segunda-feira, novembro 30, 2009

COPENHAGA 2009 - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E A SAÚDE DOS PORTUGUESES



«Mais mortes associadas ao calor intenso, problemas do foro cardio-respiratório relacionados com a poluição e doenças transmissíveis através da água ou dos alimentos são consequências das alterações climáticas na população portuguesa.

De acordo com o chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral da Saúde (DGS), Paulo Diegues, o aumento da procura dos serviços de urgência devido a estes problemas de saúde demonstra bem a magnitude do fenómeno.

Um problema que, segundo este especialista, afecta o mundo – confrontado com as alterações climáticas –, mas particularmente a Europa.

“Estima-se que mais de 370 mil pessoas na Europa sejam afectadas por problemas de poluição atmosférica, atribuídos em grande parte às alterações climáticas”, explicou à Lusa.

As ondas de calor de 2003, 2005 e 2006, a seca em 2004 e 2005 e as inundações em Outubro e Novembro de 2006 são exemplos de fenómenos climáticos extremos – intensificados pelas alterações climáticas globais – em Portugal, com graves riscos para a saúde pública.

De acordo com informação da Direcção-Geral da Saúde (DGS), “estas alterações de frequência e intensidade dos fenómenos climáticos extremos constituem graves riscos para a saúde humana”.

A mais famosa onda de calor em Portugal registou-se em 2003, tendo ficado associada a um excesso de mortalidade de mais 1953 óbitos, dos quais 89 por cento com idades iguais ou superiores a 75 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

No seguimento deste fenómeno, as autoridades de saúde implementaram, desde 2004, um plano de contingência para ondas de calor com o objectivo de “minimizar os efeitos negativos do calor na saúde”.

Em 2006 registou-se o quinto Verão mais quente de Portugal desde 1931, com cinco ondas de calor meteorológicas.

Em relação à chuva, as projecções apontam para “uma redução da precipitação durante a Primavera, Verão e Outono, mais evidente na região Sul do país, e para uma maior frequência de episódios de precipitação intensa”.

Os efeitos das alterações climáticas levaram as autoridades de saúde portuguesas a elaborar planos de contingência e a monitorizar, além das ondas de calor, os níveis de ozono.

Estes fenómenos contribuíram igualmente para a reactivação do sistema de vigilância de vectores em Portugal. Neste âmbito, disse Paulo Diegues, estão a ser feitas recolhas de mosquitos que, periodicamente, são investigados para saber se e qual a infecção de que são portadores» Agª LUSA

________________________________________________

«
O Presidente dos Estados Unidos vai estar na conferência climática da ONU em Copenhaga, onde será discutido um substituto ao Protocolo de Quioto»

8 comentários:

Anónimo disse...

O Flamingo é mesmo uma ave rara devido à raridade da sua “santa inteligência”.

Não é que o Flamingo de Fernão Ferro,num comentário que faz num post anterior, para contradizer um facto ocorrido, em Abril de 2007, na Assembleia desta freguesia, sobre o desconhecimento do líder do PCP acerca da posição que o seu partido tinha em relação à Ponte Chelas-Barreiro, vem apresentar a posição oficial do PCP exposta por um seu Deputado na Assembleia da República em Abril de 2008, ou seja, um ano depois?

Sendo esta ave rara a mais dócil e inteligente do Planeta é caso para perguntar se não estarão também as alterações climáticas a provocar alterações comportamentais nas aves ao ponto de perderem o Norte?

Anónimo disse...

comunas burros só destroem o planeta em prol do seu partido. fanáticos ditadores

Daniel Geraldes disse...

É só para dizer que ofereci voluntariamente (e porque não sou unhas de fome) para pagar a "estada" do meu caro amigo Teixeira no wordpress.

my name is mongo, Fla Mongo disse...

O flamongo acha que 15 usd ano é agiotismo.
Que triste que o homem é...
É só fogo de vista...

Porque será que:
-Queria alterar o código fonte?
Seria por ser pidesco?
-Não viu os preços antes de anunciar a mudança?

Faltou-lhe foi o viagra, cuja nova remessa, Made in China and assembled in Venezuela, acabou de chegar...

LoL

J.S. Teixeira disse...

Dos miseráveis 4 comentários que este artigo teve, excepto um, todos faziam menção ao meu nome/blogue em vez de falarem do tema. E fora que, vai na volta, alguns até são das mesmas pessoas.

De facto se não fosse eu, provavelmente, este blogue estava morto.

Já agora, não se esqueçam de visitar o blogue que tanto mencionam: O Flamingo. Lá podem encontrar um artigo que fala de pessoas como vocês...bebés chorões.

Tenho dito.

Anónimo disse...

gostava de saber qual o:
execepto um

aquele em que lhe c quhamam mongo ou que chamam burros aos cu-munas


são duvidas

Anónimo disse...

j+a sei, ele pensa ser inteligente...

mas admite ser mongo

pena é ser zarolho

Anónimo disse...

j+a sei, ele pensa ser inteligente...

mas admite ser mongo

pena é ser zarolho