quinta-feira, janeiro 07, 2010

A ASNEIRA NÃO PÁRA - AO CORRER DE ÁGUA!


Como é que no presente, em que se colocam questões tão comprovadamente importantes como a contenção urbana, a interdição de construção em terrenos de elevada aptidão agrícola e a salvaguarda das potenciais consequências das alterações climáticas com uma estimada subida do nível das águas . É possível que no Correr de Água (Foz do Rio Judeu - Seixal ) :

- Uma autarquia permita a construção numa zona húmida
- Uma autarquia permita construção em terrenos agricolas
- Uma autarquia permita construção em terrenos potencialmente alagáveis

- Como é isto possível em 2010 ?

E já nem estou a pôr a hipótese de poder estar em causa o PDM , a Reserva Agricola e ou Ecológica que não acredito poderem estar a ser de alguma forma violados...

31 comentários:

Anónimo disse...

Há silêncios ensurdecedores.Então e o Plano de Pormenor da Torre da Marinha ? Já está em vigor ? Verdes não é ?

Anónimo disse...

Toda a gente escreve sobre tudo. A autorização de construção em RAN, ou REN, ou em espaços alagados depende de parecer de Comissões ou Institutos. A autarquia não autoriza sem o parecer. Querer colocar responsabilidades alheias na autarquia é muito feio e ignorante.

Anónimo disse...

Lá vêm eles atirar areia para os olhos, os inimputáveis do costume, os mesmos que não têm responsabilidades no metro, na captação de água contaminada, nos areeiros que destróem a paisagem etc, etc, etc.Se as autarquias não têm competência para nada, porque autorizam tanto ? Realmente, ele há gente...

Grumete de Abril disse...

Ó segundo commentador . Então agora constrói-se à revelia das Câmaras ? HABITAÇÃO ? Deve estar a gozar com a malta. Coitada da Câmara do Seixal, agora tem que autorizar construção em REN, RAN e em zona alagada porque a CCDR, O INAG o ICN etc... obrigaram a CMS a deferir. Só pode estar a gozar.

Anónimo disse...

Oh Grumete Ponto Verde...outra vez a utilizar nomes esquisitos para comentar...ai ai ai que o menino não presta...

Anónimo disse...

olha o cumuna a afirmar a incompetecia da camara do seixal. então desde que a ccdr diga sim eles fazem tudo . só mostra os burros que são. coitados aqueles melões não dão para mais, já devem ter cimento a encravar o raciocinio

Anónimo disse...

Um caso concreto e não dão uma explicação que se veja . Então o Dr.Paulo Silva já testemunhou no caso da fraude eleitoral que denunciou ter descoberto em Fernão Ferro ?

Anónimo disse...

Mais uma das mentiras do ponto-verde. Não há nem pode haver construção onde ele indica, basta lá ír para ver a mentira que nos quer vender. Toda aquela zona está envolvida no Plano de Pormenor da Torre da Marinha que vai valorizar todo aquele espaço com habitação de qualidade e de referência arquitectónica e com espaços verdes .O ponto-verde é um reles mentiroso que não merece credibilidade.

Anónimo disse...

Ó compadre de 1/07/2010 02:48:00 PM, queres atirar poeira para os olhos?
Então também era mentira as crianças passarem frio na EB1 da Arrentela?
Pois, nem foi por causa da RTP e doutros jornais falarem do assunto que correram a ir arranjar o que se esperava á 13 anos...
Kumudistas HIPÒCRITAS!!!!!!!

João Freire disse...

Anónimo das 1:45 disse: "A autorização de construção em RAN, ou REN, ou em espaços alagados depende de parecer de Comissões ou Institutos. A autarquia não autoriza sem o parecer. Querer colocar responsabilidades alheias na autarquia é muito feio e ignorante."

Amigo, a responsabilidade é da autarquia. O parecer das autoridades responsáveis pela gestão de RAN e REN, quando positivo, não é vinculativo para a câmara, que ainda assim pode recusar a autorização.

Em suma, querer chutar para canto responsabilidades da autarquia é, isso sim, como dizes, "muito feio e ignorante".

Anónimo disse...

O das 12.48 também mente. fui de propósito ao local e lá estava a construção a decorrer. Desculpas destas porquê? Há alguma coisa a esconder ?

Anónimo disse...

A típica fuga á verdade da CDU. E não, não sou o autor do bllogue, só achei este tema tão indicado para a discussão que aqui tem estado a decorrer):
http://juventudeseixal.blogspot.com/2010/01/cdu-e-os-acidentes.html

Assim se vê a desresponsabilização destes kamaradas

Anónimo disse...

