segunda-feira, janeiro 11, 2010

METRO , MAIS UMA VITIMA EM CORROIOS



Semana que passe sem uma vítima do Metro Sul do Tejo noticiada na imprensa nacional, não é semana. o que leva a pensar, quantos destes casos menos visiveis não têm visibilidade e ficam por contaabilizar. A notícia hoje refere-se a um acidente noticiado pelo Correio da Manhã e ocorrido no passada sexta-feira dia 8 de Janeiro.


«Uma mulher de 30 anos, funcionária do infantário Nova Geração, em Vale de Milhaços, Seixal, foi ontem à tarde colhida por uma composição do Metro Sul do Tejo (MST) na altura em que entregava crianças aos pais, em Corroios.

O acidente ocorreu a 30 metros do local onde em Julho um idoso morreu ao ser atropelado por uma composição e, garantem testemunhas, "foi uma sorte nenhuma das crianças ter sido colhida".

Segundo o CM apurou, a mulher "tinha parado a carrinha e saído com duas ou três crianças, mas, na altura em que atravessavam a linha, uma delas começou a correr".

A mulher "assustou-se e ao correr foi atingida pelo metro". A pancada projectou a funcionária para a estrada, onde foi apanhada por um carro. "Ficou com a cabeça quase debaixo de uma roda", relatou ao CM o presidente da junta de Corroios, Eduardo Rosa. A vítima foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, onde ficou internada.

Desde Julho de 2009 já se registaram dois mortos e cinco feridos graves em colisões com o MST »
______________________________________________________

Já se percebeu que ninguém assume os erros que têm conduzido a estas situações . Agora, é URGENTE que pelo menos, as autarquias de Almada e Seixal se envolvam numa campanha que devia ter sido feita aquando da inauguração do metro , uma campanha pedagógica sobre como circular numa zona viária e numa zona pedonal atravessada por duas linhas de comboio.

Há dinheiro para outdoors, spots na TV e rádio, há dinheiro para propaganda em jornais e para controlar jornais. Utilize-se também umas migalhas desse dinheiro em proveito dos cidadãos na prevenção de mais vítimas.

O metro devia também fazer uma campanha no mesmo sentido utilizando as suas carruagens e estações para o efeito.



14 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia, é lamentável novamente ocorrerem acidentes nestas vias, desde já votos de melhoras e redobrada atenção a todos os peões. Não se compreende como é que não foi ainda constituida uma equipa de profissionais da camara, empresa transportes, ministério, com vista à rigorosa análise das razões que permitem/ facilitam estas ocorrencias pois não estamos perante um acidente pontual mas sim um crescendo de sinistros. Penso que esta inércia (pelos menos aparente) deveria levar os cidadãos a unir-se e a responsabilizar estes senhores na justiça e na praça publica.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Por onde andam agora os risadinhas, os flamingos e afonsos??
Que silêncio, meninos... então essa bajulação ao trabalho das cãmaras e dos kamaradas?
Até porque a culpa é, apenas e só, dos desvairados dos motoristas do Metro, não é?
Para isto não á cordões humanos, protestos de comissões, nem espectáculos,pois não? O que interessa mesmo é o Hospital, conquista da população!!

João Freire disse...

Anónimo,
Se as câmaras querem mesmo fazer pela saúde dos cidadãos, antes de pensarem em hospitais (que fazem falta, sem dúvida), podiam fazer qualquer coisa para evitar que os munícipes morressem ou ficassem estropiados debaixo das rodas do metro... E talvez, se não fosse pedir muito, não lhes servir água da rede pública com TNT...

Anónimo disse...

Se a câmara de Almada insiste que o metro não constitui uma barreira fisica, o que é que poderá ensinar?

Só Riso disse...

Meus caros,

A obsessão da "criminalização" das Câmaras de Almada e Seixal é vossa e pela ignorância que o demonstra nem merece comentários. Pelo menos da minha parte.

De resto o meu "assunto" é com o João Freire e para esse um conselho:

João, vê lá se quando beberes água da torneira, não está alguém por perto, que possa acender o fósforo e ires desta para melhor.

Valha-te Deus, homem!

João Freire disse...

Então quem se há-de "criminalizar", como tu dizes, Risolas? O paleio do costume sobre o Governo, como se as câmaras não tivessem nada a ver com o que se faz no seu território?

E descansa... Com tanta água que mete, acho que os comunas da margem sul vão "desta para melhor" primeiro do que eu. Dá-lhe tempo... Vai uma aposta?

Anónimo disse...

