segunda-feira, janeiro 25, 2010

ECOSSISTEMAS PORTUGUESES 1

Citando e destacando o Blogue Ambio (link) num trabalho a publicar no a-sul nos próximos dias:

« No ano 2000 o então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, apelou ao estabelecimento de uma avaliação do estado dos ecossistemas do planeta e da sua capacidade para assegurar a manutenção do bem-estar humano. Essa avaliação foi denominada Millennium Ecosystem Assessment (MA), e foi desenvolvida a nível global entre 2001 e 2005.

Os resultados finais da Avaliação Sub-Global para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment foram reunidos num livro, “Ecossistemas e Bem-Estar Humano: Avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment”, que acaba de ser publicado. Transcrevo abaixo algumas das mensagens-chave. Um sumário executivo está também disponível no portal http://www.ecossistemas.org


« Os ecossistemas portugueses providenciam um conjunto de serviços de ecossistema essenciais para o bem-estar humano.

Esses serviços incluem a produção de alimento, a produção de água, a produção de madeira e cortiça, a protecção do solo, a regulação da qualidade da água e do ciclo hidrológico, o sequestro de carbono, o valor estético e cultural da paisagem, o recreio e o turismo.

Na base de todos esses serviços está a biodiversidade, que em Portugal Continental inclui mais de 3000 espécies de plantas vasculares, cerca de 400 espécies de vertebrados, e um número desconhecido de espécies de invertebrados. Nos Açores e na Madeira ocorrem mais de 1700 espécies de organismos endémicos, isto é, que não existem em mais nenhuma parte do mundo.

As alterações humanas aos ecossistemas portugueses começaram há milhares de anos. O domínio progressivo dos ecossistemas pelas populações humanas, principalmente no sentido de melhorar a produção de alimento, levou ao declínio da floresta e de várias espécies de grandes mamíferos.

No final do século xix, só cerca de 10% do território nacional era coberto por floresta e havia graves problemas de erosão nas montanhas. Para mitigar esses problemas e para aumentar a produção de produtos florestais, o Estado Português fomentou várias campanhas de florestação, principalmente com pinheiro-bravo. Simultaneamente, a crescente procura de cortiça e de carne de porco de raça Alentejana levou ao aumento da área de montado de sobreiro e azinho. Em meados do século xx a área florestal tinha já triplicado.

_____________________________________

ÚLTIMA HORA

Gripe A -Conselho da Europa põe em causa OMS


« Wolfand Wodarg, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, encara a gripe A (H1N1) como um dos maiores escândalos médicos do século e aponta o dedo à OMS.»

9 comentários:

Jorge disse...

Isto está feito pra dar lucro.Os neg.do Século,são os medicamentos e as armas!O resto são tretas.A vida humana ñ conta!

Anónimo disse...

Eu acho que a culpa da gripe A foi do Alfredo Monteiro e dos comunistas... O Conselho da Europa devia investigar os autarcas comunas da margem sul pois é sabido que os mesmos são os culpados de todo o mal que vai no mundo e por isso também o são da gripe A. Tenho a certeza que o pontov erde vai, nos próximos dias, apresentar provas irrefutáveis da responsabilidade do Alfredo e da Maria Emilia na questão da gripe A, e a partir dai se não houver uma investigação séria será porque a malta da europa está feita com os comunas!

Anónimo disse...

Não, "anónimo" de 1/25/2010 04:17:00 PM, estes kamaradas não são culpados disso, mas são culpados de condenarem o futuro dos mais jovens com a betonização e a venda de manchas verdes do concelho em nome do grande capital que dizem odiar.
O futuro os julgará!

Anónimo disse...

Por isso é que a malta nova vota maioritariamente na CDU, esta nova geração deve ser masoquista... Ou então o unico esperto e inteligente é o ponto verde. Viva o Grande lider ponto verde, o unico iluminado da margem sul do tejo!

Anónimo disse...

A
malta nova não vota maioritariamente na CDU no concelho do Seixal quem vota na CDU é a malta bem velha aquela que frequenta os centros de dia aquela a quem a CDU dá autocarros para passearem entre outras regalias a que os militantes têm direito. E são velhos não são novos. Mal ia o concelho do Seixal se a magra representação da CDU 20% da população incluisse toda a juventude seriamos um concelho muito velho. O Alfredo não é culpado da gripe A mas é culpado da poluição da baia onde se apanham ameijoas contaminadas para vender e consumir criadas no esgoto que o Alfredo já devia ter resolvido há muito tempo e não resolveu. Com um orçamento anual que a Câmara do Seixal tem de 130 milhões de euros é uma vergonha sermos o concelho mais atrasado do país em tratamento de esgotos. Mas 130 milhões de euros dá bem para o Alfredo gastar em boletins municipais a dizer que a baia potencia o turismo no Seixal tendo ele a responsabilidade pela degradação da baia e de esta não ter a utilização que se esperava que tivesse. Só é pena que a população ainda não tenha visto que o Alfredo é responsável pelo gasto de 130 milhões de euros que recebe dos impostos de todos nós em prol do partido comunista dos comunistas instalados na camara e que a população desse dinheiro pouco usufrui nem o lixo das ruas tem varrido. Alfredo Monteiro não é responsável pela gripe A mas é responsável pelos crimes urbanísticos, pela corrupção,pelo desgoverno da camara, pelo compadrio, pela falta de democracia neste concelho do seixal e ainda falta muito mais.

Anónimo disse...

A sistemática e constante tentativa de descredibilização deste blogue de que é exemplo o comentário das 4.17 é uma prova da sua credibilidade e de como incomoda o poder instalado.

Bem haja ao seu autor por este serviço civico.

João Freire disse...

Anónimo, eu acho que sou o que chamas "malta nova" e não voto CDU. Do meu grupo de amigos, para aí um em 20 vota CDU. Mas não acredites em mim, comprova com os teus próprios olhos e ouvidos. Ofereço-te um copo com a malta, na Costa, quando quiseres.

Anónimo disse...

a cdu está em vias de extinção. restará o bloco com partido comuna, e mesmo assim é demais.

vade retro comunismo!

Anónimo disse...

Se é a malta nova que vota na CDU, onde estão os membros da JCP no Seixal?
Quem são?
O que fazem?
Onde estão?
Têm site?
Têm estrututas?
Ou só aparecem para pintar muros e para se embebedarem no Avante??
Pois, devem ser os futuros eleitos dos Verdes...