domingo, fevereiro 27, 2005

Tivemos mais três anos do mesmo...

O diagnostico está feito sobre quais as saídas possiveis para a actual situação do país.Um dos ultimos conselhos a ter em conta vem do Professor Ernâni Lopes que defende ter Portugal ainda uma oportunidade face à globalização e ao alargamento da União Europeia.

A estratégia baseia-se numa articulação das nossas relações com a Europa, África e Brasil. Por outro lado com um corte na administração publica de cerca de 260 mil funcionários e ainda apostar nas àreas de desenvolvimento: o Turismo;o ambiente;as cidades ;os serviços de valor acrescentado e o Mar.

Faltou dizer que na administração autarquica, primeiro patamar de aplicação de medidas efectivas práticas e orientadoras destas opções, muito tem que mudar, basta de politicos mediocres, e iletrados que passo a passo vão trepando na hierarquia regional até ocuparem cargos de mair visibilidade e decisão ( e pouca responsabilidade) como os Presidentes das regiões de Turismo, que se limitam a beneficiar de mordomias e prolongar a exposição publica iniciada no papel de autarcas.

Na prática nada acrescentam ao Turismo ou ao desenvolvimento do país , tomando o exemplo do presidente da Região de Turismo da Costa Azul, não se lhe reconhecem formação e competência que levem a esperar politicas orientadoras de Turismo e ambiente, que terão inevitávelmente que passar por politicas de ordenamento e de protecção ambiental.Uma vez que o seu partido ou coligação há trinta anos no poder e com maioria não tem conseguido equilibrar as politicas opostas que têm pendido mais para o lado dos interesses imobiliàrios e de expansão urbana , (não esquecer que o Sr. Eufrázio é presidente da assembleia municipal do Seixal e foi presidente de Câmara por mais que um mandato...).

É obvio que mais fácil seria a tarefa para este destacado elemento do PCP e responsável turistico pela peninsula de Setubal que os autoctenes fossem proibidos de falar com os estrangeiros como a medida que os responsáveis turisticos Cubanos acabam de pôr em prática, de forma a que no paraíso se mantivesse a ausência de contestação na visão de outras formas de desenvolvimento que não a betonização do litoral (veja-se o Escândalo da Praia da California em Sesimbra e a Costa da Caparica) , das zonas ribeirinhas (Seixal , Alcochete,e Montijo...) ou das florestas Matas de Sesimbra , Seixal e Almada. Enquanto os destinos do país estiverem entregues a esta gente, de nada nos poderão valer Economistas como Ernãni Lopes, Octávio Teixeira ou Miguel Cadilhe, será que aprenderam alguma coisa com o resultado das ultimas eleições? Posted by Hello

Sem comentários: