domingo, agosto 23, 2009

RELEMBRAR A FLÔR DA MATA E PINHAL DOS FRADES 3



E já que estamos a falar da Flôr da Mata , que tal relembrarmos mais uma promessa não cumprida da actual vereação CDU,não há três anos como indica o cartaz, mas há quatro e onde se prometia a construção de algumas dezenas de fogos a serem ali construídos... só que na realidade :

- NADA DE "SOCIAL" ALI FOI CONSTRUÍDO! Apesar de escandalosamente terem sido construídos vários prédios naquele local e de alguns estarem há anos por vender e terminar...

Mas há uma história para contar :




É essencial que se conheça o longo percurso e os muitos interesses que desaguaram no actual Plano de Pormenor de Vale de Chícharos , nesse sentido estamos a fazer verdadeiro serviço público , fazendo um historial de todo o processo e de alguns dos interesses envolvidos , relembrando que o tema tem vindo aqui a ser tratado ao longo dos anos, como fica demonstrado .


a-sul 15 de Maio de 2008

« Penso que já deu para perceber que a habitação dita "social" , pelo menos no Seixal, não é um acto de puro Samaritanismo, mas antes um grande negócio, que rende muito dinheiro e não será por acaso que são neles utilizadas sociedades off-shore , neste caso a URBANGOL LIMITED , no caso da alteração de uso do solo e construção na Flôr da Mata , a MEDANAN LIMITED !

O que também não deixa de ser curioso são as figuras que representam essas empresas, e no caso de Vale de Chícharos é mesmo muito curioso, na medida em que quem assina o protocolo com a Câmara do Seixal é o cidadão Carlos Ramildes !

E quem é o cidadão Carlos Ramildes ? Bom , Carlos Ramildes foi um ilustre membro da Comissão Politica e do Comité Central do Partido Comunista Português e deputado pelo mesmo partido.

O cidadão Carlos Ramildes assumiu-se como crítico do Partido em Julho de 2002 , tendo assinado um abaixo assinado com 44 nomes , onde constavam também os de Alfredo Monteiro (pres. da CM.Seixal) , Carlos Sousa (Ex. pres. CM Setúbal) e Eufrázio Filipe (Pres . Costa Azul).

Não é curioso que seja o cidadão Carlos Ramildes a dar a cara pela URBANGOL (?) , hoje uma empresa na lista dos maiores devedores ao Fisco (clique, ver pag 24 ,linha 12) , a assinar um chorudo Jackpot com uma autarquia PCP liderada por um seu camarada de reformador "infortrúnio" (?) »

a-sul 14 de Maio de 2008

« As Torres de Vale de Chicharos junto à urbanização denominada Quinta da Mata (não confundir com Flôr da Mata) no Fogueteiro é, nas palavras da autarquia "uma chaga social" , nas palavras da polícia "um bairro problemático " e nas palavras da opinião pública, o "JAMAICA" !

Este bairro será tudo isto, mas não só , é também a ponta do iceberg de um mega negócio imobiliário.

Além disso é local de exploração de imigrantes ilegais e/ou de poucas posses ou recém chegados e em fase de
instalação em Portugal, esta exploração é feita por outros imigrantes já instalados que transformaram um apartamento em vários cubiculos que sub-alugam .

É também local referenciado de refúgio de boa parte da criminalidade do concelho do Seixal , tráfico de droga, receptação de produtos roubados e como não podia deixar de ser ,
car-jacking .

Quanto à ponta do iceberg, a história já aqui foi contada , pode ver na íntegra aqui (clique) , aqui (clique) , também aqui (clique) , e aqui (clique) , numa definição dada pelo DN em artigo de Cristina Vargas, este é um...:


"Problema que remonta aos anos 70 - A Jamaica, designação pela qual é conhecida a zona de Vale de Xixaros, situa-se a poucos metros da EN 10.Apenas uma fileira de edificios oculta este bairro degradado, onde não existem esgotos , a àgua e a luz eléctricas são «puxadas» ilegalmente da rede e os moradores são por vezes protagonistas de noticias relacionadas com detenções ou tráfico de droga. É a situação mais complicada do concelho do seixal, que remonta aos anos 70, deriva do embargo à construção, falência do promotor e luta complicada nos tribunais"

Nesse artigo, já com alguns anos, a Câmara do Seixal anunciava numa das suas caracteristicas encenações , que "Bairro Jamaica começa a ser demolido esta semana" ... pois terão demolido alguma coisa, mas não o Bairro que lá continua , apesar da situação legal e de propriedade ter evoluído desde então e em 2001 publicava o semanário Tal & Qual de 22/06/01 que a construção do PER da Flôr da Mata (zona protegida de floresta ) é :

