sexta-feira, outubro 09, 2009

"QUE FIZESTE DAS NOSSAS FLORES"


A grande verdade da propaganda CDU e o lema "Juntos Construímos" foi feliz , porque de facto, a autarquia e a sua teia , desde empresas off-shore , passando por pequenos patos-bravos , até grandes grupos económicos, que a autarquia representa e promove em feiras de imobiliário, tem de facto Construído , e de uma forma , para além de ambientalmente insustentável , socialmente segregadora .

Do ponto de vista ambiental é já um verdadeiro desastre, o concelho cresceu tanto e tão rápidamente ( de 30 000 habitantes para 170 000 em três décadas) que os problemas de mobilidade, qualidade do ar, abastecimento de água e electricidade têm disparado , ao mesmo ritmo que se delapidam zonas verdes indiscriminadamente e se entaipam as vistas do rio e o céu que ainda nos resta.

Socialmente é o que se sabe , de um lado , golfes e condominios fechados para ricos , de outro , bairros sociais isolados, abandonados , explosivos, segregadores, em alta densidade de pessoas e problemas potenciadores de uma criminalidade que tem também ela, evidentemente , disparado exponencialmente.

E temos também o construído com vocação industrial , uma verdadeira manta de retalhos sem controle , que se espalha , por um lado por descampados e pinhais , e por outro, acompanhando a autoestrada, práticamente em contínuo, desde Corroios a Coina....

O abandono e a deslocalização das mais importantes empresas para outros locais , deixando atrás de si uma horda de desempregados é demonstrativo da pouca atractividade que o Seixal tem capitalizado ao longo dos últimos anos.


Pelo que a imagem acima , é demonstrativa e simbólica , deste último mandato , primeiro porque em meu entender Juntos - Grande Capital e CDU - Destruíram , destruíram , qualidade de vida, potencial turistico e de atractividade industrial e comercial . E depois porque o local, a entrada no Seixal pelo Fogueteiro no local das antigas instalações da câmara (link), abandonadas ao vandalismo (link) e destruídas por ordem deste senhor que agora se recandidata.

Claro que a pressa com que se destruíu património municipal tem um fito, o de construír (lá está ) , ainda mais e mais betão , num municipio com mais de 20 mil casas devolutas ou novas para venda .

Em vez do corredor verde prometido , prédios altíssimos e em densidade (link), mais uma vez exclusivamente para um segmento de Luxo com vista para o rio ocupando uma paisagem e um valor ecológico que é de todos e que a autarquia em vez de vender ao desbarato e ajudar a vender , deveria acautelar para o nosso futuro e para os vindouros.


Mas isso não se mostra nos outdoors !!!


________________________________________________

VOCÊ QUER ESTAR "JUNTO" A ESTA GENTE ?
________________________________________________

No final dos anos 80 outros valores se prometiam e até o PDM , que então dava os primeiros passos , se construía , com promessas , mas sobre valores muito mais progressistas e sustentáveis. Veja-se um discurso oficial de Eufrázio Filipe:



Das palavras e das promessas de Eufrázio Filipe (finais da década de 80) sobram as promessas não cumpridas, nem no seu mandato final, nem nos dois seguintes de Alfredo Monteiro que aliás fez tábua raza dos valores ambientais e da protecção ambiental da letra do Plano Director Municipal.

Acredito até que haja alguma mágoa do anterior Presidente, como há em muitos verdadeiros Comunistas , pela betoneira capitalista em que se tornou a CDU Seixal . Só assim se compreende o título do último livro de Eufrázio Filipe , "Que fizestes das nossas flores" retirado do último verso de um poema com o mesmo título que reza assim :

«As árvores viajam
na sombra do verde
um sussurro de folhas
e tu foges dos ramos (...)

As àrvores viajam
onde acontece a cor do fruto
no chão
e os pássaros sem amos
deixam que a sombra se rebente

Meu povo
Que fizestes das nossas flores? »

Pergunto agora eu :

- Meus autarcas
... que fizestes das nossa àrvores , da nossa Natureza ?

31 comentários:

Anónimo disse...

Sou do PCP e achei completamente despropositado o programa do meu partido. Muito mais despropositados foram os argumentos do candidato do CDU à câmara. Devia preocupar-se menos em aparecer no Boletim Municipal e no Avante e passar a ficar em casa a decorar a casa nova em Palmela..

Anónimo disse...

Dia 11 a CDU ainda vai ficar mais branca que o seu líder nos cartazes no Seixal. Os debates só demonstraram duas coisas por parte do PCP: desconhecimento e prepotência.

Enfim!

FLAMENGO - o queijo côr de rosa disse...

Excelente montagem. Com certeza uma imagem a ter no telemóvel para mostrar aos amigos.

Anónimo disse...

O senhor desculpe a intromissão, mas a que circo pertence?
Olhe que como palhaço, não é certamente a sua vocação, talvez como um cómico barato de "Standup"
Seguramente que lê muita novela de cordel, para tão fluida imaginação.
E se de repente alguém lhe oferecesse uma queixa-crime por difamação caluniosa?
É que quando se acusa, as provas têm que ser consistentes e reais, sabia?
O senhor não está a colocar em causa políticas, tão pouco ideologias, mas sim pessoas e um partido político. Faz acusações peremptórias e declaradas, espero que as possa provar em sede própria.

Contudo aconselho-o a se olhar bem num espelho que tenha em sua casa, pois só um ladrão vê nos outros a sua imagem.

Tenha senso e juízo, acima de tudo seja homenzinho.

O Niilista

Anónimo disse...

APELO AOS TRABALHADORES DA CAMARA

Não votem na CDU não votem em Alfredo Monteiro ele é o rosto da incompetência e o rosto das injustiças que os trabalhadores da Câmara têm sofrido. Não votem na CDU a CDU pratica a politica do compadrio não cumpre as leis que beneficiam os trabalhadores, não cumpriu a lei da avaliação não cumpriu a lei das promoções. Há 6 anos que a Câmara não promove os trabalhadores porque não quer. Apenas promoveu os de muita confiança politica e em cargos altos e bem pagos os pobres trabalhadores com ordenados miseráveis continuam à espera que a CDU cumpra as promessas que fez de que iria tratar das promoções mas não cumpriu. Não votem na CDU com a CDU pratica-se a politica das nomeações para dirigentes por incompetência Recursos humanos, departamento do urbanismo, divisão de informatica, divisão de aguas. divisão de atendimento publico urbanistico divisão de contabilidade, departamento de espaços verdes, director do projecto de gestão do novo edificio da camara, assessores às duzias a ganhar chorudos ordenados, e ainda uma assessoria juridica paga a peso de ouro. E enquanto presidente vereadores e outros de nomeação de confiança politica fazem fortuna os trabalhadores mal pagos continuam a ser maltratados e sem que a camara CDU tenha por eles algum respeito. Os trabalhadores para a gestão CDU na camara do seixal em geral são números não são pessoas. Não votem nesta gente que não merece o esforço que os trabalhadores fazem não merecem a dedicação dos trabalhadores e sobretudo não deixam que os trabalhadores façam o seu trabalho em prol da população obrigando-os a trabalhar em prol dos melhores resultados para o partido comunista incluindo os plenários e manifestações. Também os trabalhadores merecem experimentar uma outra força politica para os dirigir. Cansa ter a mesma cor politica já desgastada há muitos anos. Tudo muda o mundo inteiro está a mudar também aqui no Seixal está na hora da mudança. Não votem CDU. Sem a CDU na Câmara o futuro dos trabalhadores é bem mais risonho. Em 11 de Outubro votem contra a CDU por um municipio mais livre e mais feliz e por melhores condições de realização profissional para os trabalhadores.

Anónimo disse...

Em 11 de Outubro precisamos correr com estes criminosos da CDU que destruiram o nosso concelho demolindo muito do que foi a nossa história e deixando ao abandono a outra parte da mesma. Não queremos mais estes incompetentes Alfredo Monteiro analfabeto Jorge Silva e afins. Chega de destruição no Seixal. Queremos um Seixal livre da ditadura comunista. É preciso votar é preciso derrotar a CDU em 11 de Outubro. A população deste concelho não pode continuar a votar num partido politico PCP/CDU que deixou que a degradação se instalasse no Seixal.

Anónimo disse...

"Meu povo
que fizestes das nossas flores"
O povo no Seixal depositou as flores nas mãos da CDU e ela deixou-as murchar e apodrecer. Apodreceram na baia enlameadas em esgoto apodreceram no lixo das nossas ruas nos prédios que nos asfixiam apodreceram no tropeçar dos nossos pés em tantos carros estacionados em cima dos passeios por falta de estacionamento, nas vias engarrafadas nas arvores degoladas na relva seca nos passeios sujos. Por falte de parques para as nossas crianças de parques para os nossos idosos de zonas de lazer e convívio, por falta de transparência da Camara CDu de igualdade de liberdade de honestidade e respeito pelos direitos dos municipes iguais para todos as flores murcharam dentro de nós. Queremos que as flores voltem a florir neste concelho para isso precisamos de expulsar quem secou a nossa paciência e destruiu os nossos jardins. Em 11 de Outubro votemos NÃO À CDU.