E as delimitações / contratos de reconversão assinados com os comproprietários na criação das AUGI, também não é da competencia da Camara?
Sugestão: e que tal a Câmara do Seixal imitar a sua congénere de Sesimbra (da mesma cor politica) e intervir directamente na AUGI do Pinhal do General? E que tal, dado já serem possuidores de + 5% dos direitos de votos fazerem alguma coisa pelos seus direitos?
Tenho dito....

Anónimo disse...

A CMSeixal até informa os seus munícipes do que é uma zona húmida e tudo...

http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/3AE9A368-1CE1-4123-AF5B-7340F7BFC822/3436/ZonasHumidas.pdf

Pronto, pronto já sabemos... como a convenção só fala de algumas zonas húmidas do nosso país, logo podemos destruir as outras com betão e asfalto...

Diz um anónimo "vai valorizar todo aquele espaço com habitação de qualidade e de referência arquitectónica e com espaços verdes"... deve ser um dos premiados com um apartamento está visto… ainda esta gente diz que gosta da sua terra, tem orgulho da sua terra, blá blá blá…

Pois é mas está-se a esquecer que sem uma boa vegetação rípicola nas margens, não há aves, sem aves, temos mais mosquitos e melgas, porque não são comidos, com isso mais doenças, não só por causa dos insectos mas pelos químicos dos insecticidas... Sem vegetação menos captação de matéria orgânica, isso quer dizer mais cheiros dos efluentes que lá são despejados... sem vegetação rípicola nas margens, mais tendências existem de erosão da margem, logo menos controlo nas inundações, etc…

Entenda-se que vegetação rípicola não é aquelas árvores para inglês ver, de x em x metros e a perder de vista e com um ar mais que doente, como as que estão na baia do seixal…

Há coisas tão, mas tão básicas...não dá para entender esta gentinha…

Esta gente não devia só estudar os manuais de contra-informação… deviam estudar outro tipo de manuais aqueles que explicam como tudo funciona à nossa volta… sempre se tornariam mais homenzinhos e faziam melhor figura…

Oh Ponto-Verde poste ai umas tantas enciclopédias sobre natureza e ambiente para crianças com muitos desenhos... pode ser que os camaradas aprendam alguma coisa e não digam que é para valorização da zona e asneiras desse tipo...

Deixo um link para alguns documentos da CascaisNatura sobre Engenharia Natural na promoção da Biodiversidade Urbana, e onde se conclui que cada vez mais se utiliza menos betão nas margens fluviais e estuarinas das grandes cidades europeias... e já não estou a falar da construção de edifícios e espaços verdes, porque nesta altura do campeonato fazer algo assim, só mostra que tipo de gentinha está à frente desta câmara...

http://www.cascaisnatura.org/Default.aspx?ID=3892

Boa leitura...

P.S - Camaradas da valorização urbana, todas as apresentações têm muitos desenhos e fotografias...

João Freire disse...

Anónimo das 4:05 - se calhar o outro anónimo até nem esteja a mentir. Até pode ser que a zona esteja realmente envolvida "no Plano de Pormenor da Torre da Marinha que vai valorizar todo aquele espaço com habitação de qualidade e de referência arquitectónica e com espaços verdes" - mas uma coisa é o que está no papel, outra é aquilo que certas câmaras fazem... Não seria novidade alguma...

Agora diz-nos a todos, tu que lá estiveste: pareceu-te que aquilo era construção "de referência arquitectónica e com espaços verdes" ou apenas terraplanagem do género de "vai tudo a eito", sem respeito algum para com o ambiente pré-existente?

Anónimo disse...

contrução de referencia arquitectónica? iiihh parece que os comunas enganaram-se...Mas estou para ver isso...

Outra coisa. só falhados é que hoje em dia constroem em leito de cheia. como os comunas são falhados está tudo correcto, então

Anónimo disse...

Os mesmos kamaradas que arrancaram as árvores em várias zonas do concelho, como do estacionamento do Forum Cultural, e nunca mais as voltaram a colocar.
São estes os "verdes" deste concelho, os hipócritas que só sabem desviar as conversas.

Só Riso disse...

Xiii, este blog está o máximo. Antes só tinhamos o "Vamos mudar Fernão Ferro", agora, talvez por inveja, é ver o A-Sul, com o ponto verde - em diversos "papeis" - e os comentadores habituais da "casa" a seguir o mesmo caminho. Isto está mesmo a caminhar para a risota à "bandeirada".

Finalmente, neste blog, foi encontrada a vocação que procurava.

Lindo!!!!

Anónimo disse...

