Blogue Ambientalista da Margem Sul / Portuguese Environmental Blog "Pense Global , Aja Local" Save the Portuguese Forest / Salve a Floresta Portuguesa
sexta-feira, janeiro 22, 2010
UM EXEMPLO
É triste mas parece que nada se aprendeu com esta crise do sub-prime e da construção , nem mesmo quando há alertas para que se atinjam situações de ruptura financeira e orçamental em Portugal semelhantes às que ocorrem na Grécia ou na Irlanda e num cenário mais negro, ao que aconteceu à Islândia .
Também nada se aprendeu com o cenário catastrófico da politica especulativa e de sobre-oferta de "betão" em Espanha.
O Professor Hernâni Lopes (link) voltou há dias a alertar para a possibilidade de novas "dificuldades" financeiras acontecerem este ano nos Estados Unidos e para os investimentos não produtivos que têm origem, sobretudo nas autarquias, dando o exemplo do "nacional rotundismo" .
Um exemplo disso foi aqui trazido nos últimos dias com a tentativa séria de discussão da localização de um anunciado ivestimento público num Hospital para o Seixal e o seu enquadramento na gestão territorial, se é que se pode chamar gestão territorial à forma leviana como são delapidados há mais de trinta anos, meios e recursos da forma como insustentávelmente está a ser feito.
Mas surgem entretanto exemplos , como os do video acima, que embora distantes ,nos trazem ainda uma réstea de esperança no triunfo da inteligência sobre a boçalidade e o desperdicio assente em recursos escassos e finitos.
------------------------------------------------------------------------
Agora compare as construções do video acima, com o que se constrói em Portugal . Em Portugal paredes interiores e exteriores em gesso cartonado e esferovite...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Esse bairro é uma miragem enquanto cá se investe em Condominios fechados onde se está dependente do carro para tudo, até parece que somos ricos, porque também novas urbanizações têm o mesmo problema, veja Sta.Marta do Pinhal.
OS COMUNAS E OS XUXAIALISTAS;APENAS LUTARAM PARA DESTRUIR O NOSSO PORTUGAL;E APÓS A DESTRUIÇÃO;VOLTARA A CONSTRUIR EM CIMA DAS RUINAS DESTE NOSSO PORTUGAL;OUTRO PORTUGAL;PARA FICAREM MAIS 1000 ANOS NO PODER;COMO TINHAM SIDO SEMPRE OS REGIMES EM PORTUGAL;AO LONGO DA NOSSA HISTÓRIA..Então é esta a triste sorte que nem dá vontade de falar dos comunas;ou dos xuxas..Ou estou falando alguma mentira..???Claro prós xuxas;e prós comunas;é claro;que não é bem assim...Que lutaram pela liberdade;que lutaram para derrubar o fascismo..E QUAL A FINALIDADE..???tomar o poder;e se perpetruar no poder;por todo o sempre..é essa a realidade que aí está.. até quando..???A MIM;JÁ NÃO ME ENGANM MAIS..PREFIRO VIVER COM O DIABO;MAS QUE SE SABE QUE É O DIABO;QUE VIVER COM ESSES XUXAS E OS COMUNAS;SE FINGINDO QUE SÃO UNS SANTINHOS E UNS BONZINHOS;E AFINAL SÃO PIORES QUE O SATANAZ...ATÉ QUANDO..CUMPTS..
assim deviam ser construidos os bairros sociais em Portugal, investimento inicial do estado ou autarquias, mas em qualidade depois com equipamentos que produzam sem custos adicionais, água quente e electricidade para ajudar aqueles agregados. Também baixa dimensão para permitir integração, espaço para as crianças poderem brincar e bons serviços de transportes publicos que permitam evitar o automóvel.
IH oh ponto verde, agora contribuiste para visões marcianas para os comunas que lerem o artigo :)
Só acho que estiveste mal numa coisa. não se pode comparar construção a preços reduzidos (social) com os edificios da Alemanha.
Dizia na no video que os outros tinham apinão que essasw familias eram malucas por viver aí? ou esse jornalista é burro ou então só lhe calharam atrasados mentais nas entrevistas que fez. Qualquer pessoa inteligente diz que esse bairro é de sonho. Podem andar com pouca roupa dentro das casas no inverno, não ficam a suar nos picos de calor e ainda poupam muitos custos (principalmente ao andar de bicicleta)
Aberrantes são a maioria construções que se fazem em Portugal, e no Seixal e Almada então é uma miragem (talvez uma ou outra moradia na Verdizela...)
Mas mais importante que o tipo de construção é o ordenamento do territorio e a criação de bairros com os serviços perto. isso no Seixal e Almada é mesmo mentira
Duas perguntas, os novos edificios da Câmara na Coina e nos Franceses também têm esses equipamentos solares.
Enviar um comentário