terça-feira, abril 07, 2009

MENTES LODOSAS



Na mesma págima do jornal Público , que na passada semana refere as grandes ideias de Alfredo Monteiro para o Seixal, o Barreiro e para Almada para uma àrea de 55+290+ 436 hectares ocupados pelas antigas indústrias pesadas Naval , Quimica e Siderúrgica, vemos o contraste entre a “sabedoria” deste autarca e a sua visão de futuro para o “Arco Ribeirinho Sul”, para a “Cidade das duas Margens” e a forma como essa grandiloquência contrtasta para a falta de visão , decisão e coerência numa questão tão simples da sua gestão corrente enquanto autarca, no que se refere ao Sapal de Corroios.


Em relação a Corroios o autarca nem tem nada a dizer às denúncia sobre um simples caso de aterro , aparentemente ilegal numa zona de protecção ambiental da jurisdição do seu município .


A posição dos autarcas sobre esta questão é no mínimo... surreal , então as declarações de um dos vereadores de serviço , não o do ambiente, mas o serralheiro civil que desempenha o papel de vereador do urbanismo é lapidar
, "as areias não são das obras para o centro de saúde, são de uma superfície comercial " ...como se isso fosse relevante ou deixasse de ser um crime ambiental...

Mas as declarações estão
aqui na íntegra e destacam-se os seguintes excertos:

« A Câmara do Seixal criticou esta quinta-feira as acusações do grupo ambientalista Flamingo, segundo as quais o sapal de Corroios está a servir de depósito de areia considerando que se trata de «política desonesta».

«Trata-se de uma falta de respeito muito grande e os ambientalistas estão a fazer política desonesta», disse esta quinta-feira à agência Lusa Jorge Silva, vereador do sector do Urbanismo da autarquia.

Na quarta-feira, a associação ambientalista Flamingo afirmou que «o sapal de Corroios está a servir de depósito de areia, que provém do terreno onde está a ser construído o novo Centro de Saúde de Santa Marta do Pinhal(Corroios)».

Jorge Silva, alertou para o facto dos ambientalistas estarem «mal informados», ou seja, as obras iniciadas há cerca de uma semana em Santa Marta do Pinhal são para a «construção de uma superfície comercial» e não do novo centro de saúde.

Embora, futuramente, no mesmo espaço venha a ser edificado o centro de saúde e também uma esquadra da PSP, admitiu o vereador.

Em relação ao depósito das areias no Sapal de Corroios o autarca afirma veemente que a Câmara não tem «qualquer responsabilidade», visto ter sido a empresa que detém a exploração da engorda artificial de peixes (Viveilis) no sapal a contactar o promotor da obra para que «fossem lá depositadas as areias».

A «polémica» Sapal de Corroios já dura há oito anos e a sua reposição está na origem das várias lutas que a associação Flamingo juntamente com os cidadãos têm travado junto das entidades com responsabilidades no referido património natural.»

Resta perguntar ao serralheiro-vereador o que é para ele politica honesta, quando o mesmo é responsável por repôr um terreno onde há anos esteve instalado um estaleiro da empresa Gomes Alho e passados mais de dois anos , não o fez ainda!!!

Senhor Vereador, adira às "Novas Oportunidades" , esta é "A Me___ta que lhe falta"

15 comentários:

Seixalense Atento disse...

Como é possível a câmara do seixal ter à frente do Urbanismo um vereador completamente incompetente e mais grave inculto.
Ele não devia ir para as novas oportunidades mas sim para a escola primária.
Só assim se percebe a bandalheira que é, o urbanismo no Seixal, o ASILVA&SILVA da a volta facilmente ao vereador serralheiro.

Anónimo disse...

Lendo esta noticia:

http://diario.iol.pt/noticia.html?id=1054304&div_id=4070

E ouvindo esta entrevista:

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/audioevideo.aspx?content_id=858787

Os ambientalistas do flamingo é que fazem política desonesta...

Anónimo disse...

VER E OUVIR RÁPIDO, ANTES QUE SEJA CENSURADO.

O prometido é devido, Sócrates !! - de Rui Veloso

http://sic.aeiou.pt/online/video/programas/gatofedorento/2009/1/oprometidoedevidosrengenheiro.htm

Anónimo disse...

O prometido é devido, Sócrates !! - de Rui Veloso

http://sic.aeiou.pt/online/video/programas/gatofedorento/2009/1/oprometidoedevidosrengenheiro.htm

Anónimo disse...

