terça-feira, outubro 27, 2009

OS ARCANJOS DO PARAÍSO



Mais uma vez foi interessante seguir a estratégia montada pela CDU-Seixal verdadeiros Arcanjos do Paraíso - fica aqui este título à consideração de Saramago - em relação à notícia recorrente da potencial contaminação de aquíferos no Seixal e o tradicional sacudir literalmente a água do capote, tão caracteristico dessa gestão de décadas.


Em 1991, na notícia acima reproduzida, o então responsável do ambiente da CMS , Joge Didelet , assumia que «Neste momento (2001) a Câmara dá a garantia de que a água ali captada e distribuída à população, não oferece perigo » , mas que « se não se proceder à descontaminação dos solos que comunicam com o aquífero, em menos de uma dezena de anos pode ter-se, ali sim um sério perigo de saúde pública» ...


Ora, passou quase uma década... e a Câmara (e a tal AERPPAS ) não só não acautelou que mais despejos ali , e noutros lados , fossem feitos - e têm-no sido ao longo destes dez anos - como fomentou, projectou e autorizou, a explosão urbana , expondo de forma consciente um número cada vez maior de pessoas a um perigo que considerava potencial ,e que pelas suas palavras, quase dez anos passados , será agora REAL ou IMINENTE !

A Câmara do Seixal, no referido artigo identifica à data (2001) o então principal poluídor, a SPEL , mas o que diligências foram feitas pela Câmara do Seixal relativamente à SPEL, no principio ético do poluídor pagador nos últimos dez anos ?

O que fez a Câmara do Seixal em parceria com os Areeiros Ecologistas ?

Como é demais evidente, para além dos estudos , das cartas de hierarquização de riscos e dos planos e estudos sempre comuns a estas situações , nada foi feito !

A realidade é que a autarquia se demitiu desde sempre , do controlo da deposição de resíduos .

Teve em tempos uma posição proactiva em relação a esta questão , mas meramente para fins propagandisticos .

Mais , criou uma "associação ambientalista" com quem deveria, não estabelecer uma ligação promíscua, mas sim uma supervisão clara sobre os proprietários das crateras onde ocorrem os despejos ... também tornados curiosamente... meras vítimas . Mas sê-lo-ão simplesmente ?

Sem uma supervisão de facto , mas com uma associação de interesses nunca o saberemos !


Não compreendo porque vem agora a autarquia do Seixal agitar o papel de que tudo isto afinal existe, que tudo isto é triste que tudo isto é afinal reflexo do nosso fado... que nada está resolvido, mas não agitemos as águas, não falemos muito no caso porque é preciso continuar a construír .... até em terrenos potencialmente contaminados , ... porque acautelar e despoluír são competências do poder central...
Isto quando é a própria autarquia a garantir em cartazes por todo o concelho que com os areeiros e nos últimos "quinze anos de mérito público ... "Protege a tempo o ambiente" ...

- Afinal em que ficamos ? Protege ou não protege ?

20 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de somente deixar aqui um pequeno testemunho, pois no blogue do "camarada" Samuel foi censurado, porque limitei-me a dizer que considerava o Assis melhor candidato.

Piriquito disse...

Eles protegem é os €uros dos negocios.

Anónimo disse...

Porque é que o desinteressado Paulo Silva esconde que é Eleito pelo PCP na Assembleia Municipal do Seixal e na Assembleia Metropolitana de Lisboa

Anónimo disse...

Assim se vê os comentários perfeitamente apartidários e desinteressados do Dr.Paulo Silva. Que bonito e domesticado amplificador da voz do dono.O partido Honrai que o Partido te contempla.

Anónimo disse...

Este assunto do post será resolvido no actual mandato quando se souberem quem são os vereadores do Partido Ecologista Os Verdes que foram eleitos pela coligação PCP/PEV como indicado nos boletins de voto do concelho.
Sim, porque a CDU/PCP/PEV não mente ao povo, e se há uma coligação, há deputados dessa coligação neste mandato.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 9:55
o melhor candidato seria uma candidata e nesse caso a candidata ideal seria a mulher do Flamingo.
Tenho dito

Novo Rumo! disse...

Enviei para o Rumo a Bombordo mas o meu camarada de partido, Samuel Cruz, não publicou por falta de coragem política.

"«chamo-me Hugo Serejo sou militante do PS no concelho do Seixal.»

Pois pois...mas votas na Amadora e és Assistente Técnico na Câmara de lá. Conheces tão bem o Seixal como o Sócrates.

Não passas de mais um "outsider" que veio para o Seixal pelo compadrio com o Samuel Cruz. Não passas de um provocadorzeco que em nada contribuiu para o crescimento do partido. Os teus textos são desprovidos de respeito e honestidade e as pessoas perceberam isso.

É por isso que és apenas mais um dos culpados pela derrota estrondosa do PS no Seixal!

Samueis, Serejos e quejandos fora do PS Seixal JÁ!

Novo Rumo (para o PS Seixal) Já!"

Muito Obrigado por publicarem.

Anónimo disse...

Caro Novo Rumo
Quem será maior provocador senão o Flamingo, Gato Gil, V.Exª e outras aves que pelo pela anilha que trazem nas garras estão identificadas por Carlos Almeida?

Anónimo disse...

