quinta-feira, janeiro 14, 2010

« PATRULHEIROS » O INSÓLITO EM SETÚBAL



Câmara de Setúbal (CDU) forma milicias de reformados para patrulhar Av.Luisa Todi .


Paga-lhes pouco mais de dois euros à hora e como arma contra o vandalismo ... educação... e um telemóvel ...

Mas a senhora Maria das Dores Meira , a autarca que assumiu a presidência da autarquia a meio da anterior gestão de Carlos Sousa, a senhora que esteve ao lado dos donos de iates da Arrábida contra o plano de ordenamento do Parque Nacional e que vem agora dar a cara por este projecto que tem tanto de insólito... não tem noção do risco a que está a expôr os idosos milicianos ?

Que o nível de criminalidade, e vandalismo têm crescido exponencialmente , também no nível de violência ?

Mas será possivel que alguém encontre senso neste "projecto" ? Mas será que alguém considera normal a criação destas milicias populares , tendo sobretudo em conta que as autarquias de maioria CDU da Península de Setúbal são avessas à criação de Policias Municipais ?

Então, têm defendido o argumento de que a segurança é uma atribuição exclusiva do Poder Central e agora põem populares indefesos, pagos simbólicamente pela autarquia para ajudar nesta missão ?

E quem nos diz que esses elementos ao serviço da autarquia, pagos por esta , não vão fazer outro tipo de "patrulhamento " e/ou "controlo" ?

Para mim que considero viver num Estado de Direito, estas milicias populares , patrulheiros, ou controleiros (?) fazem-me recuar a uma época que já pensava ter esquecido...

23 comentários:

EMALMADA disse...

Onde está a Polícia e a autoridade do Estado?

Voltámos ao tempo da bufaria disfarçada, agora ao serviço do PCP?

Sim porque este pessoal é muito fiel ao partido e é capaz de tudo fazer para servir o patrão.

Que diria o PCP se fosse uma autarquia de outro partido a fazer destas coisas?
- Nova Pide!

A Silva&Silva disse...

No Seixal já existe à muito os controleiros.
Também eles pagos pela camara CDU.

Reformado disse...

Esta iniciativa do município setubalense é, no mínimo, ridícula.

Como poderão os idosos reformados ser colocados nesta função?

Onde pára a polícia?
O Ministério da Administração Interna alinha nestas tangas?

Engraçada a atitude da presidente da Câmara ao mostrar a sua satisfação quando disse que estes homens vão ganhar tanto como o que usufruem com as suas reformas.

Poderão os setubalenses dormir descansados porque têm reformados bem equipados e apoiados a tomar conta do pedaço.

Anónimo disse...

Ó amigo de 1/14/2010 09:41:00 AM e se metesse o chapim num sítio que eu cá sei?

É que tem tudo a ver com o que se fala aqui.

Anónimo disse...

Estes reformados vão controlar o quê? Vandalismo ? Mas que Vandalismo ?
Os grafites já sabemos que não são vandalismo, que são arte.
O que vão denunciar então? Algum blogueiro que estiver wireless a pôr um post contra a câmara? Isso é certamente vandalismo para a Dona das Dores.
Vão denunciar as conversas nos bancos de jardim desfavoráveis ao PCP?
Esses são o tipo de vandalismo que se resolve pelo endoutrinamento, pela educação e se não resultar, pelo telemóvel...
O vandalismo real que vem por exemplo da Belavista não se resolve assim , e os reformados têm é que se pôr ao fresco e fingir que não viram nada , porque quando ligarem à PSP esses nem vão aparecer.
Não eexponham os nossos idosos a esrtes enxovalhos e a este perigo. Em Setúbal mata-se por dá cá aquela palha.

Anónimo disse...

No Seixal fartaram-se de gozar o PSD por propôr a Policia Municipal. Dizem eles que não tinha meios, nem autoridade para melhorar a segurança dos cidadãos, agoram criam brigadas populares pagas pela autarquia?

João Freire disse...

Creio que a reportagem, ao colocar aquela música de fundo de western, coloca a situação no seu plano correcto: o do humor. Porque isto só pode ser para rir.

Por um lado, não creio que os reformados sirvam para “outro tipo de controlo”, como sugere o Ponto Verde (talvez por eu não ter vivido os tempos da outra senhora, que refere).

Objectivamente, a câmara de Setúbal tem dois problemas:
1 – reformados com pensões de miséria; e
2 – falta de polícia
Pensou atenuar ambos os problemas.

Quanto ao primeiro, 20 reformados seleccionados (como são seleccionados e com que critério? – essa é uma questão relevante) dificilmente resolve o problema social, é uma gota de água no oceano.

Quanto ao segundo problema, os reformados, basicamente, andarão de telemóvel em punho a denunciar infracções. Uma espécie de neighbourhood watch (uma ideia bem americana, ironicamente – e que dá bons resultados, se for bem organizada). Não farão grande diferença contra a criminalidade violenta de gangs (que é o grande problema de Setúbal), mas poderão demover algumas infracções menores – vandalismo, estacionamento irregular, etc etc. Em suma: a CMS consegue uma “polícia municipal” (as competências de qualquer polícia municipal não são muito mais alargadas) por uma fracção do custo. No fundo: fez o que qualquer capitalista selvagem faria. Estou curioso para ver no que vai dar.

Ponto Verde disse...

Caro João Freire, os tempos a que me refiro são os do Verão de 1975 onde grupos de brigadas populares mandatados pelo PCP , faziam parar o trânsito, revistavam pessoas e viaturas, etc...
A questão do recrutamento é muito bem posta.

Cumprimentos e obrigado pela participação apesar da marcação constante que tem sido alvo.

Chapim disse...

«No dia 13 de Janeiro, o Tribunal de Apelação [equivalente ao Tribunal da Relação em Portugal] examinou o processo penal sobre o Holodomor [genocídio] na Ucrânia em 1932-1933. E confirmou as conclusões tomadas pelos juízes de instrução do Serviço de Segurança da Ucrânia, segundo as quais os dirigentes do regime totalitário bolchevique organizaram o genocídio do povo ucraniano em 1932-1933», lê-se num comunicado daquele serviço.

Os outros dirigentes soviéticos reconhecidos culpados são os colaborades de Estaline Viatcheslav Molotov, Lazar Kaganovitch e Pavel Postichev, bem como Stanislav Kossior, primeiro-secretário do Partido Comunista da Ucrânia, Vlas Tchubar, dirigente do Governo ucraniano, e Mendel Khataievitch, secretário do Comité Central do Partido Comunista da Ucrânia.

Lusa / SOL

Mais vale tarde que nunca, reconhecer o grandes
assasino que foi Estaline e o seu regime.

CONTRA A MENTIRA disse...

Esta gente diz mal de tudo, destilam ódio contra o PCP por não terem nada contra para dizer.
Vejam agora a farsa do Ponto Verde dialogar com João Freire ou seja o Ponto Verde a dialogao com o Ponto Verde e a seguir vai aparecer um anónimo ou um ex.militante a dialogar com o Ponto Verde.
Os comentários que aqui aparecem são postos por uma só pessoa que é a mesma que escreve as mentiras contra a CDU e que destila um anti-comunismo primário e uma xenofobia não disfarçada.
Para não fazer mais nada deve estar a ser muito bem pago há anos para este serviço.
Lamentei que o PCP não tivesse ninguém à altura para responder a esta gente, mas agora compreendo que é por isto ser obra de uma ou duas pessoas e não mais, mas que conseguiram iludir os jovens da oposição que foram nas suas conversas, mas como dá para ver , já nem esses lhe dão conversa.
Vejam o exemplo ecologista da câmara do Seixa para o combate ao bicho do pinheiro e nem uma só palavra, o que interessa é dizer mal dos comunistas, messmo se estes zelam pela segurança de todos.
Vamos calar esta gente , quem tiver informações sobre o autor deste blogue deve falar e desmascarar quem lhe paga e os seus interesses.
O PCP e a oposição democrática devem ignorar o que aqui aparece escrito e lutar pelo hospital do Seixal onde está decidido construir e deixar as decisões de urbanismo a quem estuda e luta pelas populações e é aqui vilipendiado.

Anónimo disse...

E tu « contra a verdade» quem é que te paga ? Estás ao serviço de quem ?

João Freire disse...

Este "Contra a Mentira" deve ser o mesmo que há dias estranhava a ideia das bicicletas "porque não estamos na Holanda". O estilo é igualzinho. Em todo o caso, estou-me nas tintas para quem ele pensa que sou. Tenho cá as minhas ideias sobre quem é, mas acho que há coisas mais importantes a discutir, a bem da nossa margem sul, do que essas palhaçadas.

Amigo, quando se discutir o bicho do pinheiro, discute-se o bicho do pinheiro, mas não é esse o tema deste post, pois não? Para o bem e para o mal, o "menu" deste blogue está a cargo do anfitrião. Todos os demais apartes não servem mais do que para desviar a conversa por quem não está confortável com os assuntos que ele suscita.

Mas vá, só desta vez faço-te a vontade: parabéns à Câmara do Seixal por distribuir casotas para os passarocos que comem o bicho do pinheiro! FABULOSO!! Quero já a minha! Que ideia fulgurante! O chapim é a nossa maior conquista de Abril!! Como foi possível eu viver tantos anos sem uma casota de chapim! Em pleno século XXI! - Já estás satisfeito?

Mas se tens dois dedos de testa já imaginas o que estou a pensar: o problema é que, a continuar a actual política de desbaratanço das áreas florestais para os investimentos imobiliários, em breve não haverá nem processionária-dos-pinheiros, nem chapim, nem pinheiros.

