quarta-feira, abril 15, 2009

XENOFOBIA POLITICA


Sinto orgulho como português e como europeu, ver cidadãos nascidos em Portugal serem eleitos para desempenhar cargos, muitas das vezes cimeiros, em autarquias, ou em cargos nacionais, da Europa ou até noutros países não europeus como tem acontecido nos Estados Unidos ou Canadá, só para dar dois exemplos.

Portugal tornou-se, nos últimos anos, país de acolhimento de muitos cidadãos de origens várias, de África aos países de Leste , pelo que veria com igual orgulho e como normal, ter alguns desses cidadãos , como candidatos a cargos autárquicos ou outros permitidos pela Constituição.

Pelo que é incompreensivel a xenofobia politica revelada por alguns elementos da CDU que no Seixal, quase questionam se determinado candidato (da oposição) foi ou não concebido , se vota, se come ou se vai à casa de banho, no concelho ou freguesia a que se candidata .

Sei que esta nova forma de xenofobia politica não é professada por todos os elementos do PCP , por exemplo o candidato CDU para o Seixal , nasceu e cresceu em Coruche ... a maioria dos candidatos CDU não nasceu nos concelhos da Margem Sul pelos quais se candidatam e até , uma alta responsável politica do PCP , a responsável politica de Setúbal revelava recentemente a um
jornal local, ao ser-lhe perguntado «Se a convidassem para se candidatar a uma Câmara do Distrito, qual escolheria ?» esta responsável do PCP não disse textualmente o Barreiro onde nasceu, ou Setúbal onde reside , mas « Não escolheria, Em qualquer Câmara ou Junta de Freguesia (...) » subentendendo-se que estaria preparada para a luta e para as dificuldades que refere, para ser candidata em qualquer autarquia do Distrito.

Pelo que a xenofobia, para já só assumida na vertente politica e revelada pela CDU para com determinados candidatos da oposição, parece estar localizada unicamente no Seixal , e não ser para levar a sério, mesmo dentro da CDU que desta maneira acaba por desautorizar esta forma inadmissível de baixa politica
.

19 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que o melhor candidato ao Seixal seria o senhor Avelino Ferreira Torres, e não me digam o contrário senão estão a ser xenófabos!

Bom, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

O que me interessa é que sejam candidatos honestos, competentes e que conheçam bem a matéria, neste caso o concelho do Seixal. O que não acontece com alguns candidatos e num caso particular com a segunda figura da lista à CM do Seixal, que não tem qualquer ligação ao Seixal!

A questão aqui trazida pelo Ponto Verde, foi radicalizada, extremada, no sentido de apelar ao sentimentalismo puro e bacoco. Como se tratasse de algum sentimento xenófabo. Foi uma bela tentativa, mas infelizmente falhada.

Não se trata de xenofobia mas apenas tão somente de escolha e de identificação dos eleitores.


Um conselho, não radicalize o discurso, senão corre o risco de parecer um extremista que pouco tem a haver com ecologia, que deveria ser o fito principal deste blog.

Anónimo disse...

O comentário anterior é ele mesmo um excelente exemplo da xenofobia politica, e não só, da CDU.

Anónimo disse...

ão há duvida que o Paulo Silva desorienta o ponto verde. Um texto do Paulo Silva já provocou três posts do ponto verde!
Isto só demonstra que face à incapacidade de resposta que o Samuel Cruz e Paulo Cunha tem tido em relação ao Paulo Silva, o ponto verde está desesperado...

Arrentela Citty disse...

Já é Visível!

A Mudança já está em Curso!

outsider disse...

Xenofobia...! então a base dos votantes CDU arrancados ao Alentejo profundo no pós 25 de Abril, como deverão ser encarados por todos os outros...

Residir, trabalhar, beber a bica,jogar à bola e/ou ter relações sexuais no concelho não é nenhuma garantia de grandes candidatos, o oposto também não...

Ou seja: lembrem-se de outra guerra para distinguir os candidatos, de contrário os partidos parecerão como os detergentes...

O que é preciso é votar para que uma maioria material legitime "o Eleito" (na terminologia Eufrazío/Boletim Municipal), e não aconteça que sejamos manietados por 24293 aparatiches APU/CDU/PCP

Saudações democráticas

Anónimo disse...

