quarta-feira, março 02, 2005


"O numero de autarcas que exigem luvas é assustador" (Saldanha Sanches;in DN 28/2/5) ...Só cá faltava esta nova corporação constituida pelos autarcas da nossa praça e que dá pelo nome de Associação Nacional de Municipios, encabeçada pelo seu presidente Fernando Ruas (PSD) , que veio muito ofendido salvar a honra do convento por aquilo que o fiscalista Saldanha Sanches disse em entrevista ao DN do passado dia 28 , agora em defesa inter pares , já não interessam cores partidárias, divergências de método, nem distinguir o trigo do joio... agora são todos bonzinhos e o lobo mau é quem tem coragem de os denunciar.

Ou então, será que a atitude do Dr.Fernando Ruas pode tão sómente querer dizer o seguinte; que não há autarcas corruptos em Portugal (o que todos sabemos ser FALSO), ou que ;todos fazemos o que agora criticam...e perdeu-se a noção por completo entre servir os municipes, os municipios e o país, e servirem-se a si proprios, quer politica quer materialmente...e depois há os outros "tontinhos" todos que por aí andam... Dr.Saldanha Sanches, o Dr. José Sá Fernandes, o Dr. Mario Soares, o Dr. Torres Pereira e muitos eleitores , a denunciar o que todos sabemos .

Há um outro lado ainda, os incompreendidos... os Isaltinos, os Ferreira Torres, os Judas e todos os outros exemplos de "boa gestão autarquica" e de "Poder local de Abril"...os sacos azuis (laranjas , rosas e vermelhos) os que adaptam os PDM a seu bel prazer, transformam zonas verdes protegidas em terreno a urbanizar, terrenos industriais em Bairros Sociais, centros de Estágio de Grandes Clubes em Mega urbanizações em àrea de Reserva... mas estas situações o Sr. Fernando Ruas desconhece, agora era excusado vir a atacar com processos, mais fácil e produtivo seria, colaborar e ter uma atitude pedagógica ensinando aos seus pares que grande parte do que lhes é prática comum é tão só ilegal e impensável no resto da Europa a começar pela forma como através das autarquias são financiados os partidos ou como mudando usos do solo se está a "fabricar" ou a permitir que alguém "fabrique" verdadeiro papel moeda .

Na Margem Sul todos os pressupostos aqui já enunciados são suficientes para enquadrar grande parte das autarquias no quadro mais negro da gestão autarquica, só nos tinha escapado esta história das luvas recebidas das empresas que se instalam nos concelhos... é que só nos lembramos de por exemplo no Seixal, da quantidade de empresas que nos ultimos anos se têm instalado em pavilhões um pouco por todo o lado,( inclusivamente em denunciados casos de construção clandestina) veja-se o caso do Casal do Marco até Pinhal dos Frades e junto à EN 10, apesar do Parque Industrial devidamente infraestruturado onde também a CM do Seixal alugou ao mais importante grupo de construção local as suas novas instalações técnicas que em breve permitirão desocupar apeteciveis terrenos...

Caro Dr.Saldanha Sanches, esta história das "luvas" é como dizem os italianos; "si non é vero, et benne trovatto" mas a experiência de se ser português diz-nos que infelizmente terá toda a razão, espera-se que um dia venha a publicar as cartas dos autarcas ofendidos... Posted by Hello

Sem comentários: