terça-feira, janeiro 19, 2010

TABU ? E OUTRAS QUESTÕES


O tema aqui introduzido ontem, a localização do Hospital do Seixal é Tabu ?

Não é imoral haver terrenos camarários centrais como são os das antigas oficinas do Fogueteiro que estão a ser direccionados para operações imobiliárias em vez de serem equacionados para a construção do Hospital que vai ser uma unidade virada para o ambulatório com só 60 camas de internamento ?

Não é estranho que "Os Verdes" que se manifestaram ainda há poucos dias sobre o funcionamento do Hospital de Chaves , não questionem a opção da costrução do Hospital do Seixal num Sítio Rede Natura 2000 em terreno afastado da zona urbana, quando as valências do novo hospital obrigam à proximidade e à acessibilidade da população?


Não é errado que o Estado que avança com um Plano de Reconversão da Siderurgia onde vão ser gastos milhões de euros dos contribuintes, não contemple nesse investimento a criação de uma área para o novo Hospital, investimento do Governo ?

Deixo-vos com um comentário aqui deixado ontem por um leitor anónimo que aponta incoerência sobre o descartar desta última localização , cito :


«É o próprio Alfredo Monteiro a elogiar aquela localização « Alfredo Monteiro não adianta muito mais, mas diz que este plano “prevê igualmente uma forte ligação ao rio, através de uma localização de excelência pela centralidade em termos de acessibilidades” ( Setubal na Rede 27-05-2003) e que defende também no mesmo artigo que aquele local venha a ser “um local de grande qualidade de vida”

O PSD através do deputado Pedro Roque também refere a reconversão da siderurgia como «No entanto, este social-democrata acredita que esta “zona privilegiada junto ao Tejo, que se encontra um pouco abandonada,” será, no futuro, uma “zona de lazer por excelência”.»

Em termos do próprio PLANO consta :

Equipamento – dotação de equipamentos-âncora, e a instalação de equipamentos colectivos nos domínios fundamentais, quer da educação, da saúde, do desporto e da cultura;

SIM , LERAM BEM ,EQUIPAMENTOS COLECTIVOS NOS DOMINIOS FUNDAMENTAIS - SAÚDE ... BOM, SE UM HOSPITAL NÃO SE ENQUADRA NESTE CAPÍTULO, O QUE SE ENQUADRARÁ ?

PARA ALÉM DE QUE AQUELE LOCAL SE TORNARÁ DE FÁCIL ACESSIBILIDADE:

- Mobilidade e acessibilidades – estabelecimento de uma nova rede de acessibilidades, implementação de soluções de transporte colectivo, criação de condições de circulação com prioridade à circulação pedonal e ciclável, assim como a adaptação do espaço público que assegure a facilidade de deslocação a cidadãos com mobilidade reduzida;

E EM TERMOS DE QUALIDADE AMBIENTAL.

Ambiente e paisagem – requalificação da frente ribeirinha e valorização da relação com o rio Tejo e desenvolvimento de uma estrutura verde que se integre num grande corredor ecológico do Arco Ribeirinho Sul;

SE ESTE NÃO É O LOCAL IDEAL PARA A CONSTRUÇÃO DO NOVO HOSPITAL DO SEIXAL, ENTÃO TALVEZ NÃO SE JUSTIFIQUE A SUA RECONVERSÃO ! (Seixaleiro)»

19 comentários:

Anónimo disse...

Este blogue está morto, só repete os mesmos temas e as mesmas fotografias .

Tenho dito.

Anónimo disse...

pois, e então porque não vais procurar flamingos na baia? ou no turismo do Seixal?

João Freire disse...

Curioso como se desvanece o interesse dos comunistas no hospital do Seixal agora que ele já está garantido e está na hora de falar em concreto da sua localização e outros detalhes não menos importantes.

Como vimos, esse local da Rede Natura 2000 não é o único pedaço de terra "vazio" do Seixal. Administrar o território racional e inteligentemente significa escolher para o hospital o local com menor impacto ambiental, com melhores acessos e maior eficiência, certo? Se é também este o interesse da câmara e seus apoiantes, estranha-se a postura autista, recusando qualquer debate.

