segunda-feira, outubro 26, 2009

SEIXAL - MAIS UM SHOPPING E MAIS UMA GRANDE SUPERFÍCIE


« De acordo com o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental, o Seixal Retail Park terá um supermercado, restaurantes e uma área de lojas de pequena dimensão. Estão previstos 1.193 lugares de estacionamento. A construção deverá arrancar em Fevereiro de 2009, estando prevista a abertura para a Primavera de 2010 »

É esta a forma capciosa como é anunciado o nascimento de mais um mega
shopping no Seixal , EN 10 terrenos frente ao IZZI (ICOMATRO) , mais um empreendimento que põe emcausa os já crónicos engarrafamentos no troço Casal do Marco - Quinta do Conde , troço já muito condicionado, mesmo sem a existência de mais um templo de consumo , mais um fora da malha urbana, mais um se acesso a transportes públicos, mais um a obrigar o uso do automóvel aos seus potenciais utentes e clientes.

O que aqui afirmei há dias para o Retail Park de Coina (porquê mais duas mega superfícies no mesmo eixo e tão próximas uma da outra ?) é também válido para mais esta "milagre do endividamento das famílias" , aliàs só tenho mais uma palavra a acrescentar :

- SURREAL !!!
____________________________________________________

Deve ter compreendido agora à pála de quem nasceram todas aquelas rotundas, na EN-10 antes das eleições . Igualmente deve ter compreendido como é a palhaçada do PDM do Seixal e como a CCDR diz Ámen... Num terreno Industrial, de um lado da estrada nasce um bairro social (Cusena) , do outro uma mega superefície comercial... é este o Planeamento no Seixal !!!

Nota : E nada disto foi debatido, documentado, apresentado em outdoors durante a campanha , e muito menos a votos ... fantástico não é ? - ( a imagem é meramente ilustrativa e não representa o novo shopping retail park do Seixal)

- Há mais duas destas mega superfícies como esta do Seixal e a de Coina , em projecto, também para Setúbal e Pinhal Novo.

14 comentários:

RR disse...

PORQUÊ ? PARA QUÊ ? PARA QUEM ?

Anónimo disse...

Para a câmara ganhar mais! Para ter quem lhe faça as infra-estruturas que é incapaz de fazer! Para os idiotas que só sabem por a cruz no mesmo sítio todos os anos!!

MS disse...

Já o afirmei e repito: Não tenho nada contra as grandes superfícies comerciais.
Elas são geradoras de emprego e fazem parte da democratização do consumo com qualidade, higiene e segurança a preços mais baixos e poder de escolha quando construídas nos locais adequados.
Porém , ao contrário do que se vê lá fora, nós somos o país das assimetrias, do 8 ou do 80, sem lei nem rock.
Se o Retail Park, em Coina ainda pode ser compreendido pela sua localização geográfica, já este agora anunciado me parece desajustado.
Mas enfim, depois de ver a construção de dois estádios de futebol e uma mega superfície comercial no meio da malha urbana da cidade e separados por umas centenas de metros, já nada me surpreende neste país.
Até nas datas previstas para o início de construção e de conclusão não conseguimos acertar o calendário.
Uma tristeza pegada.

Anónimo disse...

A única coisa que me supreende é o facto das pessoas votarem ainda na CDU neste concelho...
Ou são todos mentecaptos, ou os candidatos da oposição ainda são bem fracos...

Daniel Geraldes disse...

Estes incompetentes vão liquidar o país.

Anónimo disse...

Se este projecto não foi debatido durante a campanha eleitoral, é fantástico, lá isso é!
Mas o mais fantástico foi a oposição à CDU não o ter feito.
Pelo que se vê na praça pública a oposição, sobretudo a socialista parece que só existe a nível interno do PS.

Anónimo disse...

O exemplo que encontramos na Associação dos Amigos... O exemplo que encontramos na Associação dos Amigos do Pinhal do General é paradigmático e merece uma profunda reflexão pois o seu presidente é um dirigente XUXIALISTA e, reconhecidamente, aquele que controla o PS em Fernão Ferro, desde sempre.
Este mau exemplo só tem paralelo, também em Fernão Ferro, com a gestão da ADUFF nas mãos de outro XUXIALISTA.
Esta Associação, não tem sequer actividade e na situação em que se encontra, a Câmara Municipal do Seixal vai ter que tomar medidas concretas para restituír à população um edifício que lhe pertence.
E por lhe pertencer não pode estar à mercê de quem não tem autoridade moral para o manter na situação em que se encontra.
Sem qualquer actividade e até a
luz e a àgua estão cortadas, segundo dizem.
E depois ainda se queixam da democracia dos comunistas.
Mas que modelo de DEMOCRACIA será este, o dos SOCIALISTAS do SEIXAL?

Anónimo disse...

ó Anónimo das 10/26/2009 04:45:00 PM
Mas como é que quer que a câmara tome medidas concretas, se o "presidente" da ADUFF, apesar de xuxialista que até já concorreu por Fernão Ferro, é agora apadrinhado e ao seu Boletim 2 por essa mesma câmara??
Acha que agora lhe iam tirar o tapete debaixo dos pés, para ele vir a praça pública divulgar o compadrio?
Claro que o vão é proteger, como têm feito estes anos todos!!!
E até se dá ao luxo de alugar aquilo aos Escuteiros!!
A quem é que são apresentadas as contas!?!?
O edificio está numa vergonha de ruína, mas ninguém faz nada!!! Gostava de saber que trabalho é que esse sabujo fez para construir a ADUFF, e porque é que se mantém ali, a realizar festas e reuniões privadas do pasquim que dirige.
Espero que ele leia isto e depois vá dizer no seu pasquim que lhe foram contar!!!
Com tantas associações válidas a necessitar de espaço próprio, é a vergonha que se vê.
Mas o povo do Seixal só tem o que merece!!!

Anónimo disse...

Porque recusa o Dr.Paulo Silva divulgar a sua biografis, os seus cargos , as suas funções e quem lhe paga ?

Rui Cabral disse...

Ó Geraldes, "estes incompetentes" já liquidaram o País, ao longo dos 33 anos de alternância de governos do PS/PSD e CDS.

Está bem de ver, e tu já reparaste?

E agora sobre o post, qual o problema de tanta indignação?

Querem saber a minha opinião? Se precisarem do meu acordo, está dado. O Seixal e o País precisam de desenvolvimento e de empregos seguros e estáveis para os mais de meio milhão de desempregados.

Claro que há algumas pessoas que não querem. Pois claro, provavelmente gostam mais que os trabalhadores e muitos destes, os jovens, continuem sem emprego para mais fácil os manobrarem com a falta de emprego e com a precariedade.

Não me horroriza nada o aparecimento de mais um shopping. A concorrência não me preocupa. Prefiro ver isto cheio de shopping's do que ver centenas e centenas de milhar de desempregados a morrer à fome e a sofrer.

Depois, cada cidadão que compre onde quiser. Seja num shopping, seja num mercado municipal ou seja no comércio tradicional.

Eu, confesso, faço isso mesmo. Vou à praça, compro no comércio local e também vou ao shopping. Ao cinema, comer, comprar nas lojas quando algo me agrada e no próprio supermercado.

Existir oferta só projecta e potencia a escolha!

Pardal disse...

Ó Rui Cabral, então e o PCP não esteve no governo?
Ou será por ainda usares fraldas que não te lembras?

Mário Raposo disse...

Ò passarito saltitão, claro que o PCP esteve no governo no imediato pós 25 de Abril, e , se tu não usas fraldas há mais de 50 anos concerteza, se não és ingrato, deves ter dado por isso.

Todavia, foi sol de pouca dura, porque os teus políticos de eleição, na altura, em nome do "perigo comunista" para os sacrosantos interesses do grande capital, trataram de com golpaças e mais golpaças afastá-lo do governo.

Dirás tu que isso é mentira.

Pois então segue um conselho: vai a uma qualquer biblioteca e lê Carlucci Vs. Kissinger de Tiago Moreira de Sá, edição Dom Quixote, 2008.

E como também verás, o autor não é comunista, nem nunca foi. E, acima de tudo está suficientemente documentado com numerosos documentos classificados pelos serviços secretos americanos como "secretos e confidênciais", antes de poderem ser consultados. Verás os papéis que Mario Soares, Sá Carneiro, Freitas do Amaral e alguns militares da "família" desempenharam.

Até logo!

M. disse...

Caro Sr. Rui Cabral

"precisamos de empregos seguros e estáveis para os mais de meio milhão de desempregados."

Pode dizer-me onde é que nestes mega-centros comerciais, os empregados têm empregos estáveis?

è que todas as pessoas que conheço que trabalham no Rio Sul ou no Almada Forum ou ainda no Montijo, trabalham mais de oito horas por dia, sem contratos, já para não falar nos que trabalham nos hipermercados, muitos deles temporários de anos!
Se me provar que realmente estes mega-centros, que servem apenas para o povinho andar a passear embasbacado aos domingos, dão empregos estáveis, retiro tudo o que disse.

Rui Cabral disse...

Meu caro M.,

Não tenho de lhe provar nada, por ser desnecessário.

O que temos, isso sim: eu, você, outros e muitos mais, é de juntar as nossas vozes e forças, lutar, para que essa precariedade de que fala, com a qual estou plenamente de acordo, deixe de existir.

O que temos, todos nós, é de contribuir para que as leis que regulam as relações de trabalho, em especial o famigerado "Codigo do Trabalho" da autoria dum governo PSD e agravado pelo governo PS, no que de mais lesivo é possível imaginar, sejam revogadas quanto antes.

É isso que temos de fazer!

E nisso, por aquilo que escreve, creio que estaremos de acordo.