domingo, outubro 18, 2009

SEIXAL GRAFITTI 2009 - O VANDALISMO INTITUCIONAL DE NOVO


Caro concidadão , não me diga que não conhece e muito menos que não admira nomes como Nomen e Mosaik (de Oeiras), Ram (de Sintra) , os Leg Crew (Klit, Times, Mar), de Almada ou os estrangeiros ...Uiiii !!! ESTRANGEIROS !!!! sim ... ESTRANGEIROSSS!! Sonsi, Nash, System e Rough .

Devo-o informar que, tal como eu, denota no entender dos nossos eleitos , uma falta de cultura preocupante, uma vez que são "artistas" de primeira água , verdadeiras estrelas de um firmamento inteligivel só para alguns ... o firmamento do vandalismo que desfeia as nossas ruas, destroi a harmonia das nossas cidades, se insinua até nos autocarros, nos eléctricos, nos painéis da autoestrada , nos muros do cemitério de Almada...onde quer que olhemos... e nos AGRIDE !

Falo do Grafiti , uma forma de vandalismo urbano (e não só) que este fim de semana é elevado a estatuto de arte no Seixal uma autarquia que ao mesmo tempo tem ao abandono património construído, como a Quinta da Trindade (a original) , onde nem as paredes, nem sequer os caixilhos das janelas vêm uma gota de tinta há muitos... muitos... anos
...

O orçamento municipal não chega para o Património, mas chega para gratuítamente brindar , não só os artistas acima referidos , mas para repintar de branco (anualmente ) todo o muro de suporte onde são aplicados os sprays...


Uma outra suposta manifestação artistica , mas que mais não é que a exibição de gigantescas telas com má técnica e nulo conteúdo artistico , mas também (onerosa) vendida sob a forma de grande manifestação artistica apoiada pela Câmara do Seixal está a decorrer na EN10 na zona das Paivas.
Isto num concelho com 170 mil habitantes onde mais se construíu nos últimos anos, mas onde não há uma unica peça arquitectónica digna de registo ou menção.

Um concelho onde não se construíu um museu ou uma galeria de exposições dignos desse nome. Um concelho que é um verdadeiro Cú de Judas artistico e onde só se apoiam artistas reconhecidos pela sua opção politica e cartão partidário.
É o obscurantismo cultural no seu melhor !

Claro que Graffiti também pode ser arte , veja-se o exemplo de BANKSY , mas esse não tem lugar no Seixal , nem é isso que se passa no Seixal.

O Graffiti no Seixal está para a arte, como as telas da Avenida estão para a pintura.


A propósito , quem paga a deslocação e a estadia dos grafiter's estrangeiros ?
As tintas já todos sabemos quem paga, os munícipes do Seixal ... e depois dizem que nas escolas não há dinheiro para o giz !!!!
_______________________________________________________

Ontem também foi dia para uma farsa para consumo noticioso , o Conselho Nacional de «Os Verdes» ...

24 comentários:

Miguel disse...

Não acham que exageram nos ataques ao PCP? 98% dos posts deste blog são para isso. Dêm-se um descanso depois das eleições. Chiça

Pedro Aleixo disse...

Os senhores querem descanso depois das eleições? Então mas afinal não foi renovada a confiança na CDU a partir de agora tem de trabalhar com as consequências que dai advém. Este blog sempre se opôs as praticas pouco democráticas do PCP na região de Setúbal e assim deve continuar pois é assim que funciona a politica.

Anónimo disse...

Sendo este um blogue contra as politicas e medidas do poder na Margem Sul querem que se critiqoe quem (?) , se a CDU-PCP tem o ónus total do que foi feito e das politicas tomadas. Essa é boa ó comentador das 1.50. Essa nova teoria de que este é um blogue Fascista e logo Anti-comunista é tão básica, tão básica , tão básica que parece que os novos eleitos ainda são piores que os anteriores.

Daniel Geraldes disse...

