sexta-feira, abril 24, 2009

SEIXAL - "LIBERDADE" UM CONDOMÌNIO FECHADO



O objectivo do Post de ontem, relembrando os cinco anos do a-sul , não era "pescar elogios" , mas ficam aqui os agradecimentos e o respeito por todos os que de forma construtiva aqui e nas instâncias democráticas, deixam valioso contributo com esperança e empenho na necessária e urgente MUDANÇA.

Abril trouxe-nos o fim da censura e a liberdade de expressão , a blogoesfera a possibilidade de discussão e divulgação de forma alargada e global, de temas de interesse individual, mas também de interesse geral .

Quem anda por estas lides , sabe (ou imagina) que não é fácil , com seriedade, por puro idealismo e intervenção civíca - sem qualquer contrapartida financeira ou outra - postar diáriamente sobre ambiente , ecologia, desenvolvimento e ordenamento, temas que abarcam um universo vasto de temáticas e decisões.

Não é fácil fazê-lo, não colidindo com a vida familiar e profissional, ou estar dependente de factores técnicos tão básicos , como o acesso à rede .

A dificuldade toma outro peso e perspectiva , quando se afrontam interesses económicos , e outros ligados directa ou indirectamente a uma profissionalissima máquina partidária , de poder. Oleada , financiada e que à custa de um gigantesco poder de propaganda ... e do nosso ambiente e qualidade de vida , se quer perpetuar eternamente no poder !

Mas faz-se o que se pode ! Umas vezes de forma menos conseguida (reconheço) como um dos comentários refere , mas sempre com a convicção de "pensando global e agindo local" , pretender deixar um futuro ... menos mau às proximas gerações , e digo "menos mau", porque estou convencido que ao ritmo a que a destruição de recursos está a decorrer, não será possível dar , melhor qualidade de vida às proximas gerações.

Garantidamente , as próximas gerações terão nesta Margem Sul, a somar ao passivo da Industria pesada da segunda metade do sec XX , o passivo ambiental e social do desordenamento territorial, da politica de guetos - os guetos dos bairros sociais e os guetos dos condominios para ricos - da delapidação de solos e da betonização-especulação imobiliária destas últimas duas décadas.

Na revista "Sábado" desta semana ficou documentada a forma "leviana" como um acerto directo entre Champallimaud e Salazar, trouxe a Siderurgia para o Seixal que por cá se tornou num dos símbolos do fascismo primeiro , do Comunismo depois . Impondo a um concelho rural, piscatório e corticeiro um modelo desregrado de desenvolvimento feito à vista , ocupando a àrea do "celeiro de Paio Pires" , a Quinta da Palmeira .

Aos olhos de hoje, um verdadeiro crime ecológico sobre o qual então não se podia falar ...

Hoje, o "Grande Capital" - ainda Champallimaud... Espirito Santo... e outros como A.Silva & Silva ... - Agora assente também na especulação do betão utiliza os mesmos métodos, os mesmos "jantares informais" com o novo Poder - auto denomidado Poder Local Democrático - para promoverem, agora em "parceria" , já não Siderurgias ... mas Urbanizações, Golfes, Condomínios ... até... imagine-se o desplante, um Condomínio Privado chamado "Liberdade" (Publicidade Quinta da Trindade in Jornal Comércio Seixal Sesimbra).

Como os extremos se tocam nestes "Concelhos de Abril" ! Só uma diferença , embora não se goste, hoje podemos criticar, dar a nossa opinião , apresentar outros modelos, discutir estes assuntos e pior ainda divulgá-la por este meio.

É dessa forma, com a convicção e a vontade de fazer o melhor, de saber que é possível para quem nos governa fazer melhor , que é possível ter melhores autarcas, que por cá continuaremos!

Obrigado a todos, num ano em que TODOS devemos VOTAR , o lema poderá ser:

BASTA DE BETÃO !
CHEGA DE CDU!

8 comentários:

Anónimo disse...

Vamos votar, vamos mudar ! Propostas não faltam.

Anónimo disse...

Agora é a Gripe Suína...

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Estados-Unidos-e-Mexico-a-bracos-com-um-virus-proveniente-dos-porcos.rtp&article=215727&visual=3&layout=10&tm=2

E já agora aproveitando esta notícia, pergunto qual o futuro daquela grande suinicultura dos Foros da Catrapona, já fechada à uns tempos? Que passivo ambiental está escondido no seu interior e nas áreas envolventes?

Anónimo disse...

Esta noite lá vão torrar alguns milhares em foguetes da Piroespectáculos que é ano de eleições .

Anónimo disse...

25 de Abril, Viva! E venham mais 5, parabens pela persistência e pela substância dos temas aqui abordados.

Anónimo disse...

Tempo de crise, tempo de desemprego, tempo de incerteze, tempo de fome, mas a Câmara PCP , CDU queimou esta noite mais de meia hora de foguetes. Quanto é que isso custou ? Abril foi para isto ?

Anónimo disse...

Dedicada à CDU da Margem Sul

Quem nos viu e quem nos vê - José jorge Letria (1971)

Quem nos viu e quem nos vê
Com laços de seda fina
Em leitos de noite inteira
Já ninguém nos imagina

Remorsos quem os não tem
Sinais de medo e de amargura
Quem nos viu e quem nos vê
Bebendo lucros da aventura

Cidades de sangue livre
Com casas de carne viva
Cada um rouba o que pode
E tem direito a comitiva

Do silêncio e da fadiga
Já nem vestígio se pressente
Quem nos viu e quem nos vê
A pedir calma a toda a gente

A memória não tem preço
Custa mais do que a incerteza
Quem nos viu e quem nos vê
Jogando o povo sobre a mesa

Meu povo de espada à cinta
De rastos a vida inteira
Quem nos viu e quem nos vê
De malas feitas na fronteira

Já temos a roupa seca
Do suor que outros suaram
Quem nos viu e quem nos vê
Com canções para os que tombaram

Nesta gesta interrompida
Cada um dá o que tem
Uns a morte, outros a vida
E há lugar para ti também

O que fomos e fizemos
Não chega para ser cantado
Quem nos viu e quem nos vê
Com um cifrão de cada lado

Anónimo disse...

E, os dias da má lingua continuam, por aqui.....
Porra! Nada vos agrada???
Fácil é falar, mais dificil é fazer qualquer coisinha né??
Mas por acaso Vcs. faziam melhor?? Faziam??
Nota-se, pelo que tem feito nas Vcas Câmaras e no Governo....que este país está uma M.....,

O povo está desempregado....

A vender a sua habitação porque não tem dinheiro para pagá-la.....

O Pão, o Trabalho e Habitação, não são direitos fundamentais???

Então?? Porque não dizem mas é aos vossos camaradas do governo para fazerem qualquer coisinha tambem pela malta que trabalha ou só os bancos é que tem direito a apoios do Governo?

Isso já Vcs não acham mal???

Anónimo disse...

BASTA DE REPRESSÃO....

Alunos “condenados” por
organizar manifestação

Três estudantes da Escola Secundária, organizadores de uma manifestação, viram o processo suspenso provisoriamente e vão prestar serviço de interesse público

A três alunos da Escola Secundária de Penacova, a organização de uma greve e uma manifestação contra o Estatuto do Aluno, no dia 17 de Novembro de 2008, colocou-os a braços com a Justiça, num caso que redundou agora na suspensão provisória do processo, por quatro meses, com a injunção de prestarem 20 horas de “serviço de interesse público” no estabelecimento de ensino, com monitorização da Direcção Geral de Reinserção Social, que elaborará o relatório no final do prazo de suspensão.