sábado, julho 09, 2011

AIR SOLAR


Um avião movido cem por cento a energia do Sol demorou ontem 12 horas e 31 minutos para ligar Paris a Payerne, na Suíça. Este voo marcou o fim do primeiro périplo europeu do “Solar Impulse”.

O aparelho saiu do aeroporto de Bourget, no Norte de Paris, às 05h11 (hora de Lisboa) e chegou ao seu destino, um hangar em Payerne, às 17h42, informou a sociedade “Solar Impulse”. Foi o fim de um périplo que levou este aparelho experimental da Bélgica à França. Deveria ter descolado de Le Bourget na sexta-feira de manhã mas a sua saída foi adiada por causa de condições meteorológicas desfavoráveis.

“Este voo é o ponto alto de uma campanha fantástica” de promoção do projecto, comentou o piloto André Borschberg, assim que chegou a Payerne. “Acredito que ainda não tomámos consciência da dimensão daquilo que alcançámos”.

O “Solar Impulse” tem as suas asas – com uma envergadura de 63 metros - cobertas com 12 mil células fotovoltaicas, que alimentam quatro motores eléctricos com uma potência de dez cavalos cada um. Nada de combustíveis fósseis. No ano passado, o piloto completou uma maratona de 26 horas para provar que o “Solar Impulse” conseguia armazenar energia do Sol suficiente para manter os seus motores em funcionamento durante a noite.

Agora, novos desafios se aproximam. André Borschberg revelou ontem que o protótipo deverá atravessar o Mediterrâneo, da Suíça a Marrocos e, quem sabe, até à Turquia, já para o próximo ano, noticia hoje o jornal “Washington Post”. Os voos previstos no Mediterrâneo serão uma aventura especial, dado que o aparelho é muito sensível à elevada turbulência.

De momento já está em construção um novo aparelho, que deverá estar pronto para testes em 2013. Em 2014 vai tentar uma volta ao mundo. Helena Geraldes Público

Sem comentários: