terça-feira, janeiro 05, 2010

METRO MORTAL


Mais uma vítima mortal, por atropelamento , ontem de manhã no Laranjeiro por uma composição do Metro Sul do Tejo.

O acidente ocorreu na Av.23 de Julho no Laranjeiro, a mesma via em que o gabinete de imprensa da Câmara de Almada informa que
« A linha do metro é integrada no piso, não constituindo uma barreira fisica. » afinal, é demonstrativo que a integração não é perfeita e a barreira, que consideram não existir, é até mortal .

Chega de vítimas (link) , chega de hipocrisia e de propaganda, chega de abafar a divulgação destes tristes acontecimentos .

Este projecto nasceu errado e tem que ser urgentemente reformulado, até para que não se cometam os mesmos erros em novos troços.

Os condutores das composições têm também que ter outro tipo de formação que lhes capacite que ter prioridade não significa que são os senhores da via e que tudo se tem de afastar e desaparecer à sua passagem , seja uma via principal , uma zona supostamente «pedonal» (link PUBLICO) ou uma passadeira para peões , que nada significa para o Metro que tem "prioridade" sobre tudo e sobre todos..

São demasiadas interrupções no tráfego e sobretudo vítimas a mais, para tão pouco tempo de funcionamento .

São problemas a mais para que as autarquias ignorem e sacudam a água do capote descartando-se da função de alertar, informar e sinalizar pensando únicamente na rentabilização imobiliárea e propagandistica deste meio de transporte.

28 comentários:

J.S. Teixeira disse...

Caro ponto-verde,

Há muito tempo que a autarquia tem vindo a alertar para os problemas desta linha sem que o concedente, o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (adiante: MOPTC) tenha prestado algum tipo de atenção.

Aliás, ainda há 1 mês atrás o grupo municipal da CDU na Assembleia Municipal apresentou um documento que visava apresentar ao MOPTC mais um alerta para os problemas de segurança da linha. Na votação o PS votou contra, e sinceramente não me lembro dos votos dos restantes grupos mas creio que o PSD se absteve.

Tratei esta questão n'O Flamingo e já tive oportunidade de escrever sobre este assunto aqui mas apesar das inúmeras diligências que têm sido tomadas pela Câmara Municipal, o Governo do PS não fez absolutamente nada.

Tenho dito.

Miguel Bombarda disse...

«Tratei esta questão n'O Flamingo e já tive oportunidade de escrever sobre este assunto aqui mas apesar das inúmeras diligências que têm sido tomadas pela Câmara Municipal, o Governo do PS não fez absolutamente nada.»

Ele há cada maluco ! Vamos a ver e este gajo posta de um servidor do Julio de Matos.

Ex-militante disse...

Ó Teixeira não vá por aí que já ninguém compra essa.Até o Gab de Imprensa da CMA assume a sua quota parte de responsabilidade quando diz obstruzamente como o post reproduz «A linha do metro é integrada no piso, não constituindo uma barreira fisica» quem diz isto está a desculpar um projecto SEU (CMA) e não a passar a batata quente para o Governo . A malta não é burra sabe ? Por isso o PCP está em franca decadência.

Anónimo disse...

Há muito tempo que a autarquia tem vindo a alertar para os problemas desta linha...

Ó valham-me todos os santinhos!!
Que este Flamingo era cego e burro já o sabiamos, agora que venha aqui a querer fazer dos outros o mesmo...
Mas o que é que a autarquia fez??? Mandar cartas a dizer que estava mal?? E então porque é que recepcionou as obras??? E porque é que esteve presente nas cerimónias de inauguração?? Para aparecer na fotografia, como na inauguração do monumento ao Cardeal Cerejeira, o que deve ter levado o Alvaro Cunhal a dar uma volta no túmulo???
Se não estavam bem, se punham em perigo a população, havia formas de protesto, não era colocando cartazes a anunciar a obra como um grande feito das duas câmaras.
Homem tire mas é o cabresto da cara e deixe-se de parvoices!!!
E de vir aqui, a um blogue que detesta, cagar postas de pescada!!!!
Deixe a discussão para os adultos, porque não é com criancices que consegue convencer o povo.

João Freire disse...

J. S. Teixeira, a "alertar"? Estão munícipes a MORRER e a CMA "alerta"? Certamente há culpas do governo, nessa e noutras questões (ex.: falta de policiamento na Costa de Caparica), mas as autarquias têm um importante poder de impulsionar as coisas. E a Câmara de Almada, pura e simplesmente, NÃO MEXE UMA PALHA! Não se vê, não se ouve, salvo em época de eleições - e mesmo aí, repetem slogans ocos, a anos-luz do real interesse da população... Tomara que se empenhassem 1/10 do que o fazem em propaganda, nesses alertas em defesa dos seus próprios cidadãos.

E donde resultam os problemas de segurança da linha? Da deficiente sinalização, conjugada com o "pequeno" detalhe de o metro andar no meio das principais artérias da cidade. Traçado que teve o beneplácito entusiástico da CMA. Vão lá dizer às vítimas que o MST não é uma barreira física!

João Afonso disse...

E giro ver os nomes que o pono verde utiliza para responder ao J. S. Teixeira! O pontinho verde quer dar uma ideia de indignação e daí vai inventando nomes... Esta furia de resposta do ponto vede só demonstra a sua falta de argumentos e a capacidade de resposta do J. S. Teixeira... Parabéns J. S. Teixeira para a excelente resposta dada! Para o pontnho verde o melhor é ir ao Miguel Bombarda pos o seu problema é doentio!

Ex-militante disse...

João Afonso, boa tentativa de descrédito, mas , e falo só por mim, nada tento a ver com o Ponto Verde , além de participar neste blogue. Depois de tentar desacreditarem este blogue dizendo que não tinha leitores , tarefa aqui desmontada, agora quer inventar que não tem comentadores, ou que é sempre o mesmo . Está nos manuais, também estudei por eles , mas os tempos são outros, e se eu tenho idade para me adaptar a eles, os meus jovens amigos também terão. Não digo que estão a representar mal o Partido, é que o Partido agora é isso , e é triste, e se nem sabem aprender pelos blogues não sabem aprender nas ruas e com o povo e com os erros. Então o que estão aí a fazer ?

João Freire disse...

Meu caro João Afonso, sempre a mesma conversa? Com igual facilidade o suporia um clone do Teixeira... Macaqueia com afinco as opiniões dele, embora com menos estaleca, refira-se em abono da verdade.

Uma vez mais, mantenho: "alertar" é o absoluto mínimo que qualquer câmara faria, se estivesse confrontada com este caso na área do seu município.

O JA é que me parece com falta de argumentos... escreveu 9 linhas e nem uma só palavra sobre o assunto em discussão, salvo elogiar o camarada.

Mas serei amigo: aproveito para apelar às hierarquias do PCP na margem sul, que creio que nos seguem, que não se esqueçam do João Afonso na próxima distribuição de tachos. É certo que raramente convence, mas esforça-se como sabe e como pode. Vá lá, façam o jeitinho - certamente não destoaria dos que já lá estão.

Anónimo disse...

Mas caro João Freire, então não sabe que este "amigo" JA já lá tem o seu tacho?
É fácil de ver quem vem aqui defender o patronato.
Se este blogue fosse apenas de mentiras, qualquer Comunista, mesmo não sendo do Seixal, levantaria a voz, e assinaria com o seu nome.
No entanto, vemos sempre as mesmas personagens, talvez até enviando comentários do mesmo servidor (o tal que não respondeu quando foi da entrega da propsota ao QREN...).
E como contra factos não há argumentos, é tentar infantilmente desviar as conversas...

Anónimo disse...

O João Wally Afonso já tem taxo João!!!

Colaborador Metro transportes Sul disse...