Anónimo disse...

para o primeiro comentador:

este blog nunca morrerá enquanto houve criminosos e corruptos na câmara do Seixal/margem sul

longa vida ao ponto verde!

João Freire disse...

"Câmara de Oeiras disponível para ceder terreno para novo Centro Hospitalar
19.01.2010 - 13:49 Por Lusa

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, disse hoje que “se o Governo quiser um hospital” no município, basta “falar” com a autarquia para que esta “disponibilize” o terreno.

O presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, avançou que o Ministério da Saúde está à procura de um terreno de nove hectares na zona ocidental de Lisboa ou em Oeiras para substituir os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier, que vão fechar, Estas unidades formam desde 2005 o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Questionado pela Lusa sobre esta possibilidade, Isaltino Morais respondeu que “se o Governo quer um hospital em Oeiras, fala com a câmara, que a câmara disponibiliza o terreno”. “Em Oeiras basta pedir”, reforçou.

O autarca lembrou que Oeiras já tinha disponibilizado um terreno de três hectares para a localização do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, só que “o Governo não quis” e “preferiu” mantê-lo na capital."

(http://www.publico.clix.pt/Sociedade/camara-de-oeiras-disponivel-para-ceder-terreno-para-novo-centro-hospitalar_1418596)

Leiam bem. A isto, caros amigos, chama-se uma postura de cooperação em benefício da população, muito embora o Presidente da Câmara de Oeiras seja de cor política diferente da do Governo. Estamos, naturalmente, a anos-luz das birras e azedumes dos comunistas. E também aposto que Isaltino não irá oferecer terrenos da RAN/REN ou da Rede Natura.

Anónimo disse...

Terá a CMSeixal liderada pela CDU/Verdes capacidade e sensibilidade intelectual (visto que ecológica não é o seu forte...) para fazer algo parecido com o que vai fazer a CMBoticas?

Conseguem perceber o fluxo turístico que este parque vai ter na cidade de Boticas?!?! os turistas locais, regionais, nacionais e internacionais que vão mover a economia toda à volta deste parque?!?!

JÁ CHEGA DE BETÃO E ASFALTO NO SEIXAL


http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1418588

Boticas vai ter um Parque Natureza e Biodiversidade em 2012
19.01.2010
Lusa

A Câmara Municipal de Boticas conta ter pronto até ao primeiro trimestre de 2012 o parque Natureza e Biodiversidade, espaço que vai criar 20 postos de trabalho e custar quatro milhões de euros.

Para este parque que ocupará 56 hectares está prevista a construção de um túnel de voo, um borboletário, uma estação de truticultura e um banco de sementes de espécies autóctones.

Promovido pela câmara de Boticas, o parque temático conta com um financiamento comunitário do FEDER na ordem dos 2,5 milhões de euros.

O presidente da autarquia, Fernando Campos, disse hoje que o projecto vai ocupar e revitalizar a área dos antigos Viveiros Florestais e Posto Aquícola da Relva, transformando-os “num espaço inovador, com recurso às novas tecnologias e valorização dos recursos endógenos existentes”.

O parque inclui a construção de um centro de interpretação ambiental, uma estação de truticultura, um centro veterinário de acolhimento de animais selvagens, um túnel de voo para recuperação de aves, um borboletário e cercas para animais como veados, javalis, corços ou cabra montês.

Fernando Campos destacou ainda o banco de sementes, onde serão guardadas as espécies autóctones, incluindo as plantas medicinais da região ainda hoje utilizadas no tratamento das mais diversas doenças.

Serão também construídas praias fluviais e um dique, um anfiteatro, um parque de merendas arborizado, um centro de formação e sede de escuteiros.

“Trata-se de parque temático destinado a promover a correcta gestão de espaços protegidos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local, procurando contribuir para o abrandamento do êxodo rural a que se tem assistido na região”, salientou.

A Câmara de Boticas tem como parceira neste projecto a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que ajudou na elaboração do projecto e vai fazer o acompanhamento científico e técnico do parque.