Está criada na Assembleia da República a comissão contra a corrupção talvez muitos dos assuntos da Câmara do Seixal devam ser levados à comissão para servirem de exemplo do que é a corrupção. Incompetência a CDU tem muita mas não é só incompetência os estragos que a CDU tem feito no concelho do Seixalhá muito mais do que isso são interesses pessoais partidários e muito elevados. Quem tem perdido é a população do Seixal. Construir em linha de água não pode ser burrice depois de neste país se ter falado tanto disso por ocasião de cheias qualquer analfabeto sabe disso só pode ser mesmo corrupção.

Só Riso disse...

... entretanto, já repararam no "personagem" João Freire? É ou não parecido com aquele "fulano" que numa festa informal de amigos foi o único que se apresentou de fato domingueiro com gravata e tudo? E que, enquanto todos os outros, convivendo, se movimentavam e comiam em pé, "ele", sentado a um canto da mesa, comia de faca e garfo?

Ó João Freire, vais certamente comentar com prosa intelectual, mas
dás-te conta do "papel" que estás a representar?

Claro, és "demasiado" superior. Mas não serás tu, "aquela" fada má que olhando para o seu espelho perguntava se no mundo haveria alguém mais "bela" e "prendada" do que ela?

Ai, João Freire, será que o "hábito" te tolheu a capacidade de entender que a vaidade e a mania da superioridade perante os demais, é problema grave de atitude? Pensarás tu ser portador de genes de casta superior?

Querido, tenho imensa "pena" de ti e por isso "evoco" Deus para te ajudar a saír do caminho da "perdição".

Valha-te Deus, homem!

João Freire disse...

Caro "Só Riso",

Das tuas palavras depreendo que já não me julgam um "travesti do Ponto Verde". Já concedem que, pelo menos, um comentador este site tem, além do seu autor e dos celerados que aqui vêm fazer o playback ditado pelo partido. Muito me apraz. Contudo, lendo a tua prosa, fico sem perceber aquilo que tanto te indigna nos meus comentários.

1. Não sei qual o "papel" que represento, se algum. Limito-me a defender aquilo em que penso, sem que limitações de espécie alguma me toldem o juízo. E, aparentemente, não sou o único a ter estas ideias "subversivas".

2. "vaidade e a mania da superioridade"? Não sei em que te baseias para dizer isso. Sempre tratei com respeito todos os que aqui me merecem respeito, independentemente da sua ideologia. Mas o que te mói o juízo é o facto de não descer (eu e outros mais, felizmente) ao nível rasteiro do insulto e da desconversa em que chafurdam muitos camaradas teus que, a coberto do anonimato aqui fazem as suas incursões, não é? Querias que te mandasse ali, ir levar acolá, e por aí em diante, não era? Lamento, não mudarei a conduta que me dita a consciência, logo, não posso valer aos teus pobres apoquentamentos.

3. Se ser intelectual é escrever em português de gente (assim o tento), não me deixar arrochar à canga do pensamento único dos pseudo-comunistas desta nossa margem sul (comunas no autismo autoritário, não nas algibeiras) e, já agora, não deixar passar afirmações absurdas, sem qualquer sentido no plano lógico ou jurídico (a primeira por formação, a segunda como profissão - não sou um trauliteiro partidário profissional, como alguns que aqui vejo, lamento), se calhar até sou intelectual. Lanças-me esse suposto facto como se dum anátema mortal se tratasse. Longe vão os tempos em que o PCP advogava a união dos tais intelectuais ao operariado. Agora que os ditos "intelectuais de esquerda" se passaram todos para o Bloco, numa sangria jamais vista neste país, e o PC ficou reduzido a meia dúzia de reformados e uns quantos trauliteiros arrivistas e cínicos, os "intelectuais" são o alvo a abater. Pobre populista.

Mas intelectual ou não volto a dizer: tanto paleio tens tu e nem uma palavra para refutar o post do Ponto Verde ou o que se tem debatido em torno do tema. Já disse e volto a dizer: discutam factos e ideias. Discutir pessoas é para mentes mesquinhas. Estou à espera. Ou faltam-te os argumentos?

Só Riso disse...

Meu caro João Freire, "obviamente" são os argumentos... pois esses, por terem sido mal distribuídos calharam-te todos a ti por irreparável "distracção" de Deus.

De resto, mesmo que Deus, me tivesse deixado a mim alguns desses argumentos que apenas só tu detens, entendes tu que iria utiliza-los contigo? Aqui neste blog?

Podes ter-te em elevada conta, estás sempre a pretender transmiti-la, mas pobre de ti. Falarás sempre sozinho. Não por falta de contrário, mas, seria levar-te demasiado a sério.

Entretanto, há mais ideologia para além daquela que, na tua vaidade, só consegues enxergar. E não é disfarce.

Valha-te Deus, homem!

Anónimo disse...