«uma mega operação de realojamento e engenharia financeira" com vista a resolver "o problema conhecido como a Quinta do Mocho da Margem Sul"(...) no coração do Fogueteiro e recentemente vendida pela Caixa Geral de Depósitos aos construtores A.Silva & Silva e Teodoro Gomes Alho, segundo informação recolhida pelo T&Q junto de fonte autárquica»



Ora apesar da alegada propriedade do Grupo A.Silva & Silva , é a Urbangol (uma empresa off shore ) ; segundo o Boletim Municipal , "constituída por várias empresas do distrito de Setúbal" e Teodoro Gomes Alho que assinam com a Câmara um protocolo que básicamente permitia tirar dali os ocupantes ilegais, realojá-los , permitindo a contrução naquele local de uma urbanização de luxo , nas palavras do Boletim Municipal e seu promotor , através de :

" Plano de Pormenor, em apreciação na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Ramildes, da Urbangol, afirma que, se pudesse, as obras de construção de 170 fogos, mais de 300 locais de estacionamento e espaços verdes arrancariam já. «Vamos trocar uma zona que é uma chaga social por uma de excelência de habitação», referiu. »

Etiquetas:

18 comentários:

Flaminguito disse...

J.S.Teixeira não publica os comentários do Flaminguito!

Blogue "O Flamingo", correia de transmissão do PCP na Margem Sul, ais não é do que um colectivo que em tempos já nadou a fazer o mesmo serviço por outras paragens.

Brevemente num blog perto de si!

Avante pela Liberdade de expressão!

Avante contra os defensores da Marcha atrás!

Atenção que, não vá o coisinho sacar o meu ip e processar-me (risos e gargalhadas), a marcha atrás não tem qualquer conotação com homossexualidade.

Flaminguito disse...

As contradições do Flamingo:

http://flamingozito.blogspot.com/2009/08/el-flamingo-dixte.html

Anónimo disse...

Liberdade de expressão para quê? Convém é esconder o Sol com uma peneira e ameaçar quem possa ter a coragem e a veleidade de divulgar o que se quer esconder.

Anónimo disse...

Da Contestação ao Plano de pormenor Flor da Mata proposto pela Câmara Municipal do Seixal:
....
1.4- Do Objecto Social

Para a CMS,(como consta a Fls.194 do proc 2/M/00), " A população objecto deste programa constitui-se por individuos de várias etnias profissionalmente ligados à construção civil e comércio ambulante...".
Por étnia,(Verbo- Enciclopédia Luso-Brasileira da Cultura), define-se:
“ETNIA-ETN.Vocábulo que se contrapóe ao termo “raça”, muito usado em certos autores.Com efeito, o vocábulo “raça” é de certo modo uma abstracção.A.E. constitui um grupo bio.com uma homogeniedade cultural.Montandon define.E.como um grupo cultural,cuja determinação se constitui por um conjunto afim de caracteristicas somáticas, lingísticas e culturais semelhantes. Todavia, o termo tem actualmente uma extensão menos ampla, cingindo-se a uma relativa uniformidade cultural, restrita a uma determinada àrea cultural.Portanto serão E.os Fulas, os Mandinbagas, os Quibundos, os Macondes, etc,i.é, grupos que constituem um aglomerado homogéneo, com vida soc., material e psiq.talhada em moldes idênticos.”
Nestes termos, o projecto social a implantar é discriminatório, por não se destinar a iguais (os menos favorecidos e carenciados), mas objectivamente condicionar a sua abrangência a alguns grupos entre iguais, o que constitui uma situação de discriminação e desigualdade.
Em termos de conjuntura, ao isolá-lo como concentração humana e urbanização isolada, a aplicar-se o objectivo da CMS, resulta numa verdadeira acção de “apartheid”.
Tais objectivos e acções contrariam e violam a CRP, nomedamente quanto aos Direitos e Deveres Fundamentais,
Artigo 13.º(Princípio da igualdade)1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
E Artigo 15.º(Estrangeiros, apátridas, cidadãos europeus)1. Os estrangeiros e os apátridas que se encontrem ou residam em Portugal gozam dos direitos e estão sujeitos aos deveres do cidadão português.Exceptuam-se do disposto no número anterior os direitos políticos, o exercício das funções públicas que não tenham carácter predominantemente técnico e os direitos e deveres reservados pela Constituição e pela lei exclusivamente aos cidadãos portugueses.3. Aos cidadãos dos Estados de língua portuguesa com residência permanente em Portugal são reconhecidos, nos termos da lei e em condições de reciprocidade, direitos não conferidos a estrangeiros, salvo o acesso aos cargos de Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Presidentes dos tribunais supremos e o serviço nas Forças Armadas e na carreira diplomática.Artigo 16.º(Âmbito e sentido dos direitos fundamentais)2. Os preceitos constitucionais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados de harmonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem.Artigo 18.º(Força jurídica)1. Os preceitos constitucionais respeitantes aos direitos, liberdades e garantias são directamente aplicáveis e vinculam as entidades públicas e privadas.2. A lei só pode restringir os direitos, liberdades e garantias nos casos expressamente previstos na Constituição, devendo as restrições limitar-se ao necessário para salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos.3. As leis restritivas de direitos, liberdades e garantias têm de revestir carácter geral e abstracto e não podem ter efeito retroactivo nem diminuir a extensão e o alcance do conteúdo essencial dos preceitos constitucionais.

