sábado, março 14, 2009

AREIAS DA COSTA


«A areia colocada nos últimos anos nas praias da Costa de Caparica, Almada, tem conseguido travar a força do mar. Os bares em maior risco estão actualmente protegidos por dunas e tudo aponta para que não haja estragos.

O Búzio e o Pé Nu, situados na praia de São João, são, de acordo com um estudo do geógrafo José Nunes André, os estabelecimentos que correm maiores riscos. Porém, os proprietários estão confiantes de que o mar não avançará mais.

"Se não tivessem colocado aquela areia, eu já estava com o mesmo problema do ano passado", referiu, ao JN, Carlos Pereira, do bar Pé Nu, que há sensivelmente um ano ficou suspenso.

A praia em frente ao estabelecimento chegou a perder cerca de um metro no início de Fevereiro deste ano, mas actualmente o mar tem assoreado a zona com a areia que foi colocada mais a Sul. "Estou sempre alerta, mas muito mais descansado do que no ano passado. Enquanto o mar for levando só a areia que colocaram, não leva a que lá está. Em princípio não haverá problema", diz.

O dono do bar Búzio, José Torres, partilha do mesmo optimismo. "O mar tem estado a repor a areia e não a tirar", adianta.

Uma análise do estado da Costa de Caparica, elaborada pelo geógrafo José Nunes André, indica precisamente o contrário. "A alimentação artificial de praia não tem tido qualquer efeito positivo, a última o mar retirou-a, quase na totalidade, em apenas quatro meses", aponta o estudo. "Foram colocados um milhão de metros cúbicos em Outubro e em Janeiro toda essa areia tinha ido embora", reforçou o geógrafo, em declarações ao JN.

Para José Nunes André, os problemas da erosão costeira "não se resolvem com aquilo que o Ministério do Ambiente anda a fazer há muitos anos", propondo a solução que tem sido adoptada na União Europeia de "recuo e deslocalização das populações em risco".

O INAG, por seu lado, questiona a credibilidade deste estudo e garante que a intervenção tem cumprido os objectivos. "Temos tido Invernos rigorosos e não temos tido problemas", salientou, ao JN, a vice-presidente Ana Seixas. "As ondas estão a rebentar muito afastadas da costa e é isso que se pretende", realça, avançando que os trabalhos de monitorização estarão concluídos em Abril. Até 2010 serão colocados mais 1,5 milhões de metros cúbicos de areia, numa obra de reforço que irá custar no total cerca de 22 milhões de euros.»

SANDRA BRAZINHA J.N.

6 comentários:

EMALMADA disse...

Por trás da colocação das areias é capaz de haver um chorudo negócio de areias.
Quando fôr feita a contabilidade às contas, isto é aos milhões de euros gastos para fazer o enchimento das praias com areias retiradas ao mar, ninguém levará a mal que esse mesmo mar tenha vindo buscar o que lhe roubaram.
Dirão depois alguns:
"É a vida! Temos consciência que fizemos o que devia ser feito e, foi feito com boa intenção mas, para o ano vamos fazer novo enchimento".

A areia, o mar encarrega-se de a vir buscar.
Os milhões de euros gastos, esses não leva.
Ficam em terra e em boas mãos.

É a vida dos bons negociantes e nos bons negócios.

Anónimo disse...

Retirado da Rvolta das Laranjas, escrito pelo Dr. Paulo Cunha:
"Aliás, o jogo é perigoso e desproporcional para mim, porque eu, dando a cara, sufragando um projecto e ideias, se não tiver razão serei penalizado publicamente, enquanto a esse senhor, ou a qualquer outro que não se identifique devidamente, nada acontece, porque nós não poderemos julgar o desconhecido ou fazendo-o, isso é inconsequente."

Anónimo disse...

Por Pauolo Silva sob o pseudónimo JoÃO Afonso no Revolta das Laranjas:

«E digo mais, nunca pensei que aqueles que nunca questionaram o a-sul por ser um blog anónimo, venham agora levantar tanta celeuma por não saberem a minha identidade...
Nunca pensei que V. Excª que sempre aceitou e aplaudiu o anonimato do a-sul, apesar do conteudo totalmente difamatório desse blog, venha agora atacar-me por não saber a minha identidade.
Nunca pensei que incentivando V. Exª o aninimato do a-sul como forma de atacar, de forma vil e cobarde, os seus adversários politicos, venha agora questionar o anonimato daqueles que o atacam de forma leal e correcta.
Assim se vê a sua coerência!!!
Bom Dia e Bom Fim de Semana»

Anónimo disse...

Este João Afonso e amigos são um prato. Alguém já os ouviu dizer alguma coisa sobre a pulicidade de página inteira da Câmara que saiu no Boletim 2 vulgo jornal do Seixal, o mesmo onde vem o artigo do Paulinho SIlva?
Isso não é a prova de que esse jornal pertence à Câmara???
Mas isso já não lhes interessa falar.
Mas a publicidade da câmara somos nós todos que a pagamos!!!!

Anónimo disse...

Esse jornal não pertence à CM do Seixal, pelo contrário, é esse jornal responsável pelos candidatos do PSD e do PS. Aliás não se percebe como estes dois partidos se deixaram manobrar por um jornal de molde a atingir os objectivos que são ainda algo escuros.
Quanto o senhor ponto verde, que tem feito um excelente trabalho, mas claramente tendencioso, não tenha medo de se afirmar e sair da casca, pois senão fica alvo das opiniões do senhor Dr. Paulo Edson. Mais senhor Gam... quer dizer Ponto Verde... de resto continue o bom trabalho!!

Anónimo disse...

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/199F612E-8851-4DB5-9882-55A077B932DA/0/Livro_Verde_Coesao_Territorial_UE.pdf