domingo, janeiro 10, 2010

NA FRENTE EÓLICA


Portugal está hoje na linha da frente da exploração das energias renováveis, nomeadamente a energia eólica com a instalação em tempo recorde de vários parques eólicos que nos catapultaram em poucos anos, para os lugares cimeiros em termos de produção de energia eléctrica por esta via.

Estranhamente a Margem Sul (Península de Setubal) é das poucas regiões em que é nula a capacidade eólica instalada, o que dá que pensar, será que não há vento a sul do Tejo ? E o aproveitamento do Estuário para a instalação de um parque eólico ? Isto quando a EDP instala Parques eólicos...na Escócia!!! mas prepara também a exploração do off-shore nacional. A noticia é da Ag.LUSA , cito excerto :

« A EDP conta ter um projecto de off-shore na costa portuguesa em fase de arranque no final de 2010 ou início de 2011, disse hoje à Lusa o presidente da energética, António Mexia.

“Estamos empenhados em criar condições para que se aproveite o “offshore” em Portugal – com torres eólicas sobre bases flutuantes”, disse à Lusa António Mexia, à margem da cerimónia de assinatura de contratos de off-shore no Reino Unido.

O mesmo responsável especificou que o projecto de
off-shore em Portugal “está neste momento em fase de investigação e desenvolvimento” e resulta de um acordo com a empresa Principal Power.

“Contamos com tecnologias de amarração das torres diferentes destas [a utilizar no parque eólico ao largo da Escócia], porque a costa portuguesa tem características de fundo diferentes e profundidades maiores”, disse Mexia.
Apesar de a empresa já ter tomado “decisões importantes para isso”, o principal ponto em estudo é saber “como vai ser comercialmente viável ter torres eólicas sobre bases flutuantes”.

Além da Principal Power, especificou Mexia, também está envolvido no projecto um parceiro português, a empresa A. Silva Matos. Diversificação de mercados é necessária Questionado sobre se a EDP vai avançar para novas geografias, Mexia declarou que “vai haver novidades em novas geografias no on-shore”, mas escusou-se a especificar quais. “Só gosto de falar quando entramos mesmo nesses novos mercados”, sublinhou.

O presidente executivo da EDP considerou ainda que é essencial diversificar mercados, uma das principais linhas estratégicas da empresa.
“Quem estiver hoje muito concentrado em poucos países tem muita dificuldade em ter a certeza que pode entregar os megawatts.

A capacidade de ter oportunidades em mais países é importantíssima e nós vamos continuar nessa diversificação, tendo a noção de que estamos a falar de geografias que vão dar megawatts sobretudo a partir de 2012”, completou.


António Mexia deslocou-se a Londres para formalizar a assinatura de um contrato para produção de energia eólica marítima (
off-shore) ao largo da Escócia, com capacidade instalada de 1,3 gigawatts e que representa um investimento de cerca de 4000 milhões de euros.»

7 comentários:

Anónimo disse...

De parques eólicos pouco percebo, para dizer a verdade. Temos falta de espaços com altitude suficiente (salvo se os fossemos porventura instalar na Arrábida, mas acho que todos concordamos que a pobre da serra já sofre demasiados atropelos à paisagem e aos ecossistemas, não obstante este ser por uma boa causa). No mar da palha, talvez? (a Dinamarca, por exemplo, instalou um vasto parque eólico em pleno mar báltico - tecnicamente é possível, resta saber se, no nosso caso, a força média dos ventos o tornariam rentável).

Anónimo disse...

E isto também é para rir, Risadinhas??

Metro Sul do Tejo faz mais uma vítima em Corroios

Uma mulher de 30 anos, funcionária do infantário Nova Geração, em Vale de Milhaços, Seixal, foi ontem à tarde colhida por uma composição do Metro Sul do Tejo (MST) na altura em que entregava crianças aos pais, em Corroios. O acidente ocorreu a 30 metros do local onde em Julho um idoso morreu ao ser atropelado por uma composição e, garantem testemunhas, "foi uma sorte nenhuma das crianças ter sido colhida". Segundo o CM apurou, a mulher "tinha parado a carrinha e saído com duas ou três crianças, mas, na altura em que atravessavam a linha, uma delas começou a correr". A mulher "assustou-se e ao correr foi atingida pelo metro". A pancada projectou a funcionária para a estrada, onde foi apanhada por um carro. "Ficou com a cabeça quase debaixo de uma roda", relatou ao CM o presidente da junta de Corroios, Eduardo Rosa. A vítima foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, onde ficou internada. Desde Julho de 2009 já se registaram dois mortos e cinco feridos graves em colisões com o MST

CORREIO DA MANHÃ DO DIA 09-01-2010

E agora acrescento, ocorreu seis meses e um dia depois do acidente que vitimou o idoso e colocou a sua esposa numa cama.

Até quando a cãmara do Seixal, tão polivalente e interventiva, vai manter-se calada?

POrque não um cordão humano pela segurança?? é que o novo Hospital nao causou tantas vítimas como esta "Obra da autarquia"!

Anónimo disse...

RECEITA DO MÊS

COMO SE FAZ UM AUTARCA

- 1 dose de falta de carácter
- 1 dose de ganância
- 1 dose de mentira
- Euros qb
- 1 pitada de merda

Obs.: NÃO EXAGERAR NA MERDA, SENÃO SAI UM MINISTRO!

João Freire disse...

Outra???
Vamos assistir uma vez mais a todos os envolvidos declinando responsabilidades. Mete nojo a ambição de certas pessoas, que preferem deixar morrer outras a admitir o erro e resolver.

Só Riso disse...

Não é para rir, não, anónimo de 1/10/2010 04:41:00 PM

É aliás para ficar bem triste pelo aproveitamento que v. exas. fazem do acontecido. Só mentecaptos, q.b. tolhidos da mente o fariam, mas, pelo que vou vendo, já começo a ficar habituado.

Agora para rir, pois sim, é a "brilhante" conclusão, para "rematar" do "ilustre" mister inteligente João Freire, supostamente de seu nome.

E para este, é caso para dizer:

Valha-te Deus, homem!

Anónimo disse...

Aproveitamento??
Então mas se sobre o Hospital se enche o concelho de cartazes e de comunicados sobre a luta das populações e sobre o Metro fica a câmara tão caladinha??
Pois, o Alfredo ficou muito bem ao pé do Socrates aquando da inauguração. Saiu nos jornais, na televisão, etc.
Se há merda na construção do Metro, a culpa é dos condutores, dos construtores, e afins... nunca da cãmara que aceitou a obra e que não mexe uma palha para protestar contra o que está mal.
Que tal um cordão humano??
Não pode ser porque depois o Metro viria desmascarar a hipocrisia.

Mário Raposo disse...

Ó triste anónimo das 02:25:00 PM, acerca do teu comentário direi apenas de ti que és um ignorante.

Claro que há outros iguais, não sendo vós o mesmo.

Mas lá vai uma ajudinha:

Se souberes um pouco mais de pesquisa na Internet, procura em acidentes com o metro sul do Tejo, e vais verificar que a Câmara Municipal do Seixal não está assim tão caladinha, bem pelo contrário tem até falado bastante e tomado numerosas posições públicas acerca desses tristes acontecimentos que a ninguém enche de orgulho a não ser para os meus queridos que vêm nisso mais uma oportunidade para "malhar" nos comunistas, como os responsáveis por todos os males e dramas que grassam pelo mundo.

Mas também, quanto a isso, como facilmente já percebeste, estamos convictamente habituados há largas décadas e por isso pela "exposição" ao veneno fortemente vacinados.