quarta-feira, julho 13, 2011

"RIBEIRO TELLES CONTRA URBANIZAÇÃO NA CAPARICA"



O arquitecto paisagista Ribeiro Telles é o primeiro signatário de uma petição contra a urbanização dos terrenos com hortas que existem nas chamadas Terras da Costa da Caparica.


A Câmara de Almada quer prédios de habitação social nesta faixa de mais de 200 hectares terra cultivada que abastece de produtos frescos todo o concelho de Almada, sustenta a petição, que tinha ontem à tarde 373 assinaturas.

“Numa altura em que os produtos hortícolas sobem de preço todos os dias, estamos a destruir as fontes de alimentação da área metropolitana de Lisboa”, indigna-se Ribeiro Telles. “É escandaloso.”

O documento assegura que as Terras da Costa detêm “a maior produção de produtos hortícolas por unidade de superfície da Europa”, graças às condições particulamente favoráveis de que beneficiam: uma falésia que funciona como barreira natural, protegendo as culturas de batatas, cenouras, couves e outros géneros das agressões metereológicas, e ainda a existência de lençóis de água no subsolo, a pouca profundidade. “E agora querem fazer habitação social defronte da praia da Caparica, com uns quadradinhos de relva entre os prédios?! É uma aldrabice”, alega o arquitecto.

O texto da petição diz o mesmo, embora de forma mais branda: “A Câmara de Almada pretende expropriar esses terrenos por uma soma irrisória a fim de implementar um projecto Polis de habitação social, com edifícios de seis a sete pisos com frente para a praia da Caparica, mas que tem vindo a ser denunciado como fachada para condomínios de luxo”. O mesmo documento relata como uma providência cautelar interposta pelos produtores agrícolas no Tribunal de Almada já não foi a tempo de evitar que a GNR arrancasse o sistema de rega.

Desde o tempo do Marquês de Pombal que as Terras da Costa são cultivadas por uma população vinda de vários pontos do país. “Por volta de 1830, a ocupação foi legalizada mediante arrendamentos. As dezenas de agricultores actuais são bisnetos e trinetos dos rendeiros originais, a que se juntaram outros”, refere ainda a petição, alojada no sitehttp://www.peticaopublica.com. (Ana Henriques - PÚBLICO)

2 comentários:

Anónimo disse...

É a bestialidade total.Mas ainda há Homens com H grande como Ribeiro Telles . Bem haja.

EMALMADA disse...

Espero que Paulo Portas e Nuno Magalhães (ambos do CDS-PP), que em 17 de Janeiro de 2010 vieram à Costa da Caparica dar apoio aos agricultores, assinem e dêm apoio no Governo e Assembleia da República, a esta petição.
O País só ganha com a manutenção e defesa dos solos agrícolas e estes cidadãos dizem estar na política para defender Portugal e as populações.
Será verdade?