M. disse...

Veja-se outro exemplo, em Mora, com o Fluviário. Em redor de um pequeno lago, foi criada uma infra-estrutura turistica onde vão milhares de pessoas todas as semanas.

Porque é que esta cãmara não investe na baía, e tapa os olhos dos municipes com promessas eleitorais de Planos no futuro e afins?

POrque é que deixa áreas como a praia da Velha ao abandono completo?

A quem é que não interessa que o turismo se desenvolva no concelho? Na certa aos que se dizem do Partido ecologista Os Verdes...

Anónimo disse...

Não dizem nada, zero,ainda por cima têm a lata de se fazer apresentar como "destino turistico de qualidade" e ter um stand na BTL. Quem veja até pensa que é verdade.

Anónimo disse...

Espuma para aí pontoverde e quejandos heterónimos, sim ,pensam que enganam alguém vocês que são todos um e só um?

Destilem o vosso ódio fascista e anti-comunista que os comunistas do Seixal por cá vão continuar a dar cartas e a desenvolver o concelho, um concelho onde dá gosto viver, por isso têm aumentado de habitantes .

Só não há mais habitantes porque os governos do Bloco Central dos Interesses têm boicotado o desenvolvimento e obrigado a que fechem empresas, centros de saúde , boicotado também o hospital e o acesso à A2.

Quer queiram quer não o hospital será construído e num sítio bem visivel para que não se esqueçam dele cada vez que passarem por perto.

O Seixal não tem que esconder as suas conquistas.Vocês é que querem um Seixal envergonhado que esconda as vitórias da sua população.

Se o Seixal esteve na FIL é porque tem condições para isso ou queriam também que escondesseemos as nossas belezas naturais e potrencial para o turismo? Isso queriam vocês.

Tenho dito!

João Freire disse...

Está a chegar àquela hora, amigos! O PCP mandou-nos mais um dos seus bobos, que falta faziam aqui à malta! Desta vez através dum anónimo. Ora apreciem a sua prosa:

"comunistas do Seixal por cá vão continuar a dar cartas e a desenvolver o concelho, um concelho onde dá gosto viver, por isso têm aumentado de habitantes." - O Seixal tem aumentado de habitantes porque viver em Lisboa fica muito caro. Se dessem às pessoas a escolher, nem hesitavam em pirar-se deste buraco. Desculpem lá todos os seixalenses, não apenas comunistas, mas acho o concelho sinistro em muitros aspectos (o meu não é muito melhor).

"Só não há mais habitantes porque os governos do Bloco Central dos Interesses têm boicotado o desenvolvimento e obrigado a que fechem empresas, centros de saúde , boicotado também o hospital e o acesso à A2." - a clássica estratégia de atirar as culpas para o bloco central. Posição cómoda para populistas irresponsáveis que (felizmente) sabem que nunca hão-de sequer cheirar o poder a nivel governamental. Mas adivinhem só: vários municípios se desenvolveram e muito em rota de colisão com o governo. O "quanto pior melhor" e a miséria e ausência de tecido empresarial só beneficia os "camaradas".

"Se o Seixal esteve na FIL é porque tem condições para isso ou queriam também que escondesseemos as nossas belezas naturais e potrencial para o turismo" - Tu manca-te, amigo. Um subúrbio sórdido, foleirote, abimbalhado, cujas escassas riquezas naturais e patrimoniais têm vindo a ser desbaratadas pela própria câmara e alguns construtores gananciosos. Uma vez mais, perdoem-me a dureza quem gosta da sua terra. Mas isto é o que pensam as pessoas de fora e acho que faz mesmo falta ouvirem isto, para ver se ainda estão a tempo de reverter a situação. Se não fosses do Seixal alguma vez lá porias os pés se não tivesses uma boa razão? E em turismo??? Quem me dera ter a tua cegueira! O mundo seria tão lindo, tão tranquilo!

Anónimo disse...

Turismo, turismo, tanta coisa a dizer sobre o turismo, ou não andassem por aí a flanar os flamingos...

Turista do Seixal disse...

