terça-feira, abril 28, 2009

ABRUZZO É JÁ ALI

Vivemos a era da informação, uma informação que consumimos , descartamos e esquecemos de forma inconsequente na maioria dos casos, isto , depois de andarmos dias ou horas em transe por causa desta ou daquela manchete metralhada até à exaustão e repetiva vezes sem conta.

Não há fuga , mudem-se os canais da TV ou do rádio e lá estão elas, as mesmas notícias embora com outra roupagem, mais ou menos coloridas , mas sempre em tom dramático , aterrorizador.

Esta imprensa contrasta com a imprensa côr de rosa, não, não me refiro às revistas do "social" ou do "coração" , mas aos chamados "Boletins Municipais" , retratos polidos de universos perfeitos , assépticos , ideais.

Mas tem esta "informação" consequências práticas no nosso dia a dia? Na maioria dos casos não , a manchete que ontem nos assustou está na base da gaiola do periquito hoje, ou a forrar o balde do lixo amanhã , ou mesmo a acender a lareira logo à noite.

Agora , para aliviar um pouco da CRISE e do DESEMPREGO vem a potencial PANDEMIA DE GRIPE isto depois depois do terramoto em Itália.


A propósito do terramoto em Abruzzo , aqui perto , na Europa , e onde esta manhã esteve o Papa . Quais as consequências no nosso país , nas nossas autarquias das notícias que durante dias nos invadiram as casas ? Isto para além do voyeurismo ou do drama ?

A resposta é ZERO !
Não se aprendeu nada por cá , com o terramoto em Abruzzo , apesar de sobretudo nesta bacia do Tejo estarmos numa região sísmica ! Apesar de uma das conclusões e dos estudos apontarem para que uma das razões da perda de vidas humanas é a da que 22 mil casas estavam malfeitas e mal consstruídas , segundo a Protecção cívil « Segundo cálculos da Protecção Civil, um terramoto com a intensidade do de há uma semana deveria fazer ruir 38 mil edifícios. Se, como tudo parece indicar, esse número foi ultrapassado - estima- tivas apontam para 60 mil casa destruídas - quererá dizer que alguém não cumpriu a lei em 22 mil construções.»

Consequências em Itália onde a tragédia aconteceu : «
Os procuradores querem apurar as responsabilidades dos construtores mas também dos responsáveis públicos que concederam licenças para construções ilegais. "Quem o fez não será apenas investigado, mas será preso de imediato"»

E por cá como seria ? Não seria melhor uma avaliação do parque construído ? Das licenças passadas ?

Não seria melhor , nestes concelhos da Margem Sul, onde os centros urbanos mais antigos estão completamente ao abandono e em verdadeira degradação, de Almada a Paio Pires, do Seixal à Moita , de Setúbal a Alcochete...uma avaliação urgente e uma acção no sentido de evitar as mortes que hoje podemos ainda evitar , antes, de um dia para o outro - sem alerta ou timing eleitoral - sermos nós e o nosso mundo, a dramática manchete nos jornais de uma manhã futura ?

Prender os responsáveis amanhã pode aliviar consciências , mas melhor seria evitar já hoje a perda de vidas e de bens.

23 comentários:

nunocavaco disse...

Interessante, mas muito mediático, com pouco sumo e sem soluções. O problema está no sentimento de risco das sociedades e nos recursos que alocamos para prevenir e actuar perante estas situações. É aí que devemos actuar e não no discurso populista e demagógico.

Anónimo disse...

É muito bom viver em Portugal, este país seria perfeito sem as autarquias comunistas.

Eu viajo por todo o país e estrangeiro e não vejo tantas dificuldades como na margem sul e alentejo, tudo por culpa dos comunistas.

Mudando as autarquias do PC, para o PS ou para o PSD e ficamos também no caminho do desenvolvimento.

Pensem bem nisto quando votarem, em mais nenhum país da União Europeia existem autarquias comunistas.

Anónimo disse...

Continuem a meter a cabeça na areia e depois se houver por cá alguma calamidade deitem contas ao destino. Neste artigo fala-se de responsabilidade e não de qualquer partido. Os autarcas eleitos são responsáveis, seja qual for o partido. Nesta banda é fácil determinar e descobrir os responsáveis por uma gestão quase total do PCP desde o 25 de Abril.

