segunda-feira, julho 18, 2011

OS GRANDES PREDADORES E O NINHO DE CUCOS





Notícia PÚBLICO :

 A câmara do Seixal (CDU) comprou em Abril uma escultura que custou mais de três mil euros e que está “acondicionada na sala de reservas de obras artísticas” do município, segundo informação da autarquia.
A escultura “Três a Caçar Ninhos” é da autoria de Jorge Pé Curto e integrou a exposição “O Grande Predador”, com pintura e escultura do autor, apresentada nesse mês na galeria municipal Augusto Cabrita.

Em resposta às questões colocadas por escrito pela oposição socialista, que procurou saber de que escultura se tratava, onde se encontrava e qual fora a razão da sua aquisição, o departamento de Cultura da câmara afirmou que a compra foi feita para “enriquecer o acervo municipal”.

No mesmo documento a autarquia sublinha “a grande qualidade da peça”, acrescentando que o preço pelo qual foi adquirida “representa 50 por cento do valor de mercado da obra”.

Por agora, lê-se, “a peça encontra-se acondicionada na sala de reservas de obras artísticas -- [cujas peças] são pontualmente expostas no âmbito das obras programadas --, uma vez que já esteve exposta em período recente”.

A câmara enquadra esta compra “na política de fomento das artes plásticas implementada pela autarquia desde a instauração do poder local democrático”.

Esta perspectiva conduziu também, acrescenta o documento, à criação de uma “rede de galerias municipais cuja programação regular de exposições visa incentivar os artistas locais e dar-lhes visibilidade, [proporcionando] à população o contacto com obras de artistas reconhecidos”.

No dia 21 de Junho a assembleia municipal do Seixal aprovou a contratação pela autarquia de um empréstimo de quatro milhões de euros para pagar dívidas a fornecedores.

8 comentários:

Anónimo disse...

Quando há fornecedores desesperados à beira da falência porque a Câmara do Seixal não paga o que deve é uma vergonha esta CDU estar a gastar dinheiro em bens que não são de primeira necessidade. Só que vergonha é coisa que os autarcas CDU não têm nem nunca tiveram.

Anónimo disse...

Meu caro anónimo diz-me que há muitos fornecedores à beira da falência pelo facto da CM não lhe pagar! Por outras palavras, poderia ler-se no seu comentário que existem muitas empresas fornecedoras de serviços e produtos que vivem do que a CM do Seixal contratualiza!? Ou ainda, mas que raio de empresas, são essas que dependem quase de forma exclusiva da CM do Seixal?????


No minimino dos minimos, tratam-se de empresas com péssimos gestores...

Maria Pinha disse...

São os ovos todos no mesmo saco...mas que a Câmara CDU tem maus gestores (independentemente de quem "depende" ou não dela), lá isso tem!

Anónimo disse...

Aos anteriores anónimos, mas qual é a admiração? Se muitas empresas e até associações "sem fins lucrativos" foram criadas plos seus gerentes na "mama" da prestação de serviços da câmara!!
É claro que agora andam aflitos!! Veja-se por exemplo o ajuste directo para as placas a colocar nas portas dos gabinetes dos senhores directores... que castiços!!

Anónimo disse...

Nas festas da Torre da Marinha andaram todos aos tiros... passem na Rua Sá de Miranda, na Torre da Marinha, e vejam só aquilo que a policia não quer ver e a CM Seixal que esconder... venda de certo tipo de substâncias em plena luz do dia ao pé de um parque infantil, em que os compradores são jovens de 13 e 14 anos...

Anónimo disse...

Alfredo Monteiro Jorge Silva Corália Loureiro ex vereador carlos Mateus Joaquim Santos e restante camarilha assistem empávidos e serenos lá de cima do seu pedestal (edifício dos serviços da camara a 250000 euros de renda por mês)ao caos que eles próprios criaram no concelho do Seixal com a sua incompetência oportunismo e corrupção.Um concelho de violência, de marginalidade de pobreza. É neste momento um dos piores para se viver e este é o concelho do Alfredo Monteiro que gastou nas últimas décadas milhões de euros que receberam dos impostos e de taxas e em quê? qual o benefício para a população? o concelho é mal limpo não tem jardins, não tem parques, as estradas têm buracos a água é cara, a oferta cultural a avaliar pelas feiras deprimentes que vão dando ao povo nas quais além de farturas há tiroteio,
pouco mais oferecem. Há muitos cartazes sempre com grandes nomes de encher o olho como festival de verão que lendo depois as letras mais pequenas fica-se a saber que o festival do verão são as feiras. Mas os cartazes foram pagos com o dinheiro dos impostos dos munícipes e estes não precisavam de um cartaz para lhes dizer que há festas em todas as freguesias, já o sabem. Foi assim com estes gastos e outros tão supérfluos como este que se foi estragando o dinheiro que poderia ter servido para dar qualidade de vida aos moradores do concelho do seixal. Estes autarcas da CDU têm de ser punidos pelo entrave ao progresso do concelho do Seixal, pela destruição da qualidade de vida que existia quando eles chegaram ao poder. Não preservaram o que existia não criaram mais ou melhores condições e estão falidos. A população terá de colocar estes senhores onde eles merecem estar seria na cadeia se os tribunais funcionassem mas como não funcionam será da camara para fora urgentemente.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 11.59 sabe muito bem pela forma como escreve que a Câmara tem muitas empresas que ela própria mandou criar garantindo aos seus titulares que lhes adjudicaria o fornecimento de bens e serviços. Escusado será dizer que essas empresas são geridas por gente do partido comunista, por isso a camara as mandou constituirem-se e lhes garantiu o trabalho. É claro que isto é fraudulento por parte dos autarcas comunistas mas não espanta nada toda a gente sabe dos procedimentos pouco transparentes dos autarcas CDU. Mesmo assim estas pessoas forneceram serviços eles deveriam ser pagos e a Câmara não pode deixar de pagar seja a quem for. A escolha fraudulenta da escolha da empresa não a isenta do pagamento dos serviços. Sr. Anónimo está explicado que raio de empresas são estas que vivem exclusivamente da Câmara? E também está explicado porque neste concelho só há espaço para quem for comunista. Com 20% dos votos dos eleitores a Câmara exclui 80% da população e só há obras para empresas comunistas ou ligadas de alguma maneira aos autarcas, empregos na camara para militantes comunistas empregos nos centros de dia nas escolas em tudo o que a camara consegue controlar é para comunistas. E assim vai a igualdade de oportunidades do concelho do Seixal. Seja como for nada justifica que a camara que mais receitas teve durante as últimas décadas esteja falida. Acontece por má gestão.

Anónimo disse...

http://viverseixal.blogspot.com/2011/07/seixal-praia-da-ponta-dos-corvos-e.html

Seixal: Praia da Ponta dos Corvos é «problema de segurança»