DESCULPEM A REPETIÇÃO, MAS CREIO QUE AGORA DÁ PARA VER.


O prometido é devido, Sócrates !! - de Rui Veloso

http://sic.aeiou.pt/online/
video/programas/gatofedorento/2009/1/oprometidoedevidosrengenheiro.htm

Anónimo disse...

DESISTO.

PROCUREM EM:

oprometidoedevidosrengenheiro

Anónimo disse...

Se querem ver o video vão ao Seixal Sim
http://seixalsim.blogspot.com/

o Zé disse...

A lógica presente no discurso do Sr. vereador, portanto, é de que a associação está mal informada porque as areias que provêem do local X não são devidas à construção do edifício A, mas sim à construção do edifício B. Fico sem perceber se é uma frase de génio, utilizada na melhor arte de desconversar, ou se é mesmo estupidez cavalar que o leva a fugir á questão de que o que está em causa é a deposição das areias no estuário (provenientes do local X, devidas à construção do edifício B)! Será que ele não percebe, ou será que não quer que as pessoas percebam que a questão está em que NÃO SE DEVE TRANSFORMAR O SAPAL EM ATERRO?! Pessoas como esta não merecemo ar que respiram, e sobrtudo, não deviam ter jurisdição sobre os destinos da terra que pisam.

o zé disse...

Apresento as minhas desculpas por voltar a escrever, mas não consigo deixar de ficar cada vez mais impresionado de cada vez que leio as palavras do Sr. vereador. Então, como é a piscicultura que "solicita" a deposição das areias, já está tudo bem? Como se a piscicultura fosse detentora de direitos ilimitados e inquestionáveis de usufruto da área? - Mas não tem! Nem nunca poderia ter! É uma zona protegida, por uma questão ética, por uma questão moral e por uma questão legal! Se os poderes não respeitam as duas primeiras, ao menos que respeitem a terceira!
É que, segundo a lógica do argumento apresentado, então se a piscicultura pedisse aos Espanhóis para fazerem alí a deposição dos resíduos radioactivos das centrais nucleares espanholas, então já estava tudo bem? (visto ter sido a empresa que detém a exploração da engorda artificial de peixes (Viveilis) no sapal a contactar o promotor da obra para que «fossem lá depositadas»????)

É de loucos!...

Anónimo disse...

Quer dizer não se pode por o Sapal de Corroios no seu estado natural em que estava antes da destruição em 2001, porque é caro, logo tem de ter actualmente um valor económico resumindo o discurso do Ilustre Presidente da CMSeixal n o Nós por Cá da SIC... mas para receber terras doutros sítios já pode...

Sabem muito... Grandes negócios... a população que não abra os olhos não...

Vão comer peixe com metais pesados e regados com efluentes da ETAR que se vão lixar...

Ai vão vão...

A população e os seus filhos que sem culpa, vão ter de comer o peixinho porque tem ferro e faz crescer (sim porque o pessoal da piscicultura vai dar proteinas e remédios para os peixes engordarem rapidamente... lembram-se como apareceu a doença das vacas loucas?...)


Estamos perante um caso de SAÚDE PÚBLICA....

Só não vê quem não quer...

Eu não sei como os partidos da oposição andam calados com isto...

É um caso de saúde pública e ninguém faz nada... Uma Piscicultura ao lado duma ETAR se isto lembra a alguém...

Anónimo disse...

Mas foram os amigos do Socrates, Ministerio do Ambiente, que autorizaram a actividade no Sapal.
Afinal são tão esclarecidos e não sabem??
Estes que se intitulam de ambientalistas são uns Ecopatetas de meia tijela.

Anónimo disse...

ABESTENÇÃO??

Anónimo disse...

O EcoPateta Alfredo, o verdadeiro ambientalista do Seixal em 2001, claro...

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/audioevideo.aspx?content_id=858787

Depois disso nós sabemos bem no que ele se tornou...

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de ouvir o vereador Jorge Silva em Fernão Ferro e confesso que gostei muito, já o senhor do PS que falou disseram-me que era o Dr. Fonseca Gil foi uma nódoa completa.

J. Neves

Anónimo disse...

A bandalhice no urbanismo é completa desde o vereador serralheiro aos dirigentes que ele escolheu é a palhaçada completa.