quarta-feira, janeiro 20, 2010

SÃO TODOS CUMPLICES ?


« (...) O novo hospital do Seixal terá um conceito inovador, visando um dispositivo assistencial diferenciado composto por processos terapêuticos e meios de diagnóstico que se afirmam como alternativas eficazes ao internamento.

O futuro hospital do Seixal será uma unidade de excelência direccionada para a prestação de cuidados de ambulatório.(...) uma excelente opção de complementaridade e de proximidade à população. »


Acima estão os pressupostos sobre os quais assenta o concurso publico para a construção do Hospital do Seixal.
Logo vemos duas coisas:

- A tipificação em termos de valências da nova unidade é bem diferente daquela que a CDU garante ter "ganho através da luta das populações" ...


- A nova unidade tem uma nova filosofia assente em duas vertentes - PROXIMIDADE e AMBULATÓRIO.


Logo :

- A localização apontada no meio do Pinhal das Freiras , uma zona protegida por uma convenção europeia denominada Rede de Sítios Natura 2000 , está longe de ser uma zona de PROXIMIDADE, vai implicar a construção de acessibilidades, a destruição de mais uma floresta para além de estar longe do local onde as pessoas vivem, bem como longe das redes de transportes públicos existentes ( o que contradiz o AMBULATÓRIO e a acessibilidade, proximidade centralidade que tal implica) .

- Pela tipificação definida em sede de concurso internacional se conclui também que esta será uma unidade de pequena dimensão em termos de edificado (60 camas de internamento) o que não exige de uma grande área de implantação .

Daqui se conclui :


- Ser mais um erro em termos de urbanismo e serviço à população , a localização escolhida. É mais um erro a acrescentar a tantos outros como o último grande investimento feito na Margem Sul , refiro-me ao Metro Sul do Tejo cujas opções de traçado e implantação na malha urbana , contra todas as sugestões e alertas da população, têm inclusivamente provocado inúmeras vítimas.

- Resta saber quem é cumplice neste erro de localização do Hospital do Seixal ?


- Se há oposição na Câmara Municipal do Seixal e se , havendo "oposição" o PS , o PSD , o BE ...o PP assinam por baixo ?


MAIS - A oposição está disposta a fazer aprovar um voto de confiança sobre a escolha unilateral desta localização ? Sobre uma localização NUNCA DISCUTIDA PUBLICAMENTE onde não foram consideradas outras hipóteses?


Relembro que ao optarem por aquela localização estão a dar carta branca ao fim primeiro da escolha daquela localização, a destruição daquele pulmão do Seixal , protegido em sede de REDE NATURA 2000 , a que o Hospital vai abrir caminho.

18 comentários:

Anónimo disse...

Mais um caso em que a sociedade civil tem uma percepçao diferente da dos politicos encartados. Mais uma situação paternalista e até possivelmente ilegal . Onde estão os estudos que suportam a decisão da localização e os estudos de impacto ambiental?

Ex-militante disse...

É a politica do facto consumado.
É como a decisão do aeroporto na OTA, ninguém sabia porque tinha sido decidido escolher aquele local, quem tinha decidido, era o pior local, mas seria ali o aeroporto porque sim , porque gente séria e inquestionável tinha decidido asim contra tudo e todos.
Até que a sociedade civil começou a questionar , esse é um valor da democracia.
Ainda não percebi porque é que o hospital tem que ser ali e porque não se discute esta questão se uma reunião da câmara começa às 15 e acaba às 23.

nem mais disse...

«É só conversa de blog, de ponto verde, mais anónimo ponto verde, mais freires, freirinhos e freirices, mais um M. de merdices, mais um anónimo de ponto verde, etc. etc.

Meus queridos, quem vos topa sei eu bem quem é, e para v. desespero, vejam lá, também vocês sabem, não é verdade? Pois é. O povo do concelho do Seixal que vos deu uma excelente ensaboadela que ainda vos leva a consumir pastilhas e sabe-se lá, que outros químicos também.

Habituem-se e entretanto,

Viva o Hospital no sítio onde vocês o não querem, mas sem sombra para dúvidas um local sem alternativa credível ...na opinião de gente séria, é claro, e que acima de tudo, tenha como função primeira a defesa dos interesses das populações deste grande município.»

M. disse...

Caro POnto Verde, não será tempo de começar a divulgar os IP destes comentadores "anónimos".?

É que já aborrecem com tantos latidos a tentarem desviar as atenções.

Seria interessante ver de onde provêm, se de cidadãos realmente interessados no concelho ou se de meros trauliteiros que defendem os seus tachos na cãmara.

Na pior das hípóteses, miudos a brincarem aos adultos...

João Freire disse...

"Viva o Hospital no sítio onde vocês o não querem, mas sem sombra para dúvidas um local sem alternativa credível...na opinião de gente séria, é claro"

Queres dizer, na opinião dos comunistas cá do burgo, certo? O problema é que isso é uma contradição nos próprios termos - ter uma "opinião" implica PENSAR, algo que os carneirinhos comunistas não fazem, limitam-se a seguir o pastor. Por esse motivo, NEM UM SÓ é capaz de apontar uma razão RACIONAL pela qual as localizações alternativas aqui referidas não servem...

J.S. Teixeira disse...