Ex-Militante disse...

A diferença entre a realidade e a poesia é tanta que até têm que vir os controleiroe e caceteiros do costume ameaçar vejam o comentário das 12.16 , o espelho da Democracia deste concelho.
Ditadura Nunca Mais !

Anónimo disse...

Quem viu ontem os GATOS FEDORENTOS
viu aquele cromo do PS que é candidato a Fernão Ferro.
Será que o PS não tinha mais ninguém para cabeça de lista?
Ganda nóia.

Anónimo disse...

Obrigado ao gato fedorento por ter falado do nosso concelho. O candidato a Presidente da Junta de freguesia de Arrentela que tive oportunidade de ver na internet depois de saber que o gato fedorento o tinha incluido no programa e constatei que tem para a ARRentela em excelente programa que a CDU nunca teve. Não vi o candidato de Fernão Ferro se falou muito ou pouco mas por muito pouco jeito que alguem tenha para falar não é dificil falar melhor que Alfredo Monteiro que quando abre a boca é só cassete e ainda por cima parece estar a fazer um esforço tão grande que mais parece andar a rebuscar as palavras no abdomem. Fernão Ferro tem uma população que merece ser felicitada porque num concelho onde a participação cívica é travada pela CDU têm tido muita coragem de votar no caminho da mudança. Força Fernão Ferro. Vamos tirar a CDU do poder.

Gato Chorão disse...

Vejam no youtube a grande revelação da politica nacional.
http://videos.sapo.pt/qtgSWnuvi0rREArZZul5
Este candidato do PS foi descoberto e é a grande aposta do grande olheiro político Sr. Alberto Sardinha, treinador do Clube Os Enganados do Pinhal do General e distinto militante do Partido Socialista.
Ontem nos Gatos Fedorentos ficamos a saber que Fernão Ferro tem duas ruas e que a Arrentela vai ser a primeira freguesia deste planeta a dispor de casa de banho publicas para cães.
Em Fernão Ferro o Carlos Pereira ficou ontem com a certeza que não vai ser reeleito para o próximo mandato.
Vejam com os vossos próprios olhos e no próximo domingo votem no Vinhas porque esse sim tem nível

Anónimo disse...

Casas de banhos para os cães da Arrentela, piscinas para os gatos de Fernão Ferro são grandes propostas do PS para corresponder aos grandes anseios das populações destas freguesias.
O que é que queriam mais em Fernão Ferro se a freguesia já é florida
e um paraíso entre a Serra da Arrábida e as belas Praias da Costa Azul?
Isto só revela a grande criatividade dos socialistas?
Alguém tem dúvidas?
Esperem por Domingo à noite para verem os resultados.

Anónimo disse...

Ribeiro Telles: "Sem a monarquia, Portugal desaparece"

http://www.ionline.pt/conteudo/26846-ribeiro-telles-sem-monarquia-portugal-desaparece

e

Corredor verde de Lisboa pronto em Setembro

http://www.ionline.pt/conteudo/3528-corredor-verde-lisboa-pronto-em-setembro

Anónimo disse...

Na sequência da apreensão do produto da pesca de um pescador da Arte Chávega, ocorrida esta manhã na Costa de Caparica, os Armadores de Arte Chávega, vão acompanhados do seu advogado, Paulo Edson Cunha, do Presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica e do Sindicato, concentrar-se à porta da Capitania do Porto de Lisboa, pelas 15h30, pedindo para serem recebidos pelo Sr. Capitão de Guerra e de Mar e Capitão do Porto de Lisboa, visando resolver o assunto.
Recorde-se que já no ínicio de Julho, tinha sido solicitada uma reunião na tentativa de se resolver este assunto,não tendo obtido até ao momento qualquer resposta.
A perseguição aos homens do mar continua, quer em Sesimbra quer na Costa da Caparica.
A arte de Xávega é uma arte emblemática e uma tradição com dezenas de anos e que atrai muitos turistas às praias onde ela é exibida.
A arte de Xávega é ainda um meio de subsistência das famílias mais pobres de pescadores.
Força Paulo Edson. A luta dos pescadores deve ser apoiada por todos.
Quem puder estar presente hoje pelas 15h30 junte a sua à nossa voz.