Criminalizar ? Responsabilizar é criminalizar ? Estes K ainda pensam que são perseguidos pela PIDE, eles gostavam, para ser mártires e ainda mais vítimas para termos mais Bentos Gonçalves em outras avenidas.
Não , ninguém quer criminalizar, até pq a justiça não funciona. queremos que as câmaras aassumam a sua quota parte de responsabilidade e que ensinem as pessoas a conviver com o MTS.

Só Riso disse...

Olá "puto" João Freire.

Das duas, uma.

Ou ainda estás na barriga da tua mãe e por isso um "prodígio" da natureza, ou então, estás a abusar na quantidade dos comprimidos da longevidade.

Ora vê lá tu as tuas certezas. Os "comunas" vão desta para melhor e tu...ficas!

Vou confessar-te um segredo, não é que não tenhas já ouvido falar, mas, eu ouvi e escrevo para ficar registado: os que existem são muitos - e viu-se nas grandes manifestações que foram realizadas em Lisboa no ano passado - e são um pouco como o vinho do porto, em sentido figurado "quanto mais velhos, melhor", e os que vão nascendo, vem com o mesmo "tesão" dos mais "velhinhos". Vêm com tanta gana que só para te chatear só se vão desta para melhor duas gerações depois de ti.

Valha-te Deus, homem, mais às tuas "certezas" de inteligente da treta!

És mesmo um alarve compulsivo!

Anónimo disse...

Isto aconteceu vinha eu em sentido contrário do transito, apanhei um susto de todo o tamanho quando vi que a mulher quase era colhida pelo carro. SERÁ PRECISO MAIS O QUE PARA A PORCARIA DE AUTARQUIA QUE TEMOS CRIAR MEDIDAS PARA A PORCARIA QUE FOI CRIADA COM O MST? Já chega de acidentes destes!

Anónimo disse...

Olha o menino Risadinhas picou-se!!
Mas é tão estupido, tão estupido que não percebe que nem todos os que vão ás manifestações são Comunistas, assim como nem todos os que vão á Festa do Avante o são.
Protestar contra o Governo ou procurar diversão numa festa com a qualidade do Avante, não implica automáticamente ter ou ser do Partido.
Pois, quando as crianças se acham adultos, depois só dizem futilidades.
E não, Risadinhas, não sou o João Freire ou o Ponto Verde, por muito que gostasses disso.

João Freire disse...

Pobre diabo... Agora até o Breloque de Esquerda vos passa à frente... Só mesmo na margem sul e nalguns municípios perdidos no Alentejo profundo ainda têm auditório... E mesmo aí, está a diminuir... mesmo que lentamente... em Almada já perderam um vereador, só por causa das tosses... Quantos daqui a quatro anos, "puto"?

Só Riso disse...

"Tadinho" de ti, João Freire.

"Tadinho" de ti, porque começas a perder a noção do tempo em que vives.

Por acaso pensas que perder um vereador, uma Câmara, um deputado, esta ou aquela posição política para servir o povo e o País é sinal de alguma coisa, ou na pior das situações significará alguma vez recuo, desânimo, quebra ou desistência de contribuir para a transformação do país?

Ilusão meu filho. Já te disse e repito "...são um pouco como o vinho do porto, em sentido figurado "quanto mais velhos, melhor", e os que vão nascendo, vem com o mesmo "tesão" dos mais "velhinhos". Vêm com tanta gana que só para te chatear só se vão desta para melhor duas gerações depois de ti."

E de repente fiquei assim. Depois de me ter "mijado" a rir, vem-me a tristeza de verificar e concluir da existência de pessoas com o teu perfil.

Por isso e só neste momento, tenho pena de ti.

Valha-te Deus, homem, por teres uma existência tão infeliz e hipócrita!

Anónimo disse...

Ó risadinhas, e quando é que a CDU apresenta os vereadores, eleitos das freguesias e deputados dos Os Verdes???
É que a malta ainda está á espera de os conhecer.
Não é por nada, é que se falou tanto na tal coligação...

Tiago disse...

Continuo sem perceber o porquê das pessoas continuarem a atravessar a linha em locais que não estão preparados para tal, e como continuam a haver pessoas que circulam pela própria linha do metro. Podem alegar que o piso é igual mas caramba não acredito que uma funcionaria de um infantário não saiba distinguir o sitio por onde passa o metro de um passeio..
Mas sim o importante agora é alertar a população que o metro não trava instantaneamente e talvez assim os kamikazes que se atiram para a frente do dito parem..