E tornou-se a vereadora da Juventude do Seixal deputada da Assembleia da Nação, realmente o país está perdido.

De certeza que foi devido ao excelente trabalho que fez ao aprovar as propostas da JSD para a juventude como suas.

João Ruela disse...

Estes tipos deviam ser obrigados a limpar o que sujam e a pagar o que destóem, por causa deles destruírem sinais de trânsito acontecem acidentes.

João Afonso disse...

Parabéns ao Ponto Verde pelo excelente trabalho que tem feito. Com efeito é sabido que é a malta mais nova que navega mas pela internet, ora se analisarmos os resultados leitorais no concelho do Seixal vemos que nas mesas onde votam os jovens a CDU teve votações não inferiores a 50%. Isto demonstra que a malta jovem não liga as mentiras do pontinho verde, e quando aqui vêm é para se diverirem um pouco, pois este blogo já faz parte do anedotário concelhio... É assim do estilo estou deprimido, vou a-sul ver as mentiras novos que o pontinho inventa´, rio-me umbocado com tanto disparate e fico mais bem disposto. É por isso que alguns dzem que o pontinho presta um serviço público, é que o pontinho é o palhaço de serviço...
Com todo o respeto pelos palhaços!

AAG News disse...

Lá está você outra vez a confundir Grafitti com Pixação.

A Grafitti é ARTE, veja alguns bons exemplos do meu amigo Delei de Brasília, de que eu faço a gestão do Blogue:

http://artedelei.blogspot.com/2009/05/histo-e-arte-ataca-de-novo.html

http://artedelei.blogspot.com/2009/03/histo-e-arte-mural-514-sul-detalhes-ii.html

http://artedelei.blogspot.com/2009/02/histo-e-arte-apresenta.html

Saudações,
Luís Cruz Guerreiro

http://escudo.paginas.sapo.pt/

LIBERDADE disse...

Haverá graffiti que é arte , até o reconheço, mas nem todo o Grafitti é arte .A pintura é uma arte arte, mas nem todo o quadro é arte.
A música é arte, mas nem toda a música nos toca.
A dança é arte, mas não aprecio toda a dança.
Tudo isto pode ser arte, ou NÃO . Mas a IMPOSIÇÃO TOTAL DA ARTE , como o mais artistico dos graffitis pode ser, é INADMISSIVEL.

Anónimo disse...

Será que o Luis Guerreiro pode dar uma referência de obras marcantes dos seguintes artistas , Nomen e Mosaik (de Oeiras), Ram (de Sintra) , os Leg Crew (Klit, Times, Mar), de Almada ou Sonsi, Nash, System e Rough .

Sabe onde posso encontrar essas obras? É que eu gostava de as apreciar, quando me apetecer e quando esses senhores fizerem uma exposição onde eu se quizer vou.

Agradeço desde já a eses senhores, por mais famosos que sejam, a não pintar as minhas paredes brancas , por mais criativa que possa ser a sua obra, é que as paredes são minhas e eu gosto delas BRANCAS .

Penso que é um direito que me assiste! Ou há alguém que pelo simples assumir de que é artista, tem um direito maior, o direito de colidir com a minha liberdade de ter uma parede BRANCA ?

Se um Graffiter pintar criativamente e artisticamente , sobre um dos seus painéis de azulejos , como reagiria ?

CIRCO CHEN disse...

Ò João Afonso quanto a circo, veja lá se perde o emprego, olhe que as feras amestradas e os macacos enjaulados foram proíbidos nos circos. Os palhaços hoje estão mais cotados que nunca até houve um que foi ao espaço, fora aqueles que foram eleitos pelo seu partido para uma série de cargos públicos e têm emprego garantido para os próximos anos.

AAG News disse...