Anónimo disse...

Alteração de Última Hora!

A pedido de várias pessoas a Caminhada no Pinhal do General prevista para amanhã, dia 10 de Outubro, passará para Sábado, dia 07 de Novembro afim de que a nova data possa permitir um maior número de participantes e dar maior projecção à nossa iniciativa!
Informa-se mais uma vez que até hoje (09.OUT) não foi recebida da Associação Amigos do Pinhal do General qualquer informação para a marcação da Assembleia-Geral Extraordinária, requerida por mais de 300 associados.
Contamos consigo para no Sábado, dia 7 de Novembro podermos todos fazer uma MARCHA que poderá ser a pé, de carro, mota, bicicleta, etc., pelo Pinhal do General/ Fernão Ferro para alertar a população para os graves problemas que temos na Associação e no Pinhal do General.
A todos o nosso obrigado.

Anónimo disse...

O Gato Chorão é inculto e estúpido. Não sabe que neste planeta já há muitas casas de banho para cães, vários países da Europa e do mundo as têm no Seixal é que não a CDU prefere ter a merda de cão pisada nos passeios das nossas ruas.Ó Senhor gato chorão veja se não faz figura de parvo. CDU Não Obrigado.

Anónimo disse...

O video do Eufrázio é demonstrativo da teoria e da mentira da CDU há mais de trinta anos. Ditadura da mentira nunca mais.

Tertulia Amélio disse...

Não admira que ridicularizem os wc's para câes, eles próprios , os que gozam com o assunto, foi coisa que não conheceram na infância e só há pouco tempo dispõem das mesmas que depois vão desaguar directamente à Baía. Além de que "Macho Comuna" que é "Macho Comuna" deixa que o canito cague no passeio.

Leal Neto disse...

Acabei de ver no youtube, os impagáveis candidatos PS por Fernão Ferro (Chora) e por Arrentela (Marco Teles).

É de mijar a rir (os cães que me desculpem) com estes dois artistas PS, sim senhor.

Mas ... de repente veio-me a tristeza. A tristeza de ver destes políticos, vazios de ideias credíveis, sem pingo de capacidade que a função a que se candidatam exige.

Senhores, caminhem a pé na "ponte para o Barreiro" e atirem-se ao mar, perdão, ao rio. Estou certo que o povo, pelo menos destas duas Freguesias, nem vai dar por isso.

Sigam o meu conselho. É de aproveitar porque está em saldo!

Já agora, também sr. dr. licenciado Marco Teles, e porque não acredito, por sua teimosia, que vá seguir o conselho que acima lhe dou, aproveite o tempo da reflexão e vá recolhendo as "sanitas" que vão sendo depositadas junto dos contentores para proceder à sua reciclagem. Estou certo que, fazendo-o, conseguirá reduzir os encargos na implementação da sua "brilhante" e "iluminada" - deve ter o contributo do JCPereira - ideia da construção dos WC's caninos.

Entretanto vá pensando qual será o sistema de fruição das ditas. Serão de uso gratutito ou com moedinha?

Aguardo a sua resposta para me decidir se ... afinal, vou votar em si!

Anónimo disse...

Leal Neto ria agora porque no domingo à noite vai perder a vontade. Se fosse o Alfredo Monteiro e a CDU já estariam de certeza a pensar de havia algum assimec prontoi para fazer sociedade nos lucros dos WC para cães mas nem todos são iguais à CDU, Votemos sim no partido que propõe wcs para cães. Fim à ditadura votemos Seixal do Futuro. Queremos as nossas ruas limpas de dejectos caninos.

Anónimo disse...

E ainda Sr. Leal Neto tenha calma a CDU perder as eleições não é nenhuma ilegalidade nem dá cadeia é a alternancia democrática. Acalme-se.

Leal Neto disse...

Apelo de última hora,

Por favor sr. Presidente da Junta de Freguesia do Seixal, mande colocar com muita urgência uma casa de banho experimental para "cães", à porta do candidato do PS à freguesia de Arrentela, sr. Marco Teles Fernandes, sita em urbanização Qta. Dona Maria.

Segundo chegou ao meu conhecimento os canídeos da proximidade, descontentes com a forma como foram tratados durante os últimos 4 anos pelo sr. Vereador Samuel Cruz, estão a desenvolver um "abaixo-assinado" a exigir a sua instalação.