AHAHAHAH!!!!
Freire: perante o que acabo de ler OS MEUS PARABÉNS!
Homem, é caso para celebrares: a tua primeira campanha de desacreditação por esses kumudistas!! Quer dizer que lhes tás mesmo mesmo a moer o juízo à séria! E este blog em geral anda a incomodar muita gente. Continuem!

João Freire disse...

"mesmo que Deus, me tivesse deixado a mim alguns desses argumentos que apenas só tu detens, entendes tu que iria utiliza-los contigo? Aqui neste blog? (...) seria levar-te demasiado a sério"

Meu caro "Só Riso", perante essa tua frase - diletante e elitista, diria eu -, ainda manténs que sou EU que me tenho a mim mesmo em "alta conta"?!

E se não vens aqui para gastar o teu precioso latim em argumentos e factos válidos com os miseráveis incréus, em suma: numa discussão limpa, é caso para perguntar: o que vens aqui fazer?

Mas vá, esquece lá isso e diz-me uma coisa: tens passado na zona da Foz do Rio Judeu ultimamente?

Anónimo disse...

Epá, a estes kamaradas não falta imaginação.
Onde é que os flamingo/viul/mugabe/Afonso/silva agora foi buscar esta do só riso?? Kamaradas, os meus parabéns, heterónimos (do Pessoa, meninos, não é uma marca de vodka da festa do Avante) não vos faltam!!!
E João Freire, também os meus parabéns, repito o que disse outro comentador, com o PontoVerde está a fazer mossa aos kumudistas.
Basta ver os pides a tentar descrevê-lo.
Daqui a pouco até irá merecer um post no agora único blogue dos meninos.
Continue!!!

Só Riso disse...

AHAHAHAH!!!!

É ou não é para rir tanta pseudo seriedade?

Meu caro João Freire, comecei a gostar de "vir" a este blog, exactamente para isto. "Só rir"!

"Só rir", com os disparates aqui colocados.

"Só rir", com os múltiplos comentários dos anónimos "ponto verde".

"Só rir", com os teus "ares" de sabichão da treta, que a todos julgas que agrides (os que apelidas de incompetentes, muito embora sejam portadores da simpatia e adesão maioritária da população dos tais municípios da margem sul).

"Só rir", com a tua verborreia serôdea, de quem falando muito, certamente, pouco tem feito.Que se saiba.

"Só rir", da tua patusca vontade de introduzir seriedade na discussão, que apenas a ti merece respeito e a outros, mesmo muito poucos, pelo que julgo ver por aqui.

Venho aqui, também e passou a ser o motivo principal para "só rir", de ti, João Freire. E virei aqui, tantas e tantas vezes, as que eu quiser, para "só rir", do teu "ar" de sério, da tua auto-afirmada superioridade.

Venho aqui, finalmente, para "só rir", e à minha maneira contribuir, para "martelar" no teu ego tão metodicamente alimentado.

Pronto, já sabes porque passei a vir aqui. Lamento apenas que tenha sido necessário fazer o "desenho".

Valha-te Deus, homem!

Anónimo disse...

Muito riso, pouco siso... e eis a prova.

Anónimo disse...

Investigue-se o processo de deferimento daquela construção. Vejo muito incómodo e desconforto pelo tema aqui trazido.

João Freire disse...

Lindo, "Só Riso"! Tudo o que eu sempre quis! Gozar dos serviços dum palhaço privativo só para mim, um bobo da corte ao fim ao cabo... com tais atenções, não admira que o meu ego fique enorme! Mas faz como entenderes, embora não me pareça particularmente úteil para a tua causa, seja ela qual for.

Anónimo: realmente, pela forma como estes tipos se contorcem, dá para perceber que o Ponto Verde tocou num ponto sensível...

Só Riso disse...

Vê lá, João Freire,

Eu a "esmerar-me" na explicação da minha "causa", e tu, para me desiludir, parece que ainda tens dúvidas dela. Mas fica descansado, vou pensar num "desenho" mais esclarecedor para tu entenderes.

Palhaço, sugiro-te a leitura de um recente artigo do Mário Crespo.

No seguimento, nem imaginas, meu caro João Freire, por causa do teu ego, até que ponto, o ponto verde tocou no ponto "sensível". Aliás, acrescento, a especialidade do ponto verde é "tocar" sempre no "sensível". De resto é só "atinar" na sensibilidade dos comentários que os comentadores do "sensível" aqui escrevem.

E deixa que te diga, tu estás lá inteiramente incluído, noutro estilo, é certo. Mas, encaixas-te muito bem.

Valha-te Deus, homem!

Anónimo disse...

Ó Risadinhas deixa lá Deus em paz! Os kamaradas até nem acreditam nele, ainda te retiram do Komité só por o invocares, pá!