sexta-feira, outubro 30, 2009

SEIXAL , ESCOLAS E ALTA TENSÃO MIX.


Uma questão importante para alguém de direito responder.

« Será que o terreno que fica junto a um POSTE DE ALTA TENSÃO será aconselhável para a construção do Infantário e Escola Básica 1 e 2 dos Redondos?

Será que vamos ter outro exemplo como aquele que temos em Pinhal de Frades (link) onde o Poste de Alta Tensão está encavalitado no espaço da Escola?
Se os Verdes na Assembleia da República já reclamaram legislação para não permitir este absurdo como é que o PCP no Seixal permite uma aberração destas?

Será para depois o PCP poder dizer que a culpa é da REN e ter tema para demonstrar que é o defensor da população? » J.R.

23 comentários:

Anónimo disse...

A população dos Redondos tem de se mobilizar antes da escola estar construida para defender o interesse das suas crianças. A Câmara não pode continuar a gozar nitidamente com a vida das pessoas. Fazer uma escola debaixo de um poste de alta tensão é criminoso. Jorge Silva vereador do urbanismo, analfabeto funcional e prepotente não pode fazer o que quer deve fazer o que a população deseja que se faça. REDONDOS PARA A LUTA.

Anónimo disse...

Os piores terrenos sempre para as escolas. Pouca vergonha.

Anónimo disse...

A Agência Internacional de Investigação do Cancro e a Organização Mundial de Saúde e muitos outros organismos que estudaram o assunto, concluíram que:

- “A proximidade em relação a fortes campos electromagnéticos aumenta o risco de doenças cancerígenas, em particular de leucemia infantil”.

Perante as evidências de que há razões de preocupação, o princípio de prudência implicou que em vários países seja proibida a construção de uma escola perto de um poste de alta tensão.

No concelho do Seixal, este princípio de prudência não é seguido, colocando assim em risco a saúde das crianças que são as mais vulneráveis aos efeitos das radiações.

António disse...

Os fascistas estão contra a escola pública e por isso criticam a Câmara do Seixal por criar mais escolas para o povo. Fascistas mentirosos deixem o povo ter acesso à educação e não inventem.

Anónimo disse...

Na reunião plenária da Assembleia da República, de 25 de Março de 2009, onde se debateu a “alta tensão” e os vários projectos de lei apresentados pelos partidos da oposição(PCP-OS VERDES-PSD-CDS/PP e BE) para se regulamentar sobre os efeitos graves para a saúde humana dos campos magnéticos, quer o PCP, quer OS VERDES, acusaram o Governo de insensibilidade política sobre esta matéria.

E todos os partidos convergiram em seguir o princípio de precaução recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Lê-se no projecto de lei que OS VERDES apresentaram é referido que:

- “O princípio de precaução determina isso mesmo: que face à necessidade de gerir e diminuir os riscos, e tendo em conta graus de incerteza científica, é preciso actuar no sentido de evitar os riscos, sem ter que aguardar por resultados de novas investigações ou por certezas científicas unânimes”.

E no Artigo 4, alínea b) do seu projecto lei, OS VERDES impõem “Um distanciamento de 100 metros, das linhas aéreas a áreas ou edifícios frequentados por pessoas, a partir da extremidade física da implantação.”

A deputada de OS VERDES, Heloísa Apolónia,naquele debate referiu que:

“O que pretendemos é criar regras para garantir segurança, com uma certeza absoluta:

- se o Partido Socialista continuar a recusar a aprovação destes projectos de lei, demonstra uma total irresponsabilidade em relação às populações e à saúde pública”…

Porém, no caso da Escola dos Redondos quem decidiu a sua localização foi a Câmara Municipal do Seixal, que é CDU, ou seja uma coligação entre o PCP e OS VERDES.

E, segundo a própria opinião de OS VERDES...
...reflectida nas palavras da sua Deputada...temos que concluír que esta decisão é de facto uma...
...TOTAL IRRESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO ÀS POPULAÇÕES E À SAÚDE PÚBLICA.

Anónimo disse...

É caso para dizer que quando a CDU está na oposição exige o cumprimento do que defende. Quando é poder faz o contrário do que defende e já exigiu onde é oposição.
Como é que se chamará a uma política assim, que aqui no concelho do Seixal é tão peculiar?

Anónimo disse...

Ó António, vai chamar fascistas para o raio que te parta.

Cambada de anormais...

Anónimo disse...