João disse...

O autor deste blogue para além de ser um asalariado da direita e um lacaio do capitalismo, vem agora acusar o PCP de ser responsável pelo terramoto em Itália. O Ponto-verde só pode estar louco. Mas alguém ainda lhe dá atenção?

Anónimo disse...

A culpa das unhas encravadas do pessoal também é do PCP.

ex-militante disse...

Nuno Cavaco & Sus Muchachos, a contra-informação do PCP no seu melhor.No entanto fazer politica com coisas sérias é perigoso para os cidadãos. Lembram-se de Tchernobyl? Perguntem aos nossos concidadãos ucranianos que eles explicam.

Anónimo disse...

A resposta está à vista de todos, é só comparar a qualidade de vida nos concelhos da margem norte do tejo com os da margem sul. Só é cego quem não quer ver! Factos são factos!

nunocavaco disse...

ex-militante de um partido qualquer, eu assino o que escrevo e o que escrevi foi que temos de mudar o sentimento das sociedades perante as catástrofes naturais! Não me referi ao ponto verde e nem sequer à gestão das autarquias comunistas.

Pergunto a todos se sabem qual é a percentagem do orçamento de estado que é utilizada para sensibilizar a população para estes riscos?

Pergunto também se sentem seguros com os planos de protecção civil?

Pergunto também a todos se conhecem o grau de perigosidade a que a nossa região está sujeita?

Aguardo as vossas respostas ...

VALENTIM disse...

A PURGA CONTINUA

AOS COMUNISTAS LANÇO O APELO PARA COMENTAREM ESTE POST COLOCADO NO ARTIGO ANTERIOR!
EU APOSTO COM QUEM QUISER QUE NEM UMA PALAVRA VAI EXISTIR SOBRE A PURGA.
ESTES COMUNISTAS NÃO SE EXERGAM, ESTÃO CADUCOS.



Militantes não apoiaram lista B nas eleições do sindicato
PCP move inquérito interno a dirigentes do Sitava


27.04.2009 - 20h39 São José Almeida

Vítor Mesquita, Luís Magalhães e
Luís Rosa, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava), estão a ser alvo de inquéritos internos instaurados pelo PCP, partido de que são militantes, por não terem apoiado a lista B nas eleições do Sitava que decorreram a 19 de Março.

O PÚBLICO contactou a direcção do PCP, através do assessor de imprensa António Rodrigues, para saber o estado do processo e quais as consequências que poderão recair sobre estes três militantes, nomeadamente se existe risco de expulsão, mas a resposta foi: “Não comentamos”.

A situação de tensão que está a abalar aquela direcção sindical é a sequência do processo de ruptura que se viveu no Sitava a propósito da última eleição da direcção, à qual se apresentaram duas listas. Uma divisão que se verifica pela segunda vez na vida deste sindicato – a primeira foi quando da sua fundação.

Leia mais amanhã no PÚBLICO

Ora aqui está o verdadeiro partido democratico.
Tambem aqui no Seixal é assim, associação que não apoie os comunistas não recebem nada.
A exemplo da pressão que foi exercida pelos comunistas para as juntas de freguesia deste concelho serem cooperantes da cooperativa Janela Aberta, ou apoiavam, ou os seus presidentes actuais corriam o risco de não serem candidatos novamente.E assim ajudarem a senhora vereadora Coralia controlar a cooperativa, da qual é proprietaria de titulos a nivel pessoal.
Estes comunistas querem controlar tudo, depois quando democraticamente perdem as eleições, querem correr com as pessoas á força, um bom exemplo o dos bombeiros da Amora.
Nunca desejei tanto que o tempo passa se como agora.
Outubro chega rapido para correr com esta gente.

Anónimo disse...

Valentim....
Como a sua análise é tão cristalina!
Nas eleições do Bombeiros da Amora,
os camaradas do PC, organizaram as eleições, produziram os votos, os cadernos eleitorais,contaram os votos e perderam! Agora, não aceitam os resultados eleitorais.
Perguntem o que aconteceu entre 25 a 29 Março 09 na associação.
AOS SÓCIOS DA AHBVA: "A VERDADE A QUE TEMOS DIREITO!"
CHAMEM A POLICIAAAAAAAAAAA!

Anónimo disse...