contribuinte sem direitos disse...

Temos de dar casa a essa gente. Coitadinhos, quem gosta de parabólica e ar condicionado tem direito a casas com melhor aspecto. Vamo-nos solidarizar e dar casa a estes tipos, na Quinta da Trindade.
Vcês já viral que têm Tv e Ar Condicionado mas têm ligações eléctricas ilegais e não pagam ? Já viram os altos carros que por ali andam ? E também não pagam água . Coitadinhos, são uns marginalizados, temos que construír-lhes casas novas.

Anónimo disse...

Se os donos desta "aberração de edificios" são empresas privadas elas que resolvam o problema!!!
Não tem que ser a Câmara a resolver com o meu dinheiro.

Anónimo disse...

Lamentável!!!
foi preciso morrerem pessoas na Praia do Algarve para finalmente o Governo, atraves dos seus Institutos, já ter dinheiro para demolir a arriba que já estava assinalada como perigosa.

Flaminguito disse...

O ridiculo Sr. Teixeira

http://flamingozito.blogspot.com/

Anónimo disse...

O das 3.06 lá vem tentar mudar de assunto. Deve achar que o Governo devia demolir as falésias para fazer casas para os mais necessitados. A Câmara de Almada com o que tem feito na Arriba Fóssil da Costa dá belos exemplos.

bloger disse...

Caríssimo, deixei este comentário no blogue O Flamingo e duvido que o mesmo seja publicado com o sistema de censura que já por outra ocasião vejo lá existir. Vejo que é um dos alvos preferidos daquela personagem, o que só abona em favor do trabalho aqui publicado.

Este é o comentário deixado no Flamingo:

« Blogue com o conteúdo deste Flamingo ,e com controlo de comentários ,é um blogue de covardes que tem como único objectivo pôr a Democracia na lama.

Vejo que o senhor anda a espalhar a palavra por muitos outros blogues como o meu, para se fazer ouvir e para fazer campanha contra um tal Samuel e um tal blogue A-SUL , mas parece que não tem grande capacidade para rebater o que está publicado no blogue em questão e que me parece bastante fundamentado.

Quando o nosso único papel na vida é ridicularizar os outros perdemos toda a credibilidade. Não se dê ao trabalho de voltar a divulgar no meu blogue as actividades persecutórias que são a sua exclusiva virtude.»

bloger disse...

Caríssimo:

Afinal a resposta do Flamingo foi pronta , mas nos termos que se seguem como não podia deixar de ser, a minha total solidariedade para o a-sul e todos os alvos do Flamingo.Segue a resposta dada pelo tal personagem que encarna o papel mais asqueroso da blogosfera :

Por HS Teixeira O Flamingo :

«Bloger,

Em primeiro lugar, sabemos bem que o senhor não é blogger (viu a diferença?) nenhum. Daí que o crédito daquilo que escreve é tão válido como a sua identidade. Os verdadeiros bloggers identificam-se e têm orgulho do seu blogue. Admiro a sua coragem anónima em criticar a minha a cobardia (percebeu?).

Não tenho capacidade para rebater? Só pode ser cego ou louco.

Caro "bloger", o meu papel não é ridicularizar e muito menos criar demandas pessoais. Tenho objectivo de desmascarar as patranhas de quem mente e escamoteia a verdade.

Terei todo o gosto de não voltar a publicar comentários no seu blogue, mas para isso era necessário que tivesse a decência de dizer qual é. Caso contrário, fica já a saber que não sou bruxo. Ao contrário do senhor, pelos vistos...


Tenho dito.

24/Ago/2009 0:16:00 »


Felizmente que no Porto e em Gaia , há mais inteligência e Democracia que no Seixal.

Anónimo disse...

Ah Ah Ahhhh Ahhhh o Teixeira anda a mendigar comentários por todo o lado,e já o sacodem como coisa peçonhenta. Parece que anda a fazer a Volta a Portugal. Agora é que foi apanhado. Então o bloger não deu o nome do seu blogue para o Guarda Teixingo publicar o seu IP ? E o Guarda Teixingo ficou á toa sem saber qual foi ? Então Guarda Teixingo , perdeste a conta dos blogues onde puzeste comentários ? E a última do Guarda Teixingo é o máximo. O Homem desmascarou-se, o Guarda Teixingo tem uma missão, isso já ninguém duvidava , só que as mentiras que o Guarda Teixingo decide que são mentiras, se calhar são outra coisa, factos por exemplo dos "cegos ou loucos" deste mundo,ou seja, todos os que não alinham pelo diapasão do Guarda Teixingo , o guardião da "verdade e bons costumes" .
Ah AHHHH AHHHH , já todos toparam o Guarda Teixingo .

Anónimo disse...

Esse tipo é só mais um dos que tentam a todo o custo condicionar a infornação livre nesta região controlada pelo obscurantismo do PCP.

TENHO DITO

Tertúlia Amélio disse...

Parece que os missionários do PCP que estão a tentar subverter a democracia e a blogoesfera no Seixal estão a ser desmascarados. Deixemos esta gente de baixo nível a falar sózinhos.

Flaminguito disse...

Eu também acho que eles devem ficar a falar sozinhos.

Mas ao mesmo tempo acho que devem provar do mesmo veneno que tentam dar aos outros, pelo que estou num trilema....

;))

Antónimo disse...

Permito-me enviar-te umas coisas que tenho andado para aqui a observar.
Não sei para mim, quanto mais para dar conselhos aos outros.


Demorou tempo a constatar que o ter lutado contra a PIDE...não me havia tornado um democrata, e mesmo depois de o ter constatado.. que o seja !

Talvez, porque quando estamos debaixo de fogo, nos moldemos à estrutura mental e ao perfil psicológico daqueles que combatemos –redutoramente, tornamo-nos práticamente iguais, apenas de sinal diferente.

Muito mais quando o lado oposto é perfeitamente estruturado e coeso.

Talvez porque combater é reagir a estimulo, e acção seja uma coisa diferente. Reagimos àquilo que nos estimula no imediato e dessa forma moldamos-nos.

O samurai é uma montanha – logo a montanha não se move, logo é a perfeição da acção.

Ninguém “ ...dá baile ao samurai.”, porque não se submetem ao contraditório diferenças de fundo e de substância, porque ele é a montanha e age, determina como, onde, porquê e para quê..


Teorizei , a contrário das elites, no criar ou gerar de séries de indivíduos: que venham a diferir do resto da população em grau de tudo; que estejam contudo unidos a essa população por um interesse congregador; que tenham acção sobre essa população.

O que defini foi um escol.

Porque uma elite presume a construção de uma filosofia comum, uma unidade de pensamento.

O companheirismo e o grupo, pode ser reconfortante para os seus membros, mas condiciona, limita e reduz a abrangência e o alcance de qualquer projecto.

O tempo faz com que passe a funcionar em circuito fechado, limitado-se aos indivíduos que partilham ou de algum modo comungam num ideário que inevitávelmente construíram, que irremediávelmente se estruturará, mitificado em conceitos geradores de verdades absolutas.

Logo , exclui todos os outros, que em alguma parte não as compartilhem.

A montanha não se move, logo age, tem a capacidade de unir a variedade dos interesses congregadores .

Anónimo disse...

A montanha não se move . nem se intimida. A postura do ataque, sem responder nem dialogar com a população ou com as questões aqui trazidas é que é uma nódoa para o PCP Seixal. Jerónimo de Sousa tem de limpar a casa ou está a ser conivente com estas situações.

Anónimo disse...

"Os verdadeiros bloggers identificam-se e têm orgulho do seu blogue. "

É o cúmulo de uma besta que se esconde atrás de uma ave!!!!!!!!!!

Até o Capitão Merdas já o mandou pastar!!!

É ignorá-lo e deixá-lo morrer pelo próprio veneno.