Li o post, segui a hiperligação constante no mesmo, e descobri um blog que não conhecia, mas que me deu prazer ler. Sobre o texto do Paulo Silva não vejo onde está a Xenofobia, vejo antes que coloca questões pertinentes sobre as propostas apresentadas pelos candidatos do PS e do PSD, e que não abonam muito sobre essas candidaturas. Penso que era mais util o ponto verde, em vez de falsas questões, questionar os candidatos do PS e do PSD se não têm melhores propostas? Se querem personificar mudanças com propostas de criação de equipas de futebol? A não haver critica sobre as desastrosas propostas apresentadas pelos candidatos do PS e do PSD, temo que mais uma vez não aja oposição credivel à CDU, e lá virá depois das eleições autárquicas o ponto verde dizer, como fez há 4 anos sobr a ponta dos corvos, que os candidatos da oposição deram tiros nos pés e por isso perderam as eleições.

Anónimo disse...

Na minha opinião este post do Ponto Verde foi completamente desmontado de forma sublime com o primeiro comentário que aqui foi levado a efeito.
Foi tiro e queda.
Esse comentário conseguiu desmonstrar com exactidão o objectivo do Ponto Verde, que com este post procurou uma radicalização idiota do discurso de modo a suscitar factos politicos onde nãos há.

Não consigo compreender o porquê de publicar artigos como este num blog dito ecológico!

Anónimo disse...

Eu também nao percebo porque é que vereadores CDU da Câmara Municipal do Seixal apagam velas de bolos de aniversário de certos jornais.
Por onde anda agora o João Silva Afonso para criticar a promiscuidade da comunicação social???
Pois, não deve ter acesso à internet para ver o dito...

ex-militante disse...

"Porquê publicar artigos como este num blogue dito ecológico" ? Esta é demais ! E o que faz um Partido dito Ecológico numa coligação dita CDU ? Se no fim, não há, nem poderia haver eleitos Verdes, na vereação do Seixal, por exemplo, ou uma politica ambiental?
Para quem "desmontou" o post, foram preciso meia dúzia de interevenções dos do costume, a dizer o mesmo, tão incomodados ficaram com as questões levantadas.

Anónimo disse...

Os mediocres protegidos e o apaniguados da CDU andam preocupados com a perspectiva de perderem os tachos. O que irão fazer depois de tantos anos a parasitar o sistema ?

Anónimo disse...

O PCP está aí em força com toda sua contrainformação. É que se os seus parasitas perderem o tacho, como vai sobreviver o Partido que saca o respectivo dizimo aos seus ?

Anónimo disse...

Oh anónimo de 4/15/2009 02:16:00 PM
Voçe está enganado!!
Então não vê que o aniversário do dito jornal é de 10 de Outubro de 2008???
Esse é o aniversario do ano passado, quando ele ainda era comunista...embora não compreenda como sai numa edição de 7 de Fevereiro... e deve ser uma edição especial, tipo livro, para ter sido impresso apenas com 14 páginas. Um verdadeiro fenómeno!!

Anónimo disse...

Neste blog só se faz conversas de treta!!!

Anónimo disse...

Não prestigia em nada os cibernautas....muito menos os que se dizem ambientalistas....isto é só politiquice mexeruca.
Vão mas é trabalhar!!
O país esta a precisar de gente com nível para dar-mos a volta por cima, mas pelo que por aqui vejo, a volta só se dará mais para baixo.
Chiça!!!Que gentinha esta que perde tempo na na má lingua lutando pelo poder.

Anónimo disse...

oh ultimos anónimos, e se dessem o exemplo e deixassem de andar aqui a debitar disparates e fossem fazer algo de útil para a sociedade?
vão mas é trabalhar....ou não gostam de ler as verdades?

Anónimo disse...

A contra informação PC, não tem formação, não tem informação, nem escrever sabe. Fraquinhos, muitofraquinhos. Se esses politicos profissionais ficarem no desemprego o que iriam fazer ? Há quanto tempo não produzem ? Há quanto tempo não são úteis à sociedade?

xanax disse...

Excelente paralelismo.Segundo a Wikipédia :

«Xenofobia é o medo (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo).

Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.

Xenofobia é ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.»

A maioria dos comentadores anteriores revela um pânico perante o desconhecido que tem caracteristicas de patologia. Deviam consultar um profissional da área e agradecer a este blogue o verdadeiro serviço público que vos presta.

Anónimo disse...

O xanax, também conhecido por Senhor Jorge, já está "drunfado" pois nem conseguiu aperceber-se que aquilo que reproduziu da "Wikipédia" (Uauu cultura vinda da Wikipédia... tão bom!!) contradiz as suas conclusões... poxa não se conseguiu criar um facto politico!!

Anónimo disse...

Se este fosse um blog de ambientalistas a sério estavam preocupados com os efeitos nefastos na fauna maritima provocados pelos piratas da somália.
Os golfinhos, com o seu sentido protector, escoltaram um barco que foi atacado pelos piratas, tendo ficado presos nas redes....
Qunats destas acontecem por aí??? e Vcs. ECOPATETAS preocupados com a politiquice.