Pergunta um senhor:

Pergunto a todos se sabem qual é a percentagem do orçamento de estado que é utilizada para sensibilizar a população para estes riscos?

Pergunto também se sentem seguros com os planos de protecção civil?

Pergunto também a todos se conhecem o grau de perigosidade a que a nossa região está sujeita?

E agora pergunto eu. Do quee é que me serviriam estas respostas se neste preciso momento houvesse um terremoto de grau 7 nesta região?E se a minha casa nã foi devidamente construída pelo construtor, facto que passou desparcebido ao fiscal da Câmara que só cá veio receber as luvas durante uma almoçarada?

Isto é irreal, ou acontece ?

Esta mentralidade escolástica e doutrinária desta gente tira-me do sério.

valentim disse...

Entre o dia 25 e 29 não sei exatamente o que aconteceu!Mas explique o que realmente aconteceu!
Eu só sei o que aconteceu no dia 29 de Março à tarde, um autentico terremoto para o PCP.

Anónimo disse...

E, os dias da má lingua continuam, por aqui.....
Porra! Nada vos agrada???
Fácil é falar, mais dificil é fazer qualquer coisinha né??
Mas por acaso Vcs. faziam melhor?? Faziam??
Nota-se, pelo que tem feito nas Vcas Câmaras e no Governo....que este país está uma M.....,

O povo está desempregado....

A vender a sua habitação porque não tem dinheiro para pagá-la.....

O Pão, o Trabalho e Habitação, não são direitos fundamentais???

Então?? Porque não dizem mas é aos vossos camaradas do governo para fazerem qualquer coisinha tambem pela malta que trabalha ou só os bancos é que tem direito a apoios do Governo?

Isso já Vcs não acham mal???

Anónimo disse...

Pergunto?

Porque é que o Vereador do PS, mandou fazer gabinetes no canil em vez de boxes para mais cães poderem ser acolhidos???

Ana disse...

Desde muito nova quando os meus pais me transmitiram os princípios e valores pelos quais deveria orientar-me, que entre eles me diziam que pior que a miséria material é a miséria intelectual. Se alguma dúvida tivesse sobre a veracidade daquela frase, elas foram completamente dissipadas pelo comentário do “Anónimo de 4/28/2009 das 10:21:00 PM”.
Então um canil é composto só de boxes? Um canil não tem suporte administrativo? Um canil não tem médico com todo o respectivo suporte? Estou a ver, imaginem, uma box com o seu respectivo cão com os respectivos dossiers empilhados ao alto, o que é que aconteceria? E se a box servisse para colocar o frigorifico com os medicamentos e especialmente as vacinas que devem ser conservadas a determinadas temperaturas? Já imaginaram uma box com um frigorífico? Poderia dar mais exemplos mas penso que para bom entendedor já chega. Um canil não é depósito de animais puro e simples, e para além disso é também local de trabalho de pessoas, pelo que devem ter as condições necessárias para que se possa exercer as respectivas funções com dignidade.
Resta informar que tenho dois cães por quem tenho muito carinho, que me proporcionam momentos muito felizes e a quem proporciono tudo o que posso.
Cumprimentos

Anónimo disse...

A União Zoófila está a pedir comida, medicamentos ou donativos. Em tempo crise as pessoas abandonam os animais e as doações diminuiram. Quem puder ajudar, os animais agradecem.

www.azp.pt

Anónimo disse...

Valentim, parece mentira!
Bombeiros Amora: O que aconteceu?
No dia 26/03, de surpresa, apareceu uma lista concorrente ás eleições, a lista B.
A lista A, detendora do poder ficou aflita, e agora?
Pois nesse mesmo dia estiveram reunidos até madrugada, o que fazer? tem de ser feito!Afinal tinham em seu poder:- Os cadernos eleitorais, os votos, só faltava a vitoria, além disso o povo não podia ser ingrato.
Dia 29/03.
Se ganharmos, tudo bem, se perdermos temos uma boa solução, dizemos que roubaram 10 votos, que foram abatidos nos cadernos eleitorais e não podem aparecer dentro das urnas.
E então pedimos uma Assembleia Geral e de braço no ar, exigimos a demissão dos vencedores proclamados p/ Assembleia Eleitoral e solicitamos novas eleições.
Estamos a comemorar os 35 anos da semana mais exaltante dos últimos 100 anos da n/história, mas no Portugal de Abril de 2009, ainda acontece, quem corre o risco de perder por artes mágicas!
Só que não há crimes perfeitos!