Para que não haja bocas informo préviamente que sou "condutor" do Metro , estou no meu período de descanso e a usar o kanguru pago por mim para ligar a este blogue.
Ninguém me mandatou para pôr este cometário, mas como ontem fiz , volto a reiterar a mais profunda repúdia pela posição do Partido Comunista (Comissão de "utentes" , autarquia) pelas culpas que estão a fazer passar de que são os condutores os responsáveis dos acidentes. Isto é inadmissível.Queria mostrar toda a solidariedade com os colegas envolvidos , eles também vítimas.

João Afonso disse...

O ponto verde não enxerga a quanto chega o ridiculo das suas afirmações, o suposto ex-militante e o Joõ freire escrevem sempre com poucos minutos de separação e não são a mesma pessoa... Quanto ao suposto funcionario do MST deve-se dzer que o mesmo trabalha tanto no MST como eu...

João Freire disse...

Já não tenho idade nem pachorra para essa conversa da treta, João Afonso.

Pessoalmente, estou-me nas tintas se João Afonso = Mugabe = J.S. Teixeira ou tantos outros, ou se V. Exa. acha que João Freire = Ex-Militante = sei-lá-mais-o-quê. A mim não me interessa discutir pessoas. Essa é a política reles que nos tem conduzido a este estado de coisas. Interessa-me discutir factos e ideias.

De qualquer das formas, João, será que interessa muito se tem um ou vários interlocutores? Os factos foram expostos. Tenha a bondade de os contestar se conseguir.

Ex-militante disse...

Caro João Freire, nunca esperei que este início de ano fosse tão divertido aqui no a-sul , não pelos temas que dão vontade de chorar e muito menos por mais uma morte causada por um mau projecto. tenho-me divertido pelo palhaço do costume, umas vezes emplumado, outras a descoberto como ontem aqui apareceu numa foto.
A explicação é simples para a nova tática, é que há muito o PCP Seixal decretou e nomeou comandos cujo fim era fechar este blogue.
Não o conseguiram e como têm de justificar serviço, volta e meia aparecem a colorir a sua incompetência e falta de inteligência em dar réplica , e como têm que dar contas ao Partido , vá de passar que este blogue é insignificante, que ninguém lê ou que ninguém comenta. Aliás comenta só o Ponto Verde mascarado de João Freire, de Samuel Cruz , de Paulo Edson etc...etc...etc...
Só resta saber é se no Partido alguém vai na conversa desta gente , não me parece , ainda vejo uma réstea de bom senso em alguns camaradas.
Mas o João Afonso (Wally Silva - eu tb o encontrei ) pode continuar que isto tem sido muito divertido.
Obrigado Ponto Verde, um bom ano.

M. disse...

Concordo com o comentador anterior. É bastante divertido ver o desespero destes pseudo-kamaradas trauliteiros a defenderem aqueles por quem foram mandatados.

Mas já agora, Sr. João Afonso/Teixeira/Flamingo/Mugabe/Viul, e tem também alguma coisa a dizer pelo facto de a câmara do Seixal pagar a água e luz de um edificio ilegalmente ocupado, como é o caso da ADUFF em Fernão Ferro?

É que já que gosta tanto de desviar as conversas...

Anónimo disse...

Nós sabemos que não somos o mesmo, mas eles, ou não sabem que não somos e são BURROS , ou sabem que não somos , mas dá-lhes jeito que pareça que o somos. Se querem continuar a meter a cabeça no esterco da Baía continuem . Se pensam que o POVO vai nessa , estão muito enganados, mas continuem assim que vão bem, a gente agradece.

Anónimo disse...

....já agora alguém saberá porque razão a C.M. Seixal não age da mesma forma que a C.M. Sesimbra e força a marcação de uma assembleia na AUGI Pinhal General para que sejam apresentadas as contas??!! A C.M.Sesimbra obrigou o Sr. Serpa a apresentar contas (á 12/13 anos na administração e nunca as apresentou)....o Pinhal General já vai com 7 anos....desculpem lá mas não queremos esperar mais 5 anos...
Tenho dito.

