sexta-feira, abril 03, 2009

CRISE? QUAL CRISE ? MAIS BETÃO SFF


O artigo do Público de ontem começava assim “As Câmaras do Barreiro, Almada e Seixal reclamaram ontem o aproveitamento das zonas industriais da Quimiparque, Margueira e Siderurgia Nacional para a nova cidade aeroportuária rejeitando a ideia de uma megacidade perto do novo aeroporto”.

Pois , estão bem os autarcas quando recusam uma megacidade perto do novo aeroporto , até de uma pequena cidade ou de uma vila.... é que em qualquer parte do mundo (com senso) aeroportos e habitação são coisas que não se misturam … veja-se o resultado que deu o crescimento de Lisboa em redor da Portela...

Não se constroem cidades em volta de aeroportos , nem os aeroportos são locais aglomeradores de habitação. Um aeroporto não precisa (nem deseja) de habitação junto às suas pistas ou aos seus terminais, precisa de um ou dois hotéis , de instalações técnicas e de Catering … transitários , logistica...e de meios de transporte fiáveis e funcionais para que os trabalhadores se desloquem num curto espaço de tempo.


É isso que se faz na Europa !

Exemplos há-os às dezenas, que se podem copiar, decalcar , adaptar como há às dezenas exemplos de àreas Industriais do século passado que estão a ser renaturalizadas de forma a compensar e a recuperar do passivo ambiental que encerram ,encetando um novo capítulo.


Tudo o resto, é uma farsa que só tem aceitação num país longe do centro da Europa, onde não temos pontos de comparação , habitado por um povo que é governado por gente inculta e bárbara que nos quer fazer crer que a diferença está na opção entre a cidade aeroportuària “junto do aeroporto” ou ocupando terrenos abandonados por uma vaga passada de industrialização (por isso , por força dos respectivos PDM's passíveis de ser transformados em filet-mignon para a construção cívil.


Resta perguntar aos senhores autarcas, quem vai habitar a tal cidade que em vez de ser construída junto ao aeroporto (como muito bem contestam) ,pretendem construí-la nas suas autarquias ... 1/3 na Margueira , 1/3 na Siderugia , 1/3 no Quimiparque ? …

E os milhares de casas para vender já construídas na Margem Sul ?

E a crise do imobiliário ?

E a crise económica e financeira global ?

- Ou os autarcas da Margem Sul são os únicos no mundo a ter descoberto , alguma mina de diamantes, um poço de petróleo? Uma retoma ,ou um El Dorado na região, isto em plena depressão económica mundial e de fim deste mesmo ciclo e modelo de "deseenvolvimento" ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi a 22 de Agosto de 2001...

http://tsf.sapo.pt/paginainicial/audioevideo.aspx?content_id=858787

Quando é mesmo o Dia das Mentiras?