Mas é boa forma de expressão e se tiver um carácter formativo então evitárá muito vandalismo que é a pixação, feita por gangues para demarcação de tritórios de tráfego de droga, por exemplo.
Volto a pedir que ponderem bem nas vantagens e desvantagens desta mostra artística, que a CMSeixal organiza e eu acho válida e de manter. Na Moita Luís Morgado tem feito pintura mural, que eu considero parte integrante do grafitti, assim como a azulejaria artística que era uma forma institucional de grafitti dos sec. XVI até agora, se repararem na estação de Metro do Jardim Zoológico, está muito próximo duma linha "old scholl", de grafitti em azulejos.

L+G

AAG News disse...

Anónimo da 1.55, os grafitteiros não pintam sobre painéis de azulejos o código deontológico desses artistas não o permite, eu também não iria colocar painéis de azulejos encima dos grafittis do Coleman, por exemplo... agora estou completamente de acordo para que haja uma inscrição camarária que indique que a sua parede não quer grafittis assim como de todos os que não o desejem não os ter deverá ser dado esse direito, é elementar.
Acho que todas as cidades vilas e aldeias têm de ter um espaço próprio para graffitis e outro espaço para cartazes, tauromáquicos ou a publicitar discotecas ou grupos musicais, que considero tão inestético e tão vandalizador como a pixação.

Recordo que já há desde há muito tempo, afixações que podem ser requeridas a dizer. "proibido afixar anúncios neste prédio", deveria haver também afixações a dizer, "proibido graffitis neste prédio"

Tenho a certeza que os grafitteiros o respeitariam, mas duvido que os pixadores o respeitem, por isso têm de ser diferenciadas as duas coisas e multados e punidos os pixadores e as empresas tauromáquicas ou qualquer outras que infestem o ambiente urbano com esse lixo visual.

Todos os graffitis deverão ser assinados com Nicks ou nomes próprios identificáveis.

L+G

Paulo Alves disse...

Se pretendem que eu tolere e até apoie aquela iniciativa, então limpem as paredes e muros do resto do concelho.

Tenho dito.

AAG News disse...

Mudando um pouco a bitola, e passando para o problema da poluição sonora.
Pergunto a todos os leitores deste Blog, se será admissível razoável ou ter a mais pequena lógica, o facto de durante as Festas da Moita, mas acho que isto acontece em todas as localidades onde há festas de cariz religioso/popular o lançamento de 8 (oito) morteiros às 8h de cada manhã todos os dias em que decorrem as festas e a música que os altifalantes lançam continuamente e o barulho dos carros de choque e outros divertimentos e o fecho de acessos e estradas que são necessárias a quem precisa de se deslocar para os empregos, a gasolina que se gasta a mais e a perca de tempo serão toleráveis ou inadmissíveis.
Acho que toda a poluição sonora e entraves a trânsito têm de ser também bem regulamentadas.
Acho duma estupidez abismal o lançamento de 8 morteiros às 8 da manhã de cada dia.

Tenho dito !
L+G

cidadão atento disse...

O comentador tem razão, isto são tudo contas do mesmo rosário , uma forma de estar totalitária que impõe a todos o que o poder decide. Quer queiras quer não tens de comer com as festas , as Seixalíadas, os Avantes e tudo o que o colectivo decide para o POVO. E o POVO come e cala! O património que aqui se fala deixa-se caír para a Nova História.
Só o que está ligado à produção, ao operariado etc. é que é de valorizar e manter , o resto pode caír.

TAG JC disse...

Isto é mais uma das palhaçadas do costume, parece k é uma cena pra toda a gente, mas chegas lá é só para alguns. Ganda nóia.K cenas mais fatelas.

Anónimo disse...

Isto está um nojo, quando vimos da autoestrada já sabemos quando é que chegámos com os lados da autoestrada todos pintados . As Câmaras em vez de acabarem com isto ainda incentivam.Tá-se bem!

Anónimo disse...