Se a Câmara Municipal do Seixal construír esta escola naquele local, está a repetir o erro crasso que já cometeu na Escola Básica de Pinhal de Frades 2+3.

Não haverá outro local bem mais longe das linhas de alta tensão do que este?

O princípio de precaução esteve sempre associado à ideia de dano, e é por uma via similar que ele se encontra hoje no artigo 3º da Lei de Bases do Ambiente.
Numa freguesia como Fernão Ferro o problema de não haver outro localpara esta escola não se coloca.

Aqui o problema é apenas uma questão de bom senso e a Câmara não pode ignorar os malefícios que daí podem advir para a saúde pública.

Anónimo disse...

Não é preciso conhecer Fernão Ferro para se saber que terreno não falta.Basta olhar para a foto do post.

Ana disse...

Não sei dizer se existe perigo pois não sou “expert” no assunto pelo que acredito piamente na Agência Internacional de Investigação do Cancro e na Organização Mundial de Saúde.
No entanto e na minha opinião e em caso de algo correr mal há o eterno culpado de sempre o Governo, o Poder Central, mais propriamente o Partido Socialista, na pessoa do Eng.º Sócrates (eternos inimigos da CDU/PCP);
Para além de tudo o mais, concerteza, que a Câmara na pessoa da CDU/PCP se acha com toda a legitimidade de decidir o que é melhor para as nossas crianças, com a legitimidade que lhe foi atribuída no ultimo acto eleitoral, perante os resultados obtidos não há que haver lugar a qualquer questão.
Ter comportamentos contrários conforme se é poder ou oposição só descredibiliza cada vez mais a politica e os políticos, por isso a abstenção atinge valores que são verdadeiros atentados no meu entender à liberdade e ao 25 de Abril.
Cumprimentos

cidadao disse...

Esta questão é igual, sem tirar nem pôr da escola de Pinhal dos Frades.

Um terreno sem valor comercial é onde a Câmara pretende fazer a escola, sem se importar com o resto.

Depois é o credo cada vez que há tempestade ou trovoada.

Depois não se pode construír um gimno desportivo , portque a lei não o permite.

Enterrar o cabo é questão que não se põe porque é caro.

E de tudo isto a Câmara lava daí as mãos.

HIPÓCRITAS

Anónimo disse...

Ponto Verde podia ter assinalado a mansão que fica junto ao terreno destinado à escola e que pertence ao ilustre administrador do blog PARA MELHOR FERNÃO FERRO, que é uma "referência" naquela freguesia, segundo a informação do presidente da Junta.

Anónimo disse...

Fechem a Escola do Pinhal dos Frades porque tambem tem u poste mesmo junto ao portão!!

Anónimo disse...

Este último comentador é mais um dos tais cuja única função é atirar areia para os olhos. Devia começar a mandar para o a-sul fotos das mansões dos responsáveis politicos que começaram os cargos com uma mão atrás , outra à frente. Podiam também de fernão Ferro mandar a foto da mansão daquele senhor que foi responsável financeiro , não sei do quê e que e que está ao que parece constituido arguido, sim também tem a ver com bola.

Anónimo disse...

Dizem que o administrador do blogue de F.Ferro é o mesmo do Flamingo.
Está então explicado porque é aquela ave ainda não voou por este post.
É que se a escola fôr ali construída o seu ninho sai com valor acrescentado.

Anónimo disse...

Vamos ser «os Trás-os-Montes da Europa»

Por João Paulo Madeira

O empobrecimento da última década deixou o país numa situação muito difícil. «Vamos ser para a Europa o que Trás-os-Montes é para Portugal», prevê o economista Vítor Bento, na conferência promovida pelo SOL

Anónimo disse...

Mesmo sem conhecer a freguesia através do Google Earth podemos observar com mais detalhe a localização da escola e avaliar outro pormenor que aqui ainda não foi abordado.
A questão do trânsito.
A escola vai ficar virada para uma via estruturante, muito movimentada, o que traz riscos acrescidos para as crianças e pais .
Digo também pais porque quando estes levarem as crianças à escola
será que vão ter espaço para estacionar em segurança?
Ainda há pouco se viu como a Câmara Municipal se "esqueceu" de garantir, logo à partida no projecto inicial, o estacionamento adequado para o novo edifício para a Câmara.
Pelo que se vê na imagem, este espaço para a escola foi uma escolha infeliz até por estas circunstâncias além das demais aqui já referidas.

Anónimo disse...

Pergunta para os experts em campos electromagneticos (já vi que existem muitos em Portugal):

-o que é pior: Cabos de alta tensão a 50 metros de distância ou um telemovel encostado à orelha?