Espero que actue de imediato para que seja possível restabelecer a "ordem" na zona e se dispense a criação da "polícia municipal" sugerida pelos candidatos do PSD.

Este apelo é um imperativo de relevância nacional, quiçá do mundo civilizado, em vias de civilização e também do mundo incivilizado.

Anónimo disse...

Que coerência esta do senhor neto, o PCP em Sintra apela ao aumento do policiamento, no Seixal não só acha que não é preciso como goza com os projectos da oposição. Tanta arrogância pode trazer alguma desilusão.

Anónimo disse...

Coerência e coluna vertebral são coisas que esta gente não tem.

Anónimo disse...

Parabéns Marco Fernandes!
Vais ficar nos anais das campanhas mais idiotas que o PS já fez no Seixal.
E o teu camarada Samuel Cruz como ex-Verador dos cães a esta hora está a "roer-te" na casaca.
Como não soube retirar das ruas os cães abandonados que só deixam dejectos nos passeios, só tu Marco Fernandes, o maior criativo da Arrentela, podias salvar a honra do PS ao apresentares nos GATOS FEDORENTOS essa grande proposta para instalação de WC´S públicos para cães.
Como os cães são muitos nas ruas, vais ver os votos que os eleitores da Arrentela te vão dar.
Grande PS, este PS-Seixal !!!!!!!
No Domingo vão ter mais uma vitória extraordinária.

Democrata do Seixal disse...

Domingo vota CDU! Para uma vida melhor!

GATO FEDORENTO SEIXAL disse...

Mais Tesourinhos Fedorentos do seixal Uiii HIIII HIII Muita loucos, são fartar da rir:

http://www.youtube.com/watch?v=wSYpJyCDOaU

http://www.youtube.com/watch?v=6di8TMmHLLQ

http://www.youtube.com/watch?v=3aFvSSVZ0aQ

Anónimo disse...

O Democrata do Seixal deve querer dizer, vota CDU para umaa vida melhor dos grandes empres´srios que manda na Câmaraa do Seixal e os eleitos CDU que assim mantêm o taxo.

Anónimo disse...

POR CAUSA DOS GATOS FEDORENTOS, A BRONCA ARREBENTOU ENTRE O CABEÇA DE LISTA DO PS A FERNÂO FERRO E O CABEÇA DE LISTA À CÂMARA DO SEIXAL.
UMA VERGONHA AUTÊNTICA.

Lear disse...

Caros, aqui ficam palavras da cacique MES no jantar da CDU esta noite em Almada (tirado do site do jornal Público), é só rir, é só rir:

"Já Maria Emília de Sousa - à frente da autarquia há 22 anos e que se recandidata a mais um mandato - mostrou-se preocupada com o facto de o PCTP-MRPP, que concorre apenas à câmara de Almada, ter ficado com o primeiro lugar no boletim de voto, afirmando recear confusão, “especialmente entre os mais velhos”, com o símbolo das forças concorrentes - o MRPP tem uma foice e um martelo, enquanto a CDU se apresenta com esta imagem e um malmequer, que representa os “Verdes”.
“É preciso muito cuidado. Vejam o trabalho que temos de fazer junto dos mais idosos, que não vêem bem, que vão à procura da foice e do martelo para votarem”, disse a autarca, pedindo aos apoiantes que expliquem aos mais velhos que devem “procurar a flor” e então pôr a cruz no boletim de voto.

“É uma questão de dignidade. Eles ficam deprimidos, ficam tristes, quando percebem que se enganaram, e perceberam nas eleições legislativas que se enganaram muito”, referiu.


Comentários:

1) esta mulher está com alguma grave doença degenerativa cerebral, só pode!

2) se o ridículo fosse água Almada esta noite estava completamente inundada;

3) o culpado dos maus resultados da CDU em Almada nas legislativas foi o PCTP-MRPP porque os velhinhos se enganaram. Vocês não viram o aumento espectacular da votação do MRPP em Almada ?!

4) A CDU continua a ser o partido dos pobres de alma que ainda vão neste chorrilho de asneiras e alarvidades.


Em suma:
Deve ser proposto o internamento compulsivo da criatura num hospital psiquiátrico, porque ela, como dizem os brasileiros, endoidou de vez.

Anónimo disse...

Quem se travestiu atrás de uma melancia, perdão , de um malmequer ?