Pontinho Fascista:
Venho cá para te informar que houve eleições para os bombeiros da Amora e o teu amigo Ricardinho nem teve coragem de se candidatar. A Lista A, que tu apelidaste de comunas, ganhou sem oposição com 267 votos.
Com estas eleições termina o ciclo eleitoral neste concelho, e termina com mais uma derrota do PS.
Pois é pontinho fascista, vai tomar mais um Kompensam para a azia...
Adeus!

Anónimo disse...

Realizaram-se eleições para os bombeiros da Amora. Os elementos que faziam parte da Lista B sabendo as irregularidades que cometeram nem sequer apresentaram lista. Ricardo Ribeiro e amigos tiveram medo de uma derrota histórica e nem se candidataram.
A lista da Lucia ganhou com 267 votos. Com esta vitória a normalidade vai voltar aos Bombeirs da Amora que se viram livres dos oportunistas.
O PS e a APA são pois os grandes derrotados, pois os sócios demonstraram que não alinham com projectos alicerçados em modelos ultrapassados.

Anónimo disse...

Completamente de acordo que o propósito de Ricardo Ribeiro e seus seguidores era de politizar a Associação dos Bombeiros Voluntários de Amora, de tal modo que, não se percebe porque não se apresentaram às eleições e deram ordens expressas aos sesu apoiantes para não irem votar. Só por este apelo para não votarem se vê o interesse que eles têm pela vida da Associação, salta à vista que, afinal, apenas pretendiam usar a AHBVA para os seus fins pessoais e políticos. Ainda assim, houve quem corajosamente se apresentasse para votar contra a lista A, dando-lhe 2 votos brancos e 5 nulos. A estes 7 sócios dou os meus parabéns por, democraticamente discordarem da Lista A, ganhadora, apesar de lista única com 267 votos. Assim se pratica a democracia e se mostra gostar da sua Associação.

Anónimo disse...

Parece que há pessoas que não percebem a diferença entre o grafitti, realizado em locais definidos para esse efeito, com o vandalismo praticado nas paredes das nossas casas, sinais de trânsito, monumentos etc. Não vejo razão porque a autarquia não patrocine esta forma de arte, mesmo que muitos de nós não a apreciem.Eu, pessoalmente, não aprecio o tipo de festas levadas a cabo no concelho onde as ruas onde preciso de circular passam a ser ocupadas pelas tendas dos feirantes e, no entanto tenho de me encher de paciência e esperar o fim das festas sem dramas e sem arranjar bodes espiatórios.

Anónimo disse...

Eh pá, deixem uns momentos de folga à CDU, já chega de tanta chicana política. Se há razões para criticar e acredito que sim, façam-no de forma construtiva. Já tiveram mais uma prova que assim não vão a lado nenhum. Aceitem democraticamente os resultados e usem a vossa inteligência para melhores causas.

M. disse...

Mais vandalismo ainda foi o facto de este ano até o muro junto do Centro de Saúde ter sido
"pintalgado".

Ali encontravam-se alguns desenhos de crianças sobre o 25 de Abril. Lindos na sua simplicidade.

Agora ali ficam uns mamarrachos esborratados de pseudo-intelectuais com pseudo-mensagens contra os burgueses que lhes pagaram alegremente com o seu IMI e impostos sobre o Lixo e água, as tintas.

È esta a cultura da CDU para o Seixal? Tenham vergonha!!!

Já agora, uma questão aos defensores camarários: porque é que o Alfredo Monteiro não esteve presente na cerimónia de encerramento das Seixaliadas, e apenas o Joaquim Santos falou, não na qualidade de vereador do desporto, mas como vice-presidente?

Só na cerimónia de abertura é que estiveram todos os candidatos, seria por causa das eleições?

Anónimo disse...

Anonimo badalhoco comuna,sabes lá o que é fascismo,até o maçon pisa bandeiras condecorou o fascista que foi exilado em Espanha pelo velho botas devido as suas ideias fascistas ao mesmo tempo que porcos ao serviço de potencias estrangeiras tiravam curso superiores