Anónimo disse...

Diz o comuna: "Vamos calar esta gente , quem tiver informações sobre o autor deste blogue deve falar e desmascarar quem lhe paga e os seus interesses".

DITADORES DE MEIA TIJELA

E em relação ao pinhal. mas qual pinhal? o que em 5 anos desaparece por completo do seixal? a lagarta é o maior aliado dos trastes dos vereadores e presidente da camara

Anónimo disse...

O VERDADEIRO BICHO DO PINHEIRO, É O ALFREDO MONTEIRO!

COME O BICHO CHAPIM, COME O BICHO !

Anónimo disse...

Para uma imagem actualizada ao minuto... estou aqui à meia hora e ainda não vi nada...

http://www.cm-seixal.pt/CMSEIXAL/AMBIENTE/Chapim/09_AMB_ChapimNaInternet.html

Será que a CMSeixal pagou o equipamento todo de filmagem do chapim e quem andou a montar lá numa dessas casas ninho... só para dizer que fazia coisas de última geração, tal como fez o jornal público com outro tipo de animais?

http://static.publico.clix.pt/grifosnaweb/objParceiros.html

E depois deu autorização para abater o pinheiro onde estava instalado para se construir mais umas urbanizações e não sabia que estava lá um ninho com chapins a ser filmado...

Não entendo o que se passa...

Alguém sabe porque não são actualizadas estas imagens há anos, sim há anos?!?! teve meia dúzia de meses online e depois deu o berro... nunca mais transmitiu...

Quanto foi o investimento neste projecto de filmagem e porque não está a ser transmitido?

Este tipo de negócios é que nunca se sabe...

Anónimo disse...

Está-se mesmo a ver que o que a CMS/PCP, pretende é dar mais dinheiro aos seus militantes.
Não vale a pena andarmos a rodear a questão.
A verdade é essa...

Flamingo Sensei, apanhado na curva disse...

Estes reformados vão controlar o quê? Vandalismo ? Mas que Vandalismo ?

Vão controlar o cócó do cão, chamando a policia quando o dono do animal de estimação não o conduz à trela.

Poderão os setubalenses dormir descansados porque têm reformados bem equipados e apoiados a tomar conta do pedaço.

O vandalismo ocorre principalmente ao final do dia e/ou à noite, os militantes do pcp só "trabalham" das 9 às 18

Então, têm defendido o argumento de que a segurança é uma atribuição exclusiva do Poder Central e agora põem populares indefesos, pagos simbólicamente pela autarquia para ajudar nesta missão ?

Esta é a grande verdade, que poderá um senhor de 65 ou 70 anos fazer, perante 3 ou 4 chavalos com maus institos?

A ideia de milicia populares até nem me desagrada, sinceramente que não, por vezes a população consegue melhores resultados do que as forças da autoridade. Por vezes "infringiindo", mas paciência, agora isto não é uma boa ideia.
Pelo contrário.

Anónimo disse...

ò amigo das 1/14/2010 01:23:00 PM: só tenho uma palavra para si:

ahahahahahahaahhahahahahahah

é que a esta hora, só você para me fazer rir!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E já agora, alguém perguntou o chapim se quer casa nova?
Ou se quer ser filmado?

Caramba, o animal também tem direitos!

Só Riso disse...

Desculpa-me João Freire,

Mas olha, mijei-me a rir com o teu comentário e de outros, do tipo do teu. Tive que tomar banho mais uma vez por tua causa e com a preocupação de a não ingerir por causa do teu TNT.

Até o ponto verde, está preocupado contigo, por causa da "marcação".

Isto é mesmo de rir.

AhAhahahahah!

Valha-te Deus, homem, porque eu não consigo!

Anónimo disse...

Ó risadinhas, só espero que não tenhas tomado banho na baía.
Mas não te preocupes, esta está bem entregue aos flamingos do sector do turismo.
Ai tão cor-de-rosa que eles andam!!!

Anónimo disse...

Grande estupidez em Setúbal.

Anónimo disse...

É ridiculo o que andam a fazer...as pessoas não podem pisar as relvas, os cães não podem andar na relva porque são para as crianças...ah!mas esperem, uma criança não é uma pessoa pequenina?e o adulto não tem de andar com ela?São ridiculos, dão-lhes autoridade para nada, não sabem o que dizem.E os cães, não tem onde passear ou fazer as necessidades, ao menos criem sitios para os mesmos, e grandes, não coisas minusculas como já vi.Tal como os saquinhos que deviam estar disponiveis em certos sitios e só está lá o objecto para os colocar.Bela presidente da camara...ainda mais, há patrulheiros bastante mal educados, pessoas daquela idade deviam-se era dar ao respeito, como podem dar educação do que quer que seja se eles são os primeiros a virar as costas quando estão a falar com eles e a mandar as pessoas para certos sitios, bela educação, sim senhora...clap clap clap