Caro Novo Rumo
prove lá essa de eu ser técnico no Município da Amadora ou vou até mais longe, de qualquer Município do país, ou ainda mais de eu ser funcionário público ou ainda mais funcionário partidário?
aguardo a resposta!

e nesse sentido ficaremos todos a saber o quão respeitoso e valente corajoso e defensor do Partido Socialista é este anónimo NOVO RUMO que não passa de um aldrabãozeco e agitador barato, com azia e sem frontalidade suficiente para fazer valer a sua discordãncia nos locais certos!

são estes cancros que describilizam o sistema político em Portugal, pois sendo militantes de um Partido não o respeitam na sua génese e nos seus estatutos!

um abraço
HSerejo

Anónimo disse...

Estes areiroos e esta Câmara são uma vergonha pelo estado em que deixaram chegar o território a Sul de Santa Marta do Pinhal até aos Foros da Amora.Mas olhem para eles a mudar de assunto e a assobiar para o ar.

KONTAMINANTE disse...

A poluição dos terrenos no Seixal é um perigo, já que se produtos tóxicos atingirem o aquífero inferior de onde se extrai a água utilizada no concelho, 360 mil pessoas do Seixal e de Almada poderão ficar afectados.

Área pode ser urbanizada

O futuro do local da antiga fábrica da SPEL poderá passar pela urbanização, embora a Socrabine, esteja a contestar o processo, já que é inquilina da Sociedade e tem direito de preferência na compra.

A ideia é a de construir um empreendimento de habitação de 60 mil metros quadrados, já que o Plano Director Municipal classifica o local como «área urbana consolidada». A SPEL já assinou um contrato-promessa para vender os terrenos.

O actual vereador da área urbanística da câmara do Seixal não sabe «que critérios é que orientaram a classificação» desta área como urbanizável.

Anónimo disse...

Os Verdes comprometem-se a dar prioridade à Educação

http://www.ionline.pt/conteudo/29979-os-verdes-comprometem-se-dar-prioridade--educacao

E assuntos de ambiente não?!?!? e virem ver a lagoa contaminada...

LuisPVLopes disse...

A água do Seixal está contaminada?
Oh pá, lá foram os xuxas ao banho de novo!
Ou então o blogger A-SUL lavou a língua por lá.

J.S. Teixeira disse...

Ai agora sou um tal de Carlos Almeida?

Só os ignorantes do costume continuam a delirar sobre a minha identidade.

Tenho dito.

Anónimo disse...

Este Sensei deve ser mais daqueles senseis (se realmente for Sensei...), que ganham o 1.ºdan e foram logo ensinar do pouco que sabiam e enganar uns tantos pais com os seus filhos e adultos, num clube desportivo da zona e ali ficaram, ou então vão ganhando Dans por amizades aos seus mestres e vão inventando associações de artes marciais para fazer mais uns estágios nacionais ou internacionais abertos a todos os praticantes de artes marciais para ganharem uns trocos sem declararem... e pela maneira de falar só mostra, se der aulas em algum dojo a maneira como ensina infelizmente os seus alunos...

Mas presinto que seja mais um problema de afirmação social e o nick de Sensei, seja para completar alguma frustação ou recalcamento de adolescência ou algo assim.

A imagem que dá, é aquela do Karaté Kid... havia o Daniel San e o Mr Miyagi e depois aparecia sempre um Sensei do Barreiro por lá com os seus alunos ranhosos e já sabem o final da história...

Nestes anos todos de praticante de várias artes marciais, nunca vi alguém intitular-se Sensei e ter este tipo de comportamento em público... Não estou aqui a falar de políticas, pois acho que isto é muito mais grave do que a defesa de cores políticas que não me interessam... Estou a falar em códigos de honra, ou o Bushido como queiram que são ensinados duma maneira ou doutra, dentro do dojo e que no caso deste intitulado Sensei não servem de nada, e nem sei o que realmente ele ensina aos seus alunos...

Por isso penso que seja alguém que realmente teve um dia uma ligação às artes marciais, e que recorda com saudades esses tempos. Mas infelizmente se esquece da responsabilidade de usar a palavra Sensei...

Oh Sensei diga-me lá onde dá aulas, se realmente der, para eu ir ver o seu método de ensino aos seus Kohais e como trata os seus Sempais...

Anónimo disse...

É pá, aqui a "linguagem" está mesmo "Karatézada". Será que estamos bem aqui, ou temos todos que fugir?

Bem, como ninguém responde eu vou indo para a porta em andamento de "marcha".

Anónimo disse...

Mais um ressabiado cobarde.
Porque não perguntas ao teu camarada bombista chefe da quadrilha ps do Barreiro?
Ele sabe quem é o sensei.
Assim até podes ir treinar um pouco com o dito, ou será que tens medo?
Que placebo!

Anónimo disse...

Ó Teixeira não é preciso ser ortinológo para perceber que este NOVO RUMO tem a ver com a proliferação da fauna ornitologica do Seixal.
Vieste com o Flamingo, depois com o Flaminguito, a seguir o Piriquito, Pardal, Pato Bravo...
É páh, Teixeira, se é assim que a tua mulher te trata tu não vês que através do teu canto qualquer placebo adivinha por onde é que andas a voar?

Anónimo disse...

Tem piada a ave cor-de-rosa estar tão preocupada com o nome que lhe atribuem e ter sido o próprio a gritar histéricamente que o Samuel era o HSerejo, e manter essa afirmação sobre outros nomes.
Quando lhes tocam, guincham!

Anónimo disse...

O espanto do Teixeira justifica-se.
Já lhe chamaram tantos nomes, perdão, já usou tantos nomes, que quando chamam pelo prório nome até estranha.