Belo turismo se faz na frente ribeirinha do Seixal, a tomar banhos de sol mais as ratazanas, um spa de merdoterapia acessível a todos e ao nível dos melhores de Calcutá... A deslumbrante Corroios, os mil encantos da Cruz de Pau, a luxuriante Fernão Ferro e, oh, a Amora, cantada pelos poetas desde tempos imemoriais pela sua beleza natural! Vocês dão-se conta do ridículo? Esse Anónimo das 04:10:00 PM é de chorar a rir!

Anónimo disse...

É só chutar para canto.Ninguém explica a razão de um hospital ter de ser construído em Rede Natura ?

Anónimo disse...

Anónimo 06:10/Ponto Verde...tenho uma palavra para si...ACSS, IP...

PASQUIM disse...

Sobre turismo no Seixal, é verdade tem muita procura.
Tentei passar a noite um fim-de-semana destes no Seixal, e qual foi o meu espanto, ao fim de 3 horas a correr todas as unidades hoteleiras do concelho, todas estavam esgotadas.
Perguntei no final qual a razão, ao que me responderam, que nos fins-de-semana o Seixal é muito procurado, para as visitas guiadas que a C.M.Seixal realiza ao mundo do crime nos bairros históricos, como o são Quinta da Princesa, Bairro da Jamaica, Cucena e de Sta. Marta de Corroios.
Quem disse que não existe turismo no Seixal? Existe, e até inovador.
Grandes comunas estes! Desculpem grandes camelos.

Anónimo disse...

Em rede natura ? Isso é retrógrado, a Câmara de Lisboa até vai ter uma proposta do vereador verde Ruben para fazer um hospital ali em Monsanto, assim os estrangeiros não ficam com dúvidas que estamos num país desenvolvido, sem essa cena atrasada que é , como se chama ? Ah já sei, florestas.
O pessoal da CDU é que vai fazer a revolução, um hospital para o Bom Jesus, um Hospital para o Choupal , primeiro corta-se o arvoredo prá malta não sofrer de alergias ao bicho do pinheiro, ao pólen e a essas cenas desagradáveis da natureza.
Depois muitos hospitais, que a malta não se reproduz mas fica eterna , e depois podem embalsamar os nossos autarcas a quem devemos essas obras e fazer um mausoléu em cada rotunda como fizeram ao Samora Machel.
Já sabemos que o Grupo de Utentes do Hospital só está à espera do Seixal ter 200 mil habitantes para exigir o segundo hospital, já está combinado um cordão humano a exigir o segundo, quando o primeiro fôr inaugurado.Só estão a decidir o pinhal onde vai ser construído, é que espaços verdes já começam a ser escassos tal o desenvolvimento.

Anónimo disse...

Eh! Ehhhh! Ehhh! É pá têm que se despachar para conseguirem construír mais um hospital num pinhal, e não é por não ser possível mais um hospital ... LOOOOLLL!

Só Riso disse...

Xi... os canídeos estão espumando ... de raiva? Sim, mas, não mordem.

É só conversa de blog, de ponto verde, mais anónimo ponto verde, mais freires, freirinhos e freirices, mais um M. de merdices, mais um anónimo de ponto verde, etc. etc.

Meus queridos, quem vos topa sei eu bem quem é, e para v. desespero, vejam lá, também vocês sabem, não é verdade? Pois é. O povo do concelho do Seixal que vos deu uma excelente ensaboadela que ainda vos leva a consumir pastilhas e sabe-se lá, que outros químicos também.

Habituem-se e entretanto,

Viva o Hospital no sítio onde vocês o não querem, mas sem sombra para dúvidas um local sem alternativa credível ...na opinião de gente séria, é claro, e que acima de tudo, tenha como função primeira a defesa dos interesses das populações deste grande município.

Valha-vos Deus a todos!

Anónimo disse...

Pois, risadinhas, vai sonhando e vai dizendo isso para ti todos os dias em jeito de oração antes de te deitares.
Vai, que verás que um dia até tu consegues acreditar naquilo que dizes. Já agora, cumprimentos para os teus amigos flamingos do turismo tá, querido?!