto na via pública.
Mas nesta questão, não somos um , somos muitos. Há dez anos 4000 assinaturas contra.

Anónimo disse...

Ponham a cabeça na areia e continuem a pensar que a corrupção que têm instalada será para sempre e que ninguém vê, que ninguém sabe.

A verdade é que :

DOMINGO
CARAVANA DE PROTESTO , BUZINÃO CONTRA A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA EM PINHAL DOS FRADES , SEIXAL , CONTRA O NOVO TRAÇADO DO IC32 E
ENTREGA DE CÓPIA DO PEDIDO DE REABERTURA DE PROCESSO DIRIGIDO À PROVEDORIA DE JUSTIÇA, AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO SEIXAL.
PROXIMO DOMINGO 23 DE JANEIRO 16H , C...ENTRO SOLIDARIEDADE PINHAL DE FRADES

Anónimo disse...

mas que nervosa está jakina passarona.

Anónimo disse...

Comparar um bairro social para polícias com um gueto como os que estes kamaradas teem feito nascer no seixal ultrapassa a estupidez.
Kerida Jakina, vai ler um bocado do teu Marx e deixa a conversa para os adultos.

Anónimo disse...

... e lá veio a desinformação no Boletim Municipal

-O que é o abate de árvores no ESPAÇO CANAL do IC-32 é uma coisa,

E SABEMOS DISTINGUIR MUITO BEM

-Do que foi o abate no local onde a Câmara Municipal do SEIXAL quer implantar o BAIRRO SOCIAL

Pensam que somos tolos...mas não tanto!!!

Anónimo disse...

Acho que devia poder ser criminalmente executável os autarcas que ao mais alto nível usam meios da autarquia pagos com elevados orçamentos ((mas até podia ser um folheto, e um folheto também está para aí a ser distribuído) , para mentír à população.

Já viram o medo que estes senhores têm em que nos manifestemos ?

Domingo terão a resposta de que estamos fatos de ser tratados como mentirosos e como atrasados mentais.

Anónimo disse...

é um crime o dinheiro que estes kumudistas gastam na propaganda desse asqueroso boletim, com o que pagam a um grupo de gemte e a fotografos (alguns deles a peso de ouro como avençados), como a impressão e a distribuição!!!!
É o meu e o nosso dinheiro, porra!!
E ninguém faz nada?
Deviamos todos agarrar nesse papelucho e ir deitá-lo no lago que puseram no Elefante branco em forma de protesto pelo gasto do dinheiro de todos em propaganda!!