PS Seixal demonstra mais uma vez o seu carácter hipócrita ao lançar acusações graves a António Xavier de Lima, 1 ano após a sua morte. Veja porque no blogue O Flamingo.

Tenho dito.

laranjinha disse...

Há realmente um silêncio ensurdecedor em torno da localizaçãpo do novo hospital. Caro ponto verde, ponha uma carta de amor uma criança a falar de como eram os pinhais do Seixal quando regressava a casa na Verdizela a circular na net que talvez tenha eco junto de certo vereador.

Anónimo disse...

Pelos vistos são.Isto respondendo à pergunta que é o título do post de hoje.

Anónimo disse...

Mas ó laranjinha, são os vereadores ou é o presidnete que em tudo manda quem tem de dar explicações?
Mas compreendo-te, para quem falou tanto antes das eleições, agora o silencio é de ouro...

Só Riso disse...

Olá Freire, freirinho e freirice,

Para os teus locais de eleição, vejamos (e vê lá se me acompanhas) porque aqui o inteligente, de acordo contigo, és tu:

1 - Segundo aquilo que já por aí li, o espaço anteriormente considerado para implantar o hospital do Seixal e o conjunto de infraestruturas de apoio (sabes o que é isso?), apontava para 80 000m2. E sobre isso, a sra. actual ministra da saúde achou, e provavelmente por bem, que faziam falta mais uns tantos metros;

2 - A não ser que derrubem prédios, viadutos, acessibilidades ao Shopping Rio Sul incluindo o próprio, pode vossa excelência explicar como é que "enfia" esse espaço pretendido pela sra. ministra nos escassos 15 000m2 correspondentes à área das antigas instalações oficinais da Câmara Municipal no Fogueteiro?

3 - Depois, as gentes do concelho do Seixal, querem um Hospital para servir os cidadãos, hoje! E não, como v. exa. inteligente da treta, parece querer para ...amanhã. É que, se acredita que tão cedo vamos ter uma "ligação" ao Barreiro e deste a Lisboa, amanhã, (para além da interrogação quanto à sua importância no contexto que isso legitimamente pode suscitar) o problema é seu porque ainda parece acreditar, no pai natal. De resto, e é bom lembrar, o Hospital no Concelho do Seixal é para servir a população do Concelho do Seixal, de Sesimbra e porventura de Almada em primeiro lugar. Assim sendo, instalar o Hospital nos terrenos da antiga Siderurgia, como parece ser o seu local de escolha, apenas pode ser entendido como provocação demasiado barata para não dizer mais nada em desabono da sua mãe, que não tem, nem teve culpa, de parir um filho com a baixeza de carácter que revela, só por exibição de vaidades em política de blog.

Por isso,

Valha-te Deus, homenzinho!

Anónimo disse...

Olha este agora chama mentiroso ao Alfredo.
« Alfredo Monteiro não adianta muito mais, mas diz que este plano “prevê igualmente uma forte ligação ao rio, através de uma localização de excelência pela centralidade em termos de acessibilidades” »

É só rir disse...

Essa da senhora ministra achar curta a área é de ír às lágrimas...uma semana antes desancavam na senhora e agora afinal ela queria ainda mais!!! Este gajo toma cenas para rir não é ?

Anónimo disse...

Este Só Riso até parece o Leal Neto a falar vá-se a ver e têm o mesmo IP.

Anónimo disse...

A CMSeixal devia era fazer o hospital nas crateras dos areiros da zona de Corroios, sempre era recuperado os terrenos em questão... e tinha parques de estacionamento subterrâneos e tudo...

Os Cagamadas da CDU/Verdes ainda não viram o concelho pelo Google Earth, está visto... vejam os vossos trinta e tal anos de governação e o que fizeram a este concelho...

M. disse...

ó risadinhas "as gentes do concelho do Seixal, querem um Hospital para servir os cidadãos, hoje".

pois claro que querem, assim como querem qualidade de vida, assim como querem uma baia aproveitada e como querem um desenvolvimento sustentável que poderia ser feito com o aproveitamento turistico.

Pois, mas o problema aqui é quem nao quer isso mesmo, ou seja, os camaradas, que rapidamente perderiam os tachos.

ó risadinhas, vê lá se tiras a albarda e as palas dos olhos, valha-te Lenine!!

(o tal M. de merdas, como já me chamaste mas sob outro nome, lembras-te?)

Só Riso disse...

Ó M. de merdices, és um pandego.

Ler o que escreves, é no mínimo hilariante.

Continua a escrever, porque, falando de mim, faz-me bem à saúde.

Entretanto fico muito sensibilizado por saber que já outro, antes de mim, acha que M. deve ser de merda! E com isso já somos dois.

Lindoooo!

Assina, "Só Riso".

M. disse...

Pois, vai dizendo isso, vai, risadinhas Afonsinho da silva.

Vai dizendo que um dia até tu acreditas também naquilo de que queres convencer os outros.

Orgulhoso de tanta atenção da tua parte devia estar eu, se desse crédito a meninos.

Anónimo disse...

Já agora, e vendo a imagem do post anterior, e que contrapartidas vão ser dadas ao areeiro ou lá o que é que se vê na mancha branca ali mesmo ao lado??
Será que ele também pertence á AERPAS??
Será que vai ser indemnizado?
Será que pode continuar a laborar ao lado do hospital uma actividade daquelas??
Será que nos andam a mandar poeira para os olhos??