Quantos destes paizinhos que estão aqui a criticar já deram telemoveis aos filhinhos?
Culpem também a CDU pela vossa ignorância...

Anónimo disse...

Ao último anónimo... já não há paciência para tanta imbecilidade...
Mas que raio de comparação é essa? esse tipo de comparação é o mesmo que perguntar se é melhor morrer com um tiro ou com uma facada...

MORRE-SE!

Percebes ó imbecil? "é melhor um poste de alta tensão ou o uso dos telemóveis?" - sinceramente, não há pachorra para aturar tanta imbecilidade.

Anónimo disse...

Ainda para o anónimo da 01.47 am...
Nos anos 50 haviam anuncios ao tabaco onde se dizia que o consumo do tabaco tinha benefícios para a saúde. Apesar de já nessa altura algumas pessoas afirmarem precisamente o contrário. E não é que volvidos estes anos se confirmaram os receios de que o tabaco era capaz de não fazer bem à saude??? portanto, se há 50 anos atrás tivesse havido um maior cuidado alertando as pessoas para os possíveis perigos do consumo do tabaco, poder-se-iam ter evitado algumas mortes, certo?
Então porque não, tentar fazer o mesmo em relação à questão dos postes de alta tensão se existe, à data de hoje, dúvidas sobre o impacto que estes têm sobre a saúde?
E sobre a culpa da CDU... os gajos das tabaqueiras também diziam que não tinham culpa de nada... mas a eles movia-os o objectivo do lucro... e a ti? o que é que te move para te tornares defensor dos postes junto às escolas?

Anónimo disse...

Não é preciso ser um "expert" em campos electromagnéticos para se conhecer os seus malefícios.
Tal como não é preciso ser nutricionista para se saber qual é a limentação mais saudável.
Basta ler e ouvir o que os especialistas e os investigadores dizem sobre esta matéria, como por exemplo a Agência Internacional de Investigação do Cancro e a Organização Mundial de Saúde entre as muitas outras que estudam os efeitos nocivos que os mesmos provocam, nomeadamente nas crianças que são mais sensíveis.
Por isso sabe-se que o uso, levado ao extremo, dos telemóveis também tem efeitos nocivos.
Mas a questão que está em discussão neste post, na minha opinião é outra.
É uma questão de saúde pública e mexe com o dinheiro dos contribuintes.
O que já não acontece quando um pai compra um telemóvel para dar a um filho de tenra idade.

Anónimo disse...

"é o mesmo que perguntar se é melhor morrer com um tiro ou com uma facada...

MORRE-SE!"

Ó imbecil, não vês que o problema é mesmo esse...está tão provado que os campos electromagneticos criados pelas linhas de alta tensão e os produzido pelos telemoveis são nocivos para a saude...deves ser dos hipocritas que já deste o telélé...
O problema é que se no caso do poste nós podemos fazer alguma coisa (construtiva) no teu caso...

Anónimo disse...

Para o último anónimo... Estou estupefacto com essa explicação que de facto, só tenho novamente de lhe retribuir o "elogio"...

Mas onde é que no seu comentário você propõe outra coisa? uma solução? apenas faz uma comparação entre os postes de alta tensão e o uso de telemóveis nas crianças... e é precisamente esse ponto! VOCÊ ESTÁ A COMPARAR DUAS COISAS QUE MUITOS EXPERTS AFIRMAM TER EFEITOS NOCIVOS PARA A SAÚDE!
e é sobre isso que eu digo, que comparar estas duas coisas é, no mínimo, imbecil, porque não resolve coisa nenhuma. E rematar com a afirmação de que culpamos a CDU pela nossa "ignorância" é, à falta de melhor palavra "estúpido"!
Passando a explicar a ver se V. Exa. do alto da sua sapiência compreende:
- A solução, na dúvida, é, das duas uma, ou construir a escola noutro lado, ou forçar a REN a enterrar o poste.
Hein que lhe parece? não é difícil de entender pois não? e quem melhor para levar esta solução avante senão a CMS? ou acha V.Exa. que o melhor é convocar o Conselho de Ministros para resolver esta questão?
E quanto à questão dos telemóveis para as crianças, dizer-lhe apenas que isso é o argumento da dor de cotovelo... só falta vir dizer que são os porcos capitalistas dos pais que vivem em Fernão Ferro (a Quinta da Marinha da margem sul) que compram os telemóveis para os filhos, os responsáveis por isto.

Haja paciência