Anónimo disse...

Anónimo 04/28/2009
Porra! com os 130.000€ gastos no Seixal, pelos camaradas do PC, na noite de 25 Abril, no Fogo de Artificio e Concerto, sempre dava para 400 familias irem ao Continente, ou ajudar a pagar as mensalidades da casa.
Mas isso é obrigação dos outros, a velha estória da culpa!
Nós não! Falta de sensibilidade e humanismo! Porra! Camarada!

Anónimo disse...

Eleições no Bombeiros V. Amora
O desespero e frustação é mau conselheiro! Agora passaram a espiar as pessoas,quando almoçam, com quem almoçam, devassando a vida privada das pessoas,incrível, isso é muito reles.
Vocês estão convencidos que é com estas atitudes estúpidas e persucotórias, tipicas dos regimes fascistas e totalitários que ganham mais apoio.
São uns tristes e fanáticos!
Tenham juizo! Será que algum dia terão?

PS-Você continua a fazer censura! até quando?

Anónimo disse...

Sócio frequentador do quartel disse...
Sempre soube que o DR. Ricardinho não prestava, mas nunca pensei que o sujeito descesse tão baixo. E esse Matias de cabeleira pintada que parece um xoninhas, armado em importante...já se esqueceu de quando vivia na miséria? Que nojo que esses gajos me metem... todos juntos não valem um...como é que se pode ser tão cvarde e não respeitar a vontade dos sócios? Quando é a Assembleia? SErá que nenhum dos Novos Dirigentes sabe responder? Ou será que ficaram todos cegos, surdos e mudos? Peçam ao vosso amigo Comandante que ele em telefonemas é perito, assim liga para os sócios todos e convoca-os. Mas cuidaado, tem que ser antes de almoço, porque após o almoço...é duvidoso.

29 de Abril de 2009 15:21
Vice escorregou do poleiro Ah!!!

Anónimo disse...

Eh pá, os camaradas do Pc,roubaram-lhes o brinquedo dos Bombeiros, estão mesmo de cabeça perdida!
O que será que existe nos bombeiros, de tão importante para terem activado o KGB de vigilância e controlo?

Anónimo disse...

Sócio frequentador do quartel disse...
Sempre soube que o DR. Ricardinho não prestava, mas nunca pensei que o sujeito descesse tão baixo. E esse Matias de cabeleira pintada que parece um xoninhas, armado em importante...já se esqueceu de quando vivia na miséria? Que nojo que esses gajos me metem... todos juntos não valem um...como é que se pode ser tão cvarde e não respeitar a vontade dos sócios? Quando é a Assembleia? SErá que nenhum dos Novos Dirigentes sabe responder? Ou será que ficaram todos cegos, surdos e mudos? Peçam ao vosso amigo Comandante que ele em telefonemas é perito, assim liga para os sócios todos e convoca-os. Mas cuidaado, tem que ser antes de almoço, porque após o almoço...é duvidoso.

O tempo que perdes aqui a falar do cabelo dos outros, estuda para não reprovares outra no exame para bombeiro, pois o lugar de vice já está ocupado. Estuda muitooooo!

Anónimo disse...

ELEIÇÕES DO BVA
Estou impressionada com os comentários feitos a nível, partidários relativos á AHBVA, não têm pés na cabeça porque das pessoas que conheço da antiga Direcção não existe um único do PCP, pelo contrário existem vários do PS, PSD e CDS, comunistas não existe nemhum, e que saiba poucos são os militantes de qualquer destes partidos a não ser do PS.
Pelo que me é dado a entender isto tem a ver com a aproximação de eleições não dos Bombeiros de Amora, mas das eleições autarquicas e não só!
Senhores Socialistas não estraguem a Associação de Bombeiros de Amora, e respeitem a Associação, através do respeito que os sócios desta associação merecem, e que está escrito nos Estatutos da associação e que os Senhores como Totalitaristas, (como apelidam os outros)não respeitam, por isso contenham-se, vocês não foram os eleitos democráticamente dos sócios aceitem e não inventem mentiras!