Anónimo disse...

a culpa não é dos condutores. eu já acho que eles vão devagar então se reduzissem ainda mais o MST perdia os poucos utentes que o utilizam. Uma coisa que nasce torta dificilmente se endireita.

estou mesmo a ver, se houvesse correcção de percurso ou obras na linha eram mais uns milhares para os bolsos destes cumudistas ditadores corruptos.


E a conversa da treta dos cumunas é sempre a mesma. a culpa é do govrno. para eles a autarquia só tem responsabilidade a construir prédios. tipica visão de gente burra.

merecem levar umas chapadinhas nas trombas

Anónimo disse...

Ponto-Verde...«Miguel Bombarda» é uma bela instituição onde se instalam «ex-militantes» e «colaboradores do MST»...qualquer dia explico isto aos outros aquilo que tu já sabes...

Anónimo disse...

Cá para mim a CMA não está atenta ao que se vai passando com o seu comboio, porque estão a pensar que discurso vão fazer a seguir ao do Cardeal Cerejeira.
Já se perfilam vários nomes de personalidades que a CMA deve homenagear,p.e. o Silva Pais, o Salazar, os pastorinhos, e se for preciso há sempre por aí um padre disponivel ...

Anónimo disse...

Caro Ponto verde, já viu o que o Sr.Flamingo , aquele que escreve comentários no a-sul , mas que faz sensura no seu blogue tem no flamingo sobre o a-sul ?

Pois é isto :

« O BLOGUE A-SUL É UM BLOGUE DIFAMADOR E ESSE SIM OFENDE NO PLANO PESSOAL, MENTE, ENGANA E LANÇA CALÚNIAS DIFAMATÓRIAS BEM DIGNAS DE SER O RESPONSÁVEL DESSE BLOGUE LEVADO À JUSTIÇA.

DE FACTO LAMENTO QUE À DATA AINDA NENHUM DOS VISADOS O TENHA PROCESSADO CIVILMENTE POR CALÚNIA DIFAMATÓRIA.
SEI QUE É DAR-LHE DEMASIADA IMPORTÂNCIA, MAS POR VEZES HÁ QUE COMBATER UTILIZANDO AS MESMAS ARMAS DESSES ENERGÚMENOS, COM UMA CLARA E PROFUNDA DIFERENÇA: - A DE QUE NÓS SOMOS VÍTIMAS DO PODER QUE NA MÃO DELES SE ENCONTRA E ELES SÃO NA REALIDADE OS PREVARICADORES QUE O PODER QUE NA MÃO DELES SE ENCONTRA PROTEGE.

Ouss

Yakusa Sensei San »


« Sensei - O A-SUL e o seu autor nunca foram processados porque os visados nesse espaço são muito superiores àquilo do que lá se escreve sobre eles. Além disso os eleitores do Seixal sabem bem que tudo aquilo que se escreve por lá é mentira.

Daí que lançar processos contra essa gentinha apenas serviria para perder tempo e energia para aquilo que é verdadeiramente importante, o bem estar das populações.

Entretanto Bom Ano meu caro.

Tenho dito. (J.S.Teixeira) »

Anónimo disse...

Ponto-Verde...estás a sentir-te tão entalado que já tens que ir citar o blog da concorrência?...tomaaaaaa

A Silva&Silva disse...

