quarta-feira, abril 29, 2009

DE VOLTA A ABRUZZO


O post de ontem foi escrito no sentido de, numa zona sísmica como aquela em que vivemos , pré- alertar para a responsabilidade de todos aqueles que no processo decisorio , técnico e de fiscalização , em antecipar situações resultantes de um sismo, nomeadamente no sentido de cumprir e fazer cumprir regulamentos técnicos de construção.

Nesta região, nos ultimos 35 anos construíu-se mais que em todos os séculos que passaram desde a constituição da crosta Terrestre . Duvido que este boom construtivo tenha sido na sua totalidade devidamente acompanhado .

Ao verificar os dados aqui publicados ontem , sobre os edifícios mais afectados em Itália , não me é difícil extrapolar para certas similaridades com a nossa cultura do Sul da Europa.

Infelizmente os comentários recebidos foram no sentido de desconstruír o alerta, desresponsabilizano à priori os potenciais responsáveis , que oxalá , nunca seja preciso ver na barra dos tribunais, pois que isso significaria termos passado por uma situação semelhante.

Curiosamente o programa Sociedade Civil de ontem debateu este mesmo tema , com técnicos como o bastonário da Ordem dos Engenheiros a fazerem alertas no mesmo sentido.

Mas é com duas declarações publicadas no DN de hoje que vos deixo , uma as palavras de uma vítima que
«"exige justiça, que alguém assuma a responsabilidade civil por esta tragédia"» outra as do próprio Papa que ontem ao visitar a zona sinistrada afirmou ao insurgir-se «
exige um "exame de consciência". "Como sociedade civil, temos de fazer um exame de consciência para que a todo o momento a questão das responsabilidades esteja sempre presente nos nossos espíritos »

Pelos vistos há quem entre nós viva com um elevado sentimento de impunidade e bem com a sua consciência.

É que a grande questão aqui não se trata da inevitabilitade incontrolável das forças da natureza, mas o ignorar criminoso , de regras básicas de construção em regiões onde elas devem ser criteriosamente respeitadas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se houver algo nos proximos tempos sobre o k foi construído nos ultimos 35 anos já sabemos quem sentar no banco dos réus

Anónimo disse...

Se existir um sismo no Seixal, depois a CDU diz à população para ir comprar material, não no IKEA, mas no IZI do Grupo A.Silva&Silva...

Só bandalhos na política.

http://economico.sapo.pt/noticias/berlusconi-aconselha-vitimas-do-sismo-a-comprarem-no-ikea_8980.html