Caros J.S, Teixeira , João Afonso e Paulo Silva.
A culpa é mesmo dos condutores do metro, como também é culpa das crianças, o frio que apanham na escola EB1 da Arrentela.
Sobre este assunto nem uma linha, os acólitos do PCP atrás referidos, escreveram a comentarem, e porque será?
Aliás nem publicaram o comentário no tal flamingo.
Levanto este assunto novamente aqui, pela seguinte razão:
Estive hoje na EB1 na companhia de um amigo que têm um filho nesta escola, e foi nossa e também de todos os professores da mesma, o corrupio de trabalhadores e técnicos da câmara na escola durante o dia de hoje.
Justificação dada na escola, e até comentada por alguns trabalhadores, o seguinte.
Segundo relatos, no passado dia 29 de Dezembro, na reunião da Junta de Freguesia da Arrentela, a bancada do Partido Socialista, fez um ultimato à presidente e ao executivo.
Ou o executivo pressionava a câmara para resolver na primeira semana de Janeiro o problema do frio das salas de aulas, ou então eram os próprios eleitos, a título pessoal que iriam resolver o problema, isto como referi, foi confirmado hoje pelos responsáveis da escola, e segundo os mesmos, tem havido por parte desses eleitos, contactos nesse sentido de solucionar o problema.
Ora a tudo isto é vergonhoso, que esta câmara só funcione pressionada, com tanto dinheiro esbanjado, não disponibilize verba para resolver este problema existente, aos pelo menos 13 anos, e financie escolas em África e gaste 400.000 € a relvar uma escola em Paio Pires, só pelo facto de o Jardim-de-infância dos trabalhadores da C.M.Seixal utilizarem esse espaço, quando para remediar rapidamente a questão do frio nas salas de aula, não serem necessários mais que 1200€.
Agora pergunto eu ao Paulo Silva Afonso e J.S.Teixeira, qual a vossa opinião?
Será que a culpa, de não ser resolvido o problema, é das crianças ou do ponto Verde? Ou do poder central?

Anónimo disse...

Coitadinho desse Pseudo-Sensei...

Alguém que assina como YAKUSA só pode ter um grande problema de afirmação...

Já uns tempos falei sobre tradição japonesa aqui neste blog e que realmente este Pseudo-Sensei, de Sensei em artes marciais não tem nada... Tanto é para não levar a sério o seu pseudotítulo de Sensei como os seus comentários...

Fica o link para os menos conhecedores da cultura japonesa...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakuza

Cresça homem...

Ainda estou à espera de saber onde é o seu dojo para ver as aulas que dá...

Anónimo disse...

Freirinho...está calado!

João Noronha disse...

Realmente esta situação relacionada com o Metro de superfície começa a ser cada vez mais preocupante. Seria útil uma união de esforços para que acidentes lamentáveis como este, não voltem a acontecer. Ao contrário de andarem para aqui a discutir e lavar roupa suja entre uns e outros (não digo todos) deviam de ter pelo menos mais respeito pelos cidadãos que sem terem culpa, já sofreram na pele os erros dos outros.

João Freire disse...

Anónimo de 1/05/2010 07:58:00 PM: bem sei que gostarias de instalar os opositores à asnocracia comunista da margem sul no Miguel Bombarda, mas esqueces-te de que estamos num país democrático... Mandar os dissidentes para hospitais psiquiátricos era um hábito da tua saudosa União Soviética.

Falam à toa, sem conhecer sequer história suficiente para saber que certas referências os comprometem. Que toscos alguns destes comunistas contemporâneos. O camarada Jerónimo tem mesmo de investir na formação dialéctica das bases do partido, senão é esta miséria que se vê.

M. disse...

Mas quais comunistas?

Para eles Marx é uma marca de vodka russa e de Lenine só conhecem o rosto por verem dele os quadros na Festa do Avante.
Cumudistas, isso sim.

Não tivessem eles quem lhes fizesse frente (uns ainda sob o anonimato, infelizmente, por causa das perseguições que continuam a quem dá a cara) e isto seria outra república chinesa, com fuzilamentos aos opositores.

Quando verei eu o meu Seixal livre desta escumalha, de grandes barrigas enchidas á conta do povo que dizem servir?

Cada vez mais o Seixal lembra a Quinta de Orwell... (para informação dos Afonsos e afins, é o